MAURÍCIO TUFFANI,
Editor
–
Se a primeira impressão é realmente a que fica, foi um verdadeiro desastre a entrevista coletiva do ministro da Saúde, Ricardo Barros (PP-PR), nomeado pelo presidente Michel Temer (PMDB-SP) na semana passada. Além de repetir o estilo calamitoso de seu antecessor ao tecer comentários sobre o mosquito Aedes aegypti e de ter se pronunciado em favor da liberação da fosfoetanolamina — a chamada “pílula do câncer”, cuja aprovação pelo Congresso foi desaconselhada pela comunidade científica e por órgãos técnicos do próprio ministério —, o novo titular da pasta deixou nesse primeiro contato com a imprensa brasileira a imagem de um “paraquedista” na área, desprovido de conhecimentos essenciais para a gestão da saúde pública brasileira, reforçando a reputação negativa do novo governo de desrespeito a critérios técnicos na escolha de ministros em favor da negociação meramente política.
Evitar estrago maior
As afirmações de Barros para a imprensa (ver reportagens do Estadão, Folha, O Globo e Valor Econômico) já mobilizaram o secretário estadual da Saúde de São Paulo, o infectologista David Uip, a viajar para Brasília nesta segunda-feira (16/5) para tentar evitar que o ministro tome em relação à fosfoetanolamina medidas definitivas e prejudiciais não só para a pesquisa sobre a eficácia da droga, mas também para seu controle e fiscalização. Em sua entrevista exclusiva à jornalista Giovana Girardi, publicada hoje no Estadão, Uip até tentou ser diplomático e amenizar a situação do ministro, mas não conseguiu esconder sua apreensão, como mostram suas palavras transcritas a seguir.
Ele estava tomando posse. Vai depender da nossa ajuda de mostrar como vai a pesquisa básica e depois a clínica. Seguramente ele vai esperar ter todos os dados de São Paulo antes de ter uma posição mais definitiva sobre a questão. O ministro refletiu o que aconteceu no País. A Câmara aprovou, o Senado aprovou e a presidente Dilma aprovou. Cabe a nós provar se funciona.
Por favor, pessoal do CTI
Direto da Ciência solicita a ajuda de pesquisadores e demais funcionários do Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer (CTI), em Campinas (SP), para obter um esclarecimento que não está conseguindo desde quarta-feira (11/5) à noite com a direção do órgão nem com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), que se juntou com o Ministério das Comunicações na semana passada. O diretor do CTI exerceu mandato de junho maio de 2011 a junho maio de 2015, após esse período foi incluído em lista tríplice submetida ao MCTI e continua no cargo. Ao que tudo indica, não há registro no Diário Oficial da União da recondução do atual diretor do CTI ao cargo, como exige o estatuto do órgão, estabelecido pela portaria MCTI 907, de 4 de dezembro de 2006.
Não tem registro
Ainda na quinta-feira (12/5) o MCTI informou por meio de sua assessoria que o dirigente teria sido reconduzido em 2 de outubro de 2015. No entanto, a publicação não registra o ato oficial nessa data, que curiosamente foi a mesma da exoneração do ministro do MCTI, Aldo Rebelo (PCdoB-SP), e de sua nomeação para o Ministério da Defesa pela presidente Dilma Rousseff. Direto da Ciência tentou também obter esclarecimentos com o ex-ministro, mas não obteve resposta. Informações podem ser enviadas para o espaço de comentários abaixo. Para quem preferir o anonimato, pode ser usado o formulário Fale conosco deste site. Obrigado.
Em manutenção
Direto da Ciência pede desculpas pelo atraso na publicação desta coluna hoje devido a contratempos com a manutenção do site após problemas decorrentes da atualização de softwares.
Destaques na internet
Seleção de artigos, reportagens e outros textos publicados on-line desde a coluna de ontem.
Agência Fapesp
- Método usa computadores para levantar literatura científica (segunda-feira, 16/5)
José Tadeu Arantes - William Saad Hossne morre aos 89 anos (sexta-feira, 13/5)
Agência Gestão de CT&I
- Conheça o perfil dos ministros de Temer que terão projetos na área de CT&I (sexta-feira, 13/5)
Agência Gestão CT&I, com informações da Agência Brasil
Envolverde
- MPD discute ameaças ao licenciamento ambiental (sexta-feira, 13/5)
Época
- Luiz Davidovich: “O Ministério da Ciência foi demolido” (sexta-feira, 13/5)
Rafael Ciscati - Governo Temer dá sinais contraditórios sobre como lidará com o meio ambiente (sexta-feira, 13/5)
Bruno Calixto e Rafael Ciscati | Blog do Planeta
O Estado de S. Paulo
- Uip vai discutir ‘pílula do câncer’ com ministro após fala sobre ‘fé (segunda-feira, 16/5)
Giovana Girardi | São Paulo - Há um limite para avanços tecnológicos? (segunda-feira, 16/5)
José Goldemberg | Opinião - Ministério abriga pretensões eleitorais (domingo, 15/5)
Pedro Venceslau | São Paulo - A economia agropecuária brasileira. O que fazer? (domingo, 15/5)
Antônio Márcio Buainain, Arnaldo Jardim, Eliseu Alves, José Roberto Mendonça de Barros, Octaciano Neto, Zander Navarro | Opinião - A ciência inútil de Alckmin (sábado, 14/5)
Fernando Reinach | colunista - Algumas opiniões sobre a extinção do Ministério da Cultura (sábado, 14/5)
Luiz Zanin | São Paulo - Análise: Educação engole o Ministério da Cultura. Ruim para os dois (sábado, 14/5)
Ignácio de Loyola Brandão - ‘Na pior das hipóteses, tem o efeito placebo’, diz novo ministro sobre a ‘pílula do câncer’ (sexta-feira, 13/5)
Lígia Formenti | Brasília - Stepan Nercessian: ‘Há minorias na Cultura que só representam elas próprias’ (sexta-feira, 13/5)
Julio Maria e Pedro Venceslau | Brasília - ‘Fechar o Ministério da Cultura é vingança pela rejeição dos artistas ao impeachment’, diz escritor (sexta-feira, 13/5)
Roberta Pennafort | Rio de Janeiro
Folha de S.Paulo
- Poluição Mundial (segunda-feira, 16/5)
Editorial - Na base da ideologia (domingo, 15/5)
Editorial - Temer movido a diesel (domingo, 15/5)
Marcelo Leite | São Paulo (colunista) - Professor tem formação melhor na rede pública do que na particular (domingo, 15/5)
Érica Fraga | São Paulo - No apagar da luzes, livrarias resolvem dívidas com editora da Funarte (sábado, 14/5)
Maurício Meireles | Painel das Letras - Com repercussão negativa, Temer decide dar peso político à Cultura (sábado, 14/5)
Gustavo Uribe | Brasília - Artistas e diretores de museus criticam fusão das pastas de Cultura e Educação (sexta-feira, 13/5)
Carol Prado e Silas Martí | São Paulo - Queda da USP em ranking de reputação mostra deterioração da imagem do Brasil (sexta-feira, 13/5)
Sabine Righetti | blog Abecedário - ‘Fé move montanhas’, afirma ministro da Saúde sobre pílula do câncer (sexta-feira, 13/5)
Natália Cancian | Brasília
G1
- MEC suspende novas bolsas de auxílio financeiro a universitários (sexta-feira, 13/5)
Gene Repórter
- Medicina vs. terapias alternativas: mal menor? (sexta-feira, 13/5)
Roberto Takata
O Globo
- Governo recua e Cultura fica mesmo com Ministério da Educação (segunda-feira, 16/5)
Simone Iglesias e Renata Mariz | Brasília - Robert Frankston, engenheiro: ‘A tecnologia muda muito devagar’ (segunda-feira, 16/5)
Clarissa Stycer | Rio de Janeiro - Rupturas (domingo, 15/5)
Antônio Gois | Rio de Janeiro (blog e coluna) - Cultura vai para secretaria ligada à Presidência sem status de ministério e titular será mulher (sábado, 14/5)
Renata Mariz e Maria Lima | Brasília - Após reação de artistas, Cultura pode sair do MEC e virar Secretaria Nacional (sexta-feira, 13/5)
André Miranda | Rio de Janeiro - Ministro da Saúde diz que não há expectativa para aumentar recursos da área (sexta-feira, 13/5)
André de Souza | Brasília
InforMMA
- Portaria cria comitê para monitorar biomas (sexta-feira, 13/5)
Luciene de Assis - Sarney Filho assume o Ministério
The New York Times
- Congress Wakes Up to the Opioid Epidemic (segunda-feira, 16/5)
Editorial - I Run a G.M.O. Company — and I Support G.M.O. Labeling (segunda-feira, 16/5)
Jason Kelly | Boston (Opinião) - Social Media Finds New Role as News and Entertainment Curator (domingo, 15/5)
John Herrman - Scientists Talk Privately About Creating a Synthetic Human Genome (sexta-feira, 13/5)
Andrew Pollack
Valor Econômico
- Criação de Secretaria da Cultura será definida hoje (segunda-feira, 16/5)
Rafael Bitencourt, Bruno Peres e Marcus Lopes | De Brasília e São Paulo - Fé move montanhas, diz ministro sobre efeito da pílula contra o câncer (sexta-feira, 13/5)
Rafael Bitencourt e Bruno Peres | Brasília - Expectativa do setor de petróleo é grande com governo Temer, diz IBP (sexta-feira, 13/5)
André Ramalho | Rio de Janeiro
Na imagem acima, o ministro da Saúde, Ricardo Barros (PP-PR), durante entrevista coletiva no Palácio do Planalto, em 13/5/2016. Foto: José Cruz/Agência Brasil
Apoie o jornalismo crítico e independente de Direto da Ciência
Você acha importante o trabalho deste site? Independência e dedicação têm custo. E conteúdo exclusivo e de alta qualidade exige competência e também investimento para ser produzido. Conheça o compromisso de Direto da Ciência com essa perspectiva de trabalho jornalístico e com seus leitores. (Clique aqui para saber mais e apoiar.)
Receba avisos de posts de Direto da Ciência.
Para sua segurança, você receberá uma mensagem de confirmação. Ao abri-la, basta clicar em Confirmar, e sua inscrição já estará concluída. Você sempre poderá, se quiser, cancelar o recebimento dos avisos.
Todos os direitos reservados. Não é permitida a reprodução de conteúdos de Direto da Ciência.
Clique aqui para saber como divulgar.