Presidente da SBPC renuncia, governo nega general na Funai e outros destaques

MAURÍCIO TUFFANI,
Editor

Entre as principais notícias desde ontem, destacamos a reportagem “Após críticas, presidente de entidade científica anuncia que entregará cargo”, do jornalista Gabriel Alves, da Folha, informando a decisão da presidente da SBPC, Helena Nader, depois de ela receber vaias e protestos em ato contra a fusão do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação com o das Comunicações (MCTIC), ontem, quarta-feira (6/7), em Porto Seguro (BA), onde se realiza a 68ª Reunião Anual da associação científica. E ainda nesta manhã, Direto da Ciência publicará uma reportagem exclusiva.

 

Funai não terá general

Depois de o jornalista Rubens Valente com sua reportagem “General que defende golpe de 64 é indicado para presidir a Funai”, ontem, na Folha, ter tirado a imprensa da letargia com a sucessão na presidência do órgão indigenista, hoje o recuo do governo na escolha do dirigente foi noticiada pelas repórteres Andrea Jubé e Daniela Chiaretti, no Valor Econômico (“Moraes descarta general na Funai”), e pela editora Elaíze Farias, do site Amazônia Real (“Temer recua da nomeação de general e lideranças querem um índio na Funai”).

 

Colapso hídrico

Os ciclos de seca no Espírito Santo, com destaque no município de São Mateus, no extremo norte do estado, e os interesses político-econômicos com consequências socioambientais deletérias no uso e apropriação da água é o tema do post “Sociólogo e professor do IFES analisa causas e efeitos do colapso hídrico em São Mateus”, do geógrafo Marcos Pedlowski, professor da Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf), em seu blog pessoal.

 

Trapalhada federal

Apesar de a solução do problema já ter sido anunciada, vale a pena ressaltar mais uma trapalhada do governo interino, desta vez a exoneração desfeita no mesmo dia, ontem, da pesquisadora Thelma Krug de uma das diretoras do Ministério do Meio Ambiente. A “performance” está devidamente registrada pela jornalista Giovana Girardi com o post “Governo exonera diretora de desmatamento e depois alega ‘mal-entendido'”,  em seu blog Ambiente-se, hospedado no Estadão, e por Claudio Angelo, coordenador de comunicação do Observatório do Clima, com sua nota “Diretora é demitida e ‘desdemitida’ do MMA”, no site da entidade.

 

Destaques na internet

Seleção de artigos, reportagens e outros textos publicados on-line desde a coluna de ontem.

 

Amazônia Real

Blog do Pedlowski

Café na Bancada

Carlos Orsi

Envolverde

Época

O Estado de S. Paulo

Folha de S.Paulo

G1

O Globo

Jornal da Ciência (SBPC)

MCTI – Notícias

Nature News

The New York Times

Observatório do Clima

The Scholarly Kitchen

Science

Valor Econômico

 

Na imagem acima, a presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Helena Nader, recebe protestos durante pronunciamento em ato contra a fusão dos ministérios da Ciência e das Comunicações, ontem (6/7), em Porto Seguro (BA), durante a 68ª Reunião Anual da entidade. Imagem do YouTube.


Apoie o jornalismo crítico e independente de Direto da Ciência

Você acha importante o trabalho deste site? Independência e dedicação têm custo. E conteúdo exclusivo e de alta qualidade exige competência e também investimento para ser produzido. Conheça o compromisso de Direto da Ciência com essa perspectiva de trabalho jornalístico e com seus leitores. (Clique aqui para saber mais e apoiar.)


Receba avisos de posts de Direto da Ciência.

Informe seu e-mail para receber avisos. Ele não será fornecido a terceiros.

Para sua segurança, você receberá uma mensagem de confirmação. Ao abri-la, basta clicar em Confirmar, e sua inscrição já estará concluída. Você sempre poderá, se quiser, cancelar o recebimento dos avisos.


Todos os direitos reservados. Não é permitida a reprodução de conteúdos de Direto da Ciência.
Clique aqui para saber como divulgar.

Top