Governo nomeia e ‘desnomeia’ defensor da Escola Sem Partido no MEC

MAURÍCIO TUFFANI,
Editor

Ainda ontem, depois da repercussão negativa nas redes sociais, o governo federal desfez a nomeação para o cargo de assessor especial do ministro da Educação de um defensor do movimento Escola Sem Partido, Adolfo Sachsida, economista e pesquisador do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Assinada na sexta-feira (8/jul) e publicada ontem no Diário Oficial da União, a nomeação foi tornada sem efeito pelo ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha, por meio de portaria publicada hoje.

Em sua edição de hoje, o jornal Valor Econômico, informa que recebeu nota do Ministério da Educação no início da noite de ontem, segundo a qual o objetivo da nomeação era analisar o impacto da macroeconomia no financiamento a políticas públicas da educação, mas que “o MEC e o economista concluíram não ser necessária tal colaboração”, e que a área de planejamento da pasta cuidaria dessa tarefa.

De acordo com a reportagem  “Em um dia, pesquisador é nomeado e perde cargo no MEC”, da jornalista Ligia Guimarães, a nota do MEC acrescenta que “o ministro Mendonça Filho reitera que não discute a educação sob o ponto de vista político-ideológico.  E defende que a bandeira da educação deve ser estritamente técnica, acima de qualquer disputa política, ideológica ou partidária”.

Em seu canal no YouTube, Sachsida publicou diversos vídeos, entre eles “Conversando com o Sachsida: Doutrinação Ideológica e Ideologia de Gênero nas Escolas”, que resultou de um debate ao vivo em 3 de julho com o advogado Miguel Nagib, coordenador do “Escola Sem Partido”, e  com Marisa Lobo, defensora da chamada “cura gay”. Sachsida também mantém perfis no Facebook, no Twitter e um blog pessoal nos quais, além de defender esse movimento, critica o Plano Nacional de Educação e ações do próprio MEC.

Em eu site, o movimento Escola Sem Partido se define como “uma iniciativa conjunta de estudantes e pais preocupados com o grau de contaminação político-ideológica das escolas brasileiras, em todos os níveis: do ensino básico ao superior”.

 

Raupp acidentado e hospitalizado

O matemático Marco Antônio Raupp, ex-ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação (2012-2014) e presidente d Parque Tecnológico de São José dos Campos, sofreu ontem um acidente de carro na BR-354, em Caxambu (MG), e está internado no Hospital Cônego Monte Raso, em Baependi. Raupp, de 78 anos, está na UTI do hospital, e respira com a ajuda de aparelhos, segundo reportagem desta manhã do Bom Dia Vale do Paraíba.

 

Destaques na internet

Seleção de artigos, reportagens e outros textos publicados on-line desde a coluna de ontem.

 

Agência Fapesp

Agência Gestão de CT&I

Amazônia Real

Avaliação educacional – Blog do Freitas

For Better Science

Blog do Altino Machado

Blog da Revista História, Ciências, Saúde-Manguinhos (Fiocruz)

ComCiência (Labjor/Unicamp)

O Estado de S. Paulo

Folha de S.Paulo

G1

O Globo

Jornal da Ciência (SBPC)

MCTI – Notícias

Nature News

The New York Times

Science

Valor Econômico

 


Apoie o jornalismo crítico e independente de Direto da Ciência

Você acha importante o trabalho deste site? Independência e dedicação têm custo. E conteúdo exclusivo e de alta qualidade exige competência e também investimento para ser produzido. Conheça o compromisso de Direto da Ciência com essa perspectiva de trabalho jornalístico e com seus leitores. (Clique aqui para saber mais e apoiar.)


Receba avisos de posts de Direto da Ciência.

Informe seu e-mail para receber avisos. Ele não será fornecido a terceiros.

Para sua segurança, você receberá uma mensagem de confirmação. Ao abri-la, basta clicar em Confirmar, e sua inscrição já estará concluída. Você sempre poderá, se quiser, cancelar o recebimento dos avisos.


Todos os direitos reservados. Não é permitida a reprodução de conteúdos de Direto da Ciência.
Clique aqui para saber como divulgar.

Um comentários;

  1. Pingback: Governo nomeia e ‘desnomeia’ defensor da Escola Sem Partido no MEC – Ciência Pela Democracia

*

Top