‘Vice’ do Ministério da Ciência é colaborador de Kassab desde a Prefeitura de São Paulo

MAURÍCIO TUFFANI,
Editor

Pondo fim a duas semanas de especulações sobre quem ocupará o segundo posto do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), o Diário Oficial da União publicou hoje decreto assinado ontem pelo vice-presidente da República em exercício, Michel Temer (PMDB-SP), nomeando o novo secretário-executivo da pasta sob o comando de Gilberto Kassab (PSD-SP). O escolhido é o engenheiro civil Elton Santa Fé Zacarias (à direita, apontando para a mesa, na foto acima), que ocupou função semelhante no Ministério das Cidades sob a gestão de Kassab. Zacarias também foi colaborador do atual ministro na Prefeitura de São Paulo como secretário municipal da Habitação (2009-2010) e de Infraestrutura Urbana e Obras (2010-2012).

 

‘Ministra’ sai

Zacarias ocupa o cargo que foi exercido por Emília Maria Silva Ribeiro Curi, exonerada por Temer ontem, segunda-feira (23/5). Convidada pelo ministro Gilberto Kassab (PSD-SP) para continuar no cargo, ela não aceitou. Desde a saída de Celso Pansera (PMDB-RJ) no começo de abril, vinha atuando como ministra interina, agilizando o trâmite de processos, da mesma forma que vinha fazendo desde março de 2015, quando deixou a chefia do gabinete do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), e foi nomeada secretária-executiva do MCTI pelo então ministro Aldo Rebelo (PCdoB-SP).

 

Parecer dispensa decreto

Em atenção à coluna de ontem, “Ministério da Ciência mantém há um ano diretor de centro com mandato encerrado”, funcionários do Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer (CTI), de Campinas (SP), encaminharam para Direto da Ciência cópia de uma mensagem enviada pelo diretor do órgão, o físico Victor Pellegrini Mammana, a todos os servidores, referindo-se a um parecer da Consultoria Jurídica do MCTI. Enviada em 19 de maio de 2015, dois dias após o encerramento do mandato de Mammana, a mensagem tem como identificador de assunto a expressão “Sobre a validade dos atos do Diretor”. Seguem alguns de seus trechos da mensagem.

(…) tendo havido a nomeação pela autoridade competente do atual Diretor do IBICT, enquanto não houver sua exoneração formal, também através de Portaria da Casa Civil, após o respectivo pedido do MCTI, o provimento do cargo continua válido e os atos administrativos por ele praticados são considerados legítimos, não havendo necessidade da respectiva convalidação”.

 

Vamos conferir

Direto da Ciência solicitou ontem cópia do parecer jurídico a que se refere essa mensagem. E também reiterou o pedido, feito ao ministério desde a semana retrasada, de uma posição sobre a situação do diretor do CTI, mantido na função há mais de um ano desde o encerramento de seu mandato (17/5/2015) sem ter sido reconduzido ao cargo por meio de publicação no Diário Oficial da União.

 

Sistema de CT&I precisa ser vigiado

Frase do economista José Eli da Veiga, professor do Instituto de Energia e Ambiente da USP, em seu artigo “Síndrome do avestruz”, hoje, no jornal Valor Econômico, ao falar sobre o crescente impacto da inovação na sociedade:

Diante de tão inédita ebulição, as elites dirigentes tupiniquins revelam chocante síndrome do avestruz. Preferem não enxergar, apesar de desconfiarem que só haverá mais atraso se demorarem a desenterrar a cabeça. E, antes disso, a sociedade nem poderá perceber que o sistema nacional de CTI [ciência, tecnologia e inovação] precisa ser até mais vigiado que seus clubes de futebol, ou tão acompanhado quanto suas telenovelas.

 

Destaques na internet

Seleção de artigos, reportagens e outros textos publicados on-line desde a coluna de ontem.

Agência Fapesp

Agência Gestão de CT&I

For Better Science

Carlos Orsi

Envolverde

Época

O Estado de S. Paulo

Folha de S.Paulo

Gene Repórter

G1

O Globo

Jornal da Ciência (SBPC)

MCTI – Notícias

The New York Times

Retraction Watch

Scholarly Kitchen

Science

Valor Econômico

 

Na imagem acima, o atual ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, em 7 de abril de 2011, quando ainda era prefeito de São Paulo, acompanhado pelo atual secretário-executivo do ministério, Elton Santa Fé Zacarias (à direita, apontando para a mesa), na época secretário da Infraestrutura e Obras da Prefeitura de São Paulo. Foto: Fábio Arantes/Secom. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil.


Apoie o jornalismo crítico e independente de Direto da Ciência

Você acha importante o trabalho deste site? Independência e dedicação têm custo. E conteúdo exclusivo e de alta qualidade exige competência e também investimento para ser produzido. Conheça o compromisso de Direto da Ciência com essa perspectiva de trabalho jornalístico e com seus leitores. (Clique aqui para saber mais e apoiar.)


Receba avisos de posts de Direto da Ciência.

Informe seu e-mail para receber avisos. Ele não será fornecido a terceiros.

Para sua segurança, você receberá uma mensagem de confirmação. Ao abri-la, basta clicar em Confirmar, e sua inscrição já estará concluída. Você sempre poderá, se quiser, cancelar o recebimento dos avisos.


Todos os direitos reservados. Não é permitida a reprodução de conteúdos de Direto da Ciência.
Clique aqui para saber como divulgar.

*

Top