Inquérito sobre bancas examinadoras da USP. Lei de doações a universidades


MAURÍCIO TUFFANI,
Editor

Foi preciso o Ministério Público questionar a USP para a reitoria se mexer para apurar uma denúncia sobre a qual a universidade já havia sido comunicada oficialmente há dez meses. A história, que envolve situações de conflito de interesse por parte de professores, inclusive com manobras em currículos Lattes, foi publicada nesta manhã por Direto da Ciência no UOL. Confira em “Promotoria abre inquérito sobre doutorado e seleção de professor na USP”.

 

Doações diretas

O site da Câmara dos Deputados ainda nem registrou, mas já está pronto o relatório da última comissão onde deve ser apreciado o projeto de lei para autorizar universidades a fazerem acordo com doadores para aplicação exclusiva de recursos em projetos, laboratórios ou quaisquer setores. A reportagem, também de Direto da Ciência, foi publicada na noite de ontem (quarta-feira) no UOL. Leia em “Lei permitirá doações destinadas a pesquisa ou a setor de universidade”.

 

Conselheiros nacionais de C&T

O presidente Michel Temer (PMDB) designou na segunda-feira (7) os membros do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia (CCT) com seus mandatos para os próximos três anos. Os representantes titulares de produtores e usuários de ciência e tecnologia são Robson Braga de Andrade, Pedro Wongtschowski, Laércio Cosentino, Paulo César de Souza e Silva, Jacob Palis Júnior, José Roberto Boisson de Marca, Rubens Belfort Júnior e Elisa Maria da Conceição Pereira Reis. Seus respectivos suplentes são Glauco José Côrte, David Feffer, Décio da Silva, João Moreira Salles, Adalberto Luis Val, Fernando Galembeck, João Batista Calixto e Manoel Barral Netto.

Os representantes titulares de entidades de ensino, pesquisa, ciência e tecnologia são Luiz Davidovich (ABC), Helena Bonciani Nader (SBPC), Ângela Maria Paiva Cruz (Associação Nacional de Dirigentes Das Instituições Federais de Ensino Superior), Francilene Procópio Garcia (Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Ciência e Tecnologia), André Gomyde Porto (Fórum Nacional de Secretários Municipais da Área de Ciência, Tecnologia e Inovação) e Sérgio Luiz Gargioni (Conselho Nacional das Fundações de Amparo Pesquisa). Seus respectivos suplentes são João Fernando Gomes de Oliveira, Ildeu de Castro Moreira, Emmanuel Zagury Tourinho, suplente, da Associação Nacional de Dirigentes Das Instituições Federais de Ensino Superior, João Carlos Gomes, Marcos Alberto Martinelli e Maria Zaira Turchi.

O CCT tem a atribuição de assessorar o Presidente da República na formulação e a implementação da política nacional de desenvolvimento científico e tecnológico. Cabe ao conselho propor a política de C&T do país, formular planos, metas e prioridades, especificando meios e recursos, avaliar a execução dessa política e opinar sobre propostas, programas ou normas que possam causar impactos a ela.

 

Destaques na internet

Seleção de artigos, reportagens e outros textos publicados on-line desde nos últimos dias.

 

Agência Câmara Notícias

Agência Fapesp

Agência Gestão de CT&I

Blog do Pedlowski

Capes

O Eco

Época

O Estado de S. Paulo

Folha de S.Paulo

Jornal da Ciência (SBPC)

MCTI – Notícias

Observatório do Clima

Nature News

The New York Times

Retraction Watch

Scholarly Open Access

Science

UOL

Na imagem acima, a Praça do Relógio, no campus da USP em São Paulo. Foto: Marcos Santos/Usp Imagens/Divulgação.


Apoie o jornalismo crítico e independente de Direto da Ciência

Você acha importante o trabalho deste site? Independência e dedicação têm custo. E conteúdo exclusivo e de alta qualidade exige competência e também investimento para ser produzido. Conheça o compromisso de Direto da Ciência com essa perspectiva de trabalho jornalístico e com seus leitores. (Clique aqui para saber mais e apoiar.)


Receba avisos de posts de Direto da Ciência.

Informe seu e-mail para receber avisos. Ele não será fornecido a terceiros.

Para sua segurança, você receberá uma mensagem de confirmação. Ao abri-la, basta clicar em Confirmar, e sua inscrição já estará concluída. Você sempre poderá, se quiser, cancelar o recebimento dos avisos.


Todos os direitos reservados. Não é permitida a reprodução de conteúdos de Direto da Ciência.
Clique aqui para saber como divulgar.

Assuntos (Tags) , ,

Top