Sandro Valentini é o novo reitor da Unesp

MAURÍCIO TUFFANI,
Editor

Já está definido o reitor da Universidade Estadual Paulista (Unesp) para o quadriênio de 2017 a 2021. Vencedor no primeiro e no segundo turno das eleições realizadas em outubro na universidade para a escolha dos nomes da lista tríplice encaminhada ao governo do estado, Sandro Roberto Valentini, professor titular de microbiologia e biologia molecular da Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF), do campus de Araraquara, foi nomeado ontem (segunda-feira, 28) pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB) para assumir o cargo em 16 de janeiro.

Para o cargo de vice-reitor foi nomeado o matemático Sérgio Nobre, professor titular do Instituto de Geociências e Ciências Exatas, do campus de Rio Claro, que integrou com Valentini a chapa “Unesp Inovadora, Sustentável e Participativa”. Ambos obtiveram 44,43% dos 42.419 votos válidos no primeiro turno e 57,65% dos 42.457 votos válidos no segundo turno.

A lista tríplice encaminhada a Alckmin foi organizada segundo a ordem percentual de votos válidos nos dois turnos, com Valentini, seguido por Maria do Rosário Longo Mortatti, da Faculdade de Filosofia e Ciências (campus de Marília), que disputou o segundo turno. Foi incluída também na lista Maria José Soares Mendes Giannini, também da FCF, atual pró-reitora de Pesquisa da Unesp e candidata da atual gestão, do reitor Julio Cezar Durigan.

Formado em farmácia-bioquímica pela FCF (1986), Sandro Valentini é mestre em microbiologia e imunologia pela Unifesp (1989), doutor em bioquímica pela USP (1993) com aperfeiçoamento (“sanduíche”) pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) e pós-doutorado pela Universidade Harvard (1998). Foi vice-diretor e diretor da FCF.

Formado em matemática pela Unicamp (1982), Sérgio Roberto Nobre é mestre em educação matemática pela Unesp (1989) e doutor em história da matemática pela Universidade de Leipzig (1994), com pós-doutorado pela Universidade Ludwig Maximilians de Munique (2000).

Mais informações na página sobre as eleições do portal da Unesp.

 

Sindicância serial

Na sexta-feira (25), este blog lembrou que já havia sido reinstaurada em 20 de setembro a mesma sindicância investigativa instaurada em 21 de julho pelo físico Victor Mammana, diretor do Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer (CTI), para apurar responsabilidades pelo atraso no uso de R$ 1,4 milhão doPrograma de Tecnologias 3D na Medicina (ProMED).

O citado post lembrou também que, prestes a exceder o prazo máximo legal de 30 dias prorrogável somente uma vez por igual período, em 20 de setembro Mammana determinou nova apuração com a mesma finalidade da anterior e sob a responsabilidade da mesma comissão. Segundo a portaria que instaurou a nova sindicância, o relatório final da anterior apontou “não obteve elementos suficientes para fundamentar uma conclusão a respeito dos fatos sob análise”.

A informação estava desatualizada. Alegando “férias e compromissos externos” de servidores que haviam prestado depoimentos nas apurações anteriores, uma nova portaria, publicada por Mammana no dia 18, reinstaurou mais uma vez a mesma comissão estabelecida em julho e reiterada em setembro para dar sequência à investigação.

Enquanto se arrasta essa apuração, que deveria estar sendo realizada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), e não pelo CTI, cuja diretoria deveria se considerar parte no assunto a ser investigado, o ProMED continua parado. Mais informações no post “Petição alerta: inovação em tecnologia para cirurgias corre risco mesmo tendo dinheiro” (sexta-feira, 25).

 

Na imagem acima, Sandro Roberto Valentini, professor titular de microbiologia e bioquímica molecular da Unesp, nomeado reitor da universidade para 2017-2012. Imagem de vídeo de debate na TV Unesp.


Apoie o jornalismo crítico e independente de Direto da Ciência

Você acha importante o trabalho deste site? Independência e dedicação têm custo. E conteúdo exclusivo e de alta qualidade exige competência e também investimento para ser produzido. Conheça o compromisso de Direto da Ciência com essa perspectiva de trabalho jornalístico e com seus leitores. (Clique aqui para saber mais e apoiar.)


Receba avisos de posts de Direto da Ciência.

Informe seu e-mail para receber avisos. Ele não será fornecido a terceiros.

Para sua segurança, você receberá uma mensagem de confirmação. Ao abri-la, basta clicar em Confirmar, e sua inscrição já estará concluída. Você sempre poderá, se quiser, cancelar o recebimento dos avisos.


Todos os direitos reservados. Não é permitida a reprodução de conteúdos de Direto da Ciência.
Clique aqui para saber como divulgar.

*

Top