Universidade tenta derrubar liminar que em novembro suspendeu o processo administrativo contra o químico Gilberto Chierice
–
MAURÍCIO TUFFANI,
Editor
(A reportagem foi atualizada: “Justiça libera processo da USP contra criador da ‘pílula do câncer”.)
A reitoria da Universidade de São Paulo (USP) recorreu em 9 de dezembro à 4ª Vara da Fazenda Pública de São Paulo solicitando a revogação da liminar que em 11 de novembro suspendeu o processo administrativo disciplinar instaurado em abril do ano passado para cassar a aposentadoria do químico Gilberto Orivaldo Chierice, que foi professor do Instituto de Química de São Carlos (IQSC) e desenvolveu a fosfoetanolamina sintética, a chamada “pílula do câncer”.
Entre os argumentos apresentados em sua petição, a USP alegou que durante a realização do processo não havia nenhum risco iminente de aplicação de penalidade administrativa, que só se concretizaria com decisão da reitoria após a conclusão dos trabalhos da comissão processante. O recurso ressaltou também que Chierice teve direito de ampla defesa durante todo o processo.
Ao conceder a liminar que suspendeu o processo em novembro, o juiz Antonio Augusto Galvão de França considerou insuficientes as informações da portaria do reitor Marco Antonio Zago, da USP, que instaurou o processo. “A portaria inicial do procedimento administrativo é lacônica, notadamente quanto às circunstâncias da conduta imputada ao impetrante”, afirmou o juiz em sua decisão.
O processo foi instaurado pelo reitor a partir de recomendação de uma sindicância investigativa instituída pela direção do IQSC e concluída em dezembro de 2015, que apontou responsabilidade de Chierice e do químico Salvador Claro Neto, técnico de laboratório do instituto, na produção e distribuição em condições irregulares da fosfoetanolamina em condições irregulares, sendo a substância não autorizada para tratamento pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Investigação limitada
Direto da Ciência questionou a reitoria da USP sobre se o fato de a sindicância investigativa ter sido instaurada pelo IQSC, e não pela reitoria, teria limitado o alcance da apuração, dificultando a constatação de eventuais omissões e outras irregularidades cometidas no âmbito da diretoria do instituto.
Delimitada em suas atribuições pela portaria que a instaurou, a comissão processante não pode propor penalidades nem outras medidas disciplinares a outros membros da USP não mencionados na decisão do reitor. Os integrantes da comissão do processo contra Chierice são os mesmos do procedimento instaurado para avaliar penalidade contra Claro Neto, que ainda trabalha no instituto.
A universidade não respondeu à pergunta sobre a sindicância investigativa nem comentou sobre o processo. Fabio Maia de Freitas Soares, advogado de Chierice, não se manifestou sobre o processo administrativo alegando restrições legais vigentes, entre elas a de sigilo.
Em colaboração com a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), a Universidade Federal do Ceará (UFC) e outras instituições, o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações realiza desde dezembro de 2015 pesquisas sobre a suposta ação da fosfoetanolamina contra o câncer. Até agora não houve resultados conclusivos sobre o efeito da substância em tumores.
Em maio, o STF (Supremo Tribunal Federal) suspendeu a lei sancionada pela presidente Dilma Rousseff (PT) em abril e aprovada pelo Congresso Nacional em março, que autorizava a produção, a distribuição e o uso da fosfoetanolamina sintética, independentemente de registro sanitário. A decisão foi tomada em uma ação direta de inconstitucionalidade (ADIn) ajuizada pela Associação Médica Brasileira.
Leia também:
- Justiça suspende processo na USP contra criador da ‘pílula do câncer’ (UOL, 30/nov/2016)
- A investigação da USP sobre a ‘pílula do câncer’ é seletiva? (Direto da Ciência, 13/jul/2016)
- Ao barrar ‘pílula do câncer’, STF sinaliza contra projetos lesivos no Congresso (Direto da Ciência, 20/mai/2016)
- Na Itália, ‘pílula do câncer’ tem adeptos após duas décadas de fracassos em testes (Direto da Ciência, 1/abr/2016)
Destaques na internet
Seleção de artigos, reportagens e outros textos publicados on-line desde a coluna de sábado (14/jan).
BBC Brasil
O Estado de S. Paulo
- Ciência e seus usos para a paz e para a guerra
José Goldemberg (Opinião) - ES registra morte de 54 macacos por febre amarela
Leonardo Augusto - Pacientes detectam melanoma mais cedo
Fabiana Cambricoli
Folha de S.Paulo
- Ameaças de cortes no orçamento mostram desprezo pela ciência
Reinaldo José Lopes - Astronomia: Estudo da Nasa revela impactos de asteroide na Terra nas últimas três décadas
Salvador Nogueira, blog Mensageiro Sideral
O Globo
- ‘A certeza do diagnóstico ainda é muito lenta e centralizada’ – Para pesquisadora da Fundação Oswaldo Cruz, controle para surto da febre amarela depende de rapidez
Eduardo Vanini - Ministro diz que febre amarela está ‘sob controle’
Renata Mariz - Morte de 80 macacos, possivelmente infectados pela doença, acendeu alerta no Espírito Santo
Alex Capella
Lúcio Flávio Pinto
Observatório do Clima
- Ué! Cadê o aquecimento global?
No Facebook
Pesquisa Fapesp
- Zika, colaboração para caracterizar uma síndrome
Ricardo Zorzetto - Dimensões do abuso no ambiente acadêmico
Valor Econômico
- Uerj acumula dívida de R$ 360 milhões
Rodrigo Carro e Heloisa Magalhães - UFRJ fecha parceria com Universidade de Tsinghua
André Ramalho - Seca no Quênia prejudica lavouras e leva agricultores a ‘cultivar’ insetos
Por Kagondu Njagi, da Reuters, no Quênia - Aumento dos casos de gripe aviária pelo mundo acende sinal de alerta
Luiz Henrique Mendes
Na imagem acima, em depoimento à Câmara dos Deputados em novembro de 2015, o químico Gilberto Orivaldo Chierice, professor aposentado do Instituto de Química de São Carlos da USP, onde desenvolveu a fosfoetanolamina sintética, a chamada “pílula do câncer”. Foto: Lucio Bernardo Junior/Câmara dos Deputados.
Apoie o jornalismo crítico e independente de Direto da Ciência
Você acha importante o trabalho deste site? Independência e dedicação têm custo. E conteúdo exclusivo e de alta qualidade exige competência e também investimento para ser produzido. Conheça o compromisso de Direto da Ciência com essa perspectiva de trabalho jornalístico e com seus leitores. (Clique aqui para saber mais e apoiar.)
Receba avisos de posts de Direto da Ciência.
Para sua segurança, você receberá uma mensagem de confirmação. Ao abri-la, basta clicar em Confirmar, e sua inscrição já estará concluída. Você sempre poderá, se quiser, cancelar o recebimento dos avisos.
Todos os direitos reservados. Não é permitida a reprodução de conteúdos de Direto da Ciência.
Clique aqui para saber como divulgar.
O recurso da USP foi bem sucedido, a liminar que beneficiava o Prof. Gilberto Chierice foi cassada pelo TJ/SP.
Obrigado, Antonio. Veja atualização:
“Justiça libera processo da USP contra criador da ‘pílula do câncer'”