O Brasil se despede de Sérgio Ferreira

MAURÍCIO TUFFANI,
Editor

Apesar de a saúde debilitada tê-lo afastado do contato nos últimos anos, Sérgio Ferreira parecia presente para a comunidade científica. E surpreendeu muita gente com a notícia de sua morte no domingo (17/jul), aos 81 anos. No dia seguinte, no final da tarde, a Folha publicou seu obituário, que eu escrevi.

Um colega jornalista, que ligou para conversar sobre o assunto, falou de “uma grande perda para a ciência brasileira”. “Nada disso”, respondi, rejeitando o clichê. Sérgio Ferreira cumpriu brilhantemente sua carreira como cientista e sua vida como cidadão. Com ele, o Brasil só ganhou. O próprio mundo só ganhou. A verdadeira perda é para a esposa, professora Clotilde, os filhos — entre eles Fernando Rossetti, grande jornalista de educação, que tive o prazer de ter como colega muito próximo —, outros familiares e os amigos.

Sérgio Henrique Ferreira foi um cientista brasileiro cujo trabalho teve enorme repercussão não só na ciência em nível internacional, mas também no dia a dia de grande parte da sociedade. Suas pesquisas nos anos 1970 e 1980 — entre elas sobre o veneno da jararaca — foram decisivas para o aperfeiçoamento de substâncias analgésicas e para fármacos anti-hipertensivos. Precisou deixar o Brasil com sua família duas vezes durante o regime militar, trabalhou em Londres, no Reino Unido, e foi presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência.

Não vou alongar, inclusive porque além de meu texto, na Folha (“Sérgio Henrique Ferreira: Premiado cientista descobridor de remédios”, 18/jul) há outros registros da vida e da carreira desse cientista brilhante, como os que relaciono a seguir e recomendo.

 

Regresso do recesso

Eu disse na semana passada que terminaria ontem, terça-feira (19) o recesso de publicações de Direto da Ciência devido a reportagens, levantamentos de informações e outras atividades externas. O recesso acabou, mas a publicação deste post não significa que essa trabalheira toda terminou. Daqui a pouco já estarei pegando a estrada. Não estranhem, por favor, se amanhã não houver novo post. Pode ser que eu que o trabalho exija mais tempo do que eu espero e que isso dificulte publicar novamente amanhã. A boa notícia é que esta movimentação significa novidades importantes nos próximos dias.

 

Sem links de destaques

Nas últimas semanas notei, monitorando os acessos ao blog, que poucos leitores estavam acessando as reportagens e outros textos de minha seleção de destaques na internet. Hoje, nesse ritmo em que estou com mais atividades externas, optei por não publicar esses links. Fico à disposição para apreciar as opiniões das pessoas que quiserem opinar sobre isso, aqui neste mesmo post, no espaço de comentários abaixo, ou reservadamente no Fale Conosco.

 

Na imagem acima, o bioquímico Sérgio Ferreira, em 2011, ao ser homenageado por suas contribuições à ciência com uma placa comemorativa na cerimônia de entrega do Prêmio Sérgio Henrique Ferreira, criado naquele ano pelo Programa de Pós-Graduação em Farmacologia e Química Medicinal da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Foto: Arthur Prado/Portal dos Fármacos/UFRJ.


Apoie o jornalismo crítico e independente de Direto da Ciência

Você acha importante o trabalho deste site? Independência e dedicação têm custo. E conteúdo exclusivo e de alta qualidade exige competência e também investimento para ser produzido. Conheça o compromisso de Direto da Ciência com essa perspectiva de trabalho jornalístico e com seus leitores. (Clique aqui para saber mais e apoiar.)


Receba avisos de posts de Direto da Ciência.

Informe seu e-mail para receber avisos. Ele não será fornecido a terceiros.

Para sua segurança, você receberá uma mensagem de confirmação. Ao abri-la, basta clicar em Confirmar, e sua inscrição já estará concluída. Você sempre poderá, se quiser, cancelar o recebimento dos avisos.


Todos os direitos reservados. Não é permitida a reprodução de conteúdos de Direto da Ciência.
Clique aqui para saber como divulgar.

Assuntos (Tags) ,

2 Comentários

  1. Roberto Berlinck said:

    Prezado Mauricio,

    Por favor, mantenha os links dos destaques sobre ciência a assuntos relacionados no seu blog. Não leio todos, mas frequentemente leio alguns, dos quais muitas vezes nem conheço a fonte. Sua seleção é muito boa e completa, além de ser extremamente informativa. Por favor, não deixe de publicar.

    Cordialmente,
    Roberto Berlinck

    • Thiago said:

      Totalmente de acordo!
      Abaços,
      Thiago

Comentários encerrados.

Top