Sucessão na Funai fica sem atenção da imprensa

MAURÍCIO TUFFANI,
Editor

Desde que passou a ser cogitado para a presidência da Fundação Nacional do Índio (Funai), o general Roberto Sebastião Peternelli Júnior tem sido criticado para essa função por diversas ONGs, como mostra a reportagem da jornalista Elaíze Farias publicada hoje no portal Amazônia Real. Curiosamente, o assunto ainda não mereceu a atenção da chamada grande imprensa.

Como mostra a imagem acima, Peternelli foi candidato “à” deputado federal (sic) em São Paulo pelo PSC, partido de grande influência evangélica, mas ele é católico. O general integrou a segurança de José Sarney (PMDB) em sua gestão como presidente (1985-1990) e foi secretário-executivo do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) na primeira gestão de Dilma Rousseff (PT), de 2010 a 2014, mas apenas nos dois últimos anos.

Em entrevista para Amazônia Real, Peternelli negou ter sido indicado pelo ex-ministro do Planejamento, Romero Jucá (PMDB-RR), que retornou ao mandato de senador e é autor do projeto de lei que regulariza atividades de mineração em terras indígenas. Enquanto a imprensa não se interessa pelo assunto, recomendo a leitura da entrevista “’Todo cidadão deve procurar ajudar o país’, diz o general Peternelli sobre sua indicação para a Funai’.

 

SBPC em Maceió em 2018

A 70ª Reunião Anual da SBPC, que deverá ser realizada em 2018, já tem anfitrião definido. Ontem o Conselho da entidade aprovou Maceió como sede de seu próximo encontro anual após apreciar não só a proposta de Fábio Guedes, diretor-presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal), mas também os números apresentados por ele sobre o crescimento da pesquisa científica no estado. Segundo a Fapeal, o número de doutores por 100 mil habitantes em Alagoas saltou de cinco há 14 anos para 41 atualmente. Apesar da crise econômica que assola o país, Guedes parece estar conseguindo convencer o governador Renan Filho (PMDB) da necessidade de investir em pesquisa e desenvolvimento justamente nesse tipo de situação, como já comentamos aqui em Direto da Ciência (notas “Dois exemplos do PMDB” e seguintes, 19/5).

 

Destaques desde ontem

Na sexta-feira (1/7), Direto da Ciência noticiou em primeira mão “Governo já escolheu o novo diretor do Inpe”, que será Ricardo Magnus Osório Galvão, professor da USP e presidente da Sociedade Brasileira de Física.

Segue nossa seleção de destaques da imprensa e de outros veículos na internet desde ontem sobre ciência, meio ambiente e ensino superior.

 

Agência Câmara Notícias

Agência Fapesp

Amazônia Real

For Better Science

Carlos Orsi

O Eco

Envolverde/em>

O Estado de S. Paulo

Folha de S.Paulo

G1

O Globo

Jornal da Ciência (SBPC)

MCTI – Notícias

Nasa

The New York Times

Valor Econômico

 

Na imagem acima, o general Roberto Sebastião Peternelli Júnior em vídeo de divulgação de sua candidatura a deputado federal por são Paulo pelo PSC em 2014. 


Apoie o jornalismo crítico e independente de Direto da Ciência

Você acha importante o trabalho deste site? Independência e dedicação têm custo. E conteúdo exclusivo e de alta qualidade exige competência e também investimento para ser produzido. Conheça o compromisso de Direto da Ciência com essa perspectiva de trabalho jornalístico e com seus leitores. (Clique aqui para saber mais e apoiar.)


Receba avisos de posts de Direto da Ciência.

Informe seu e-mail para receber avisos. Ele não será fornecido a terceiros.

Para sua segurança, você receberá uma mensagem de confirmação. Ao abri-la, basta clicar em Confirmar, e sua inscrição já estará concluída. Você sempre poderá, se quiser, cancelar o recebimento dos avisos.


Todos os direitos reservados. Não é permitida a reprodução de conteúdos de Direto da Ciência.
Clique aqui para saber como divulgar.

3 Comentários

  1. Pingback: Fapeal participa de discussão sobre divulgação científica com entidades que são referência nacional | FAPEAL

  2. Pingback: Todos os caminhos da pesquisa levam a Alagoas – Repórter Maceió

  3. Pingback: Os caminhos da pesquisa levam a Alagoas | FAPEAL

*

Top