Trump dá primeiros passos para fechar Agência de Proteção Ambiental dos EUA

Conselheiro do presidente apresenta claramente a intenção de abolir o órgão, cumprindo compromisso de campanha eleitoral

MAURÍCIO TUFFANI,
Editor

A edição desta quinta-feira (2/fev) do jornal britânico The Guardian publica entrevista exclusiva com Myron Ebell, pesquisador negacionista da mudança do clima e negociador indicado pelo presidente Donald Trump para as mudanças na Agência de Proteção Ambiental (EPA) dos Estados Unidos. Conduzida pelo jornalista Arthur Neslen, a entrevista não deixa dúvida de que as primeiras ações do novo diretor do órgão, Scott Pruitt, têm o objetivo de extingui-lo ou pelo menos reduzir drasticamente as atribuições para as quais foi criado em 1970.

Ebell, que continua sendo um conselheiro informal de Trump, afirmou que a agência não só removerá ou mudará o conteúdo do site da agência sobre educação para mudança climática, como também promoverá a revisão dos padrões de eficiência de combustíveis de automóveis. Mas seus objetivos principais são estruturais. Nas palavras do próprio Ebell no Guardian,

Abolir uma agência exige não só pensar, mas também tempo, pois você tem de decidir o que fazer com certas funções que o Congresso atribuiu para essa agência.

O presidente Trump disse durante a campanha que gostaria de abolir a EPA ou deixar pouco dela. É um objetivo que ele tem e, às vezes, leva muito tempo para alcançar objetivos. Você não pode abolir a EPA agitando uma varinha mágica.

Enquanto isso, no Congresso, a base parlamentar do presidente Trump já se adiantou. O deputado republicano Matt Gaetz já apresentou um projeto de lei que propõe a “extinção completa” EPA, em inglês) até o final do ano, informa a reportagem “Aliados de Trump querem extinguir agência ambiental dos EUA, da edição de ontem de O Globo.

Confira a entrevista de Ebell ao Guardian “Donald Trump ‘taking steps to abolish Environmental Protection Agency'”.

* Trechos em verde-claro sublinhados atualizados ou corrigidos às 15h50.

 

Ruralistas do Congresso vão ao STF

Enquanto o ministro Luis Fux, do STF, não decide sobre as ações diretas de inconstitucionalidade 4.901, 4.902, 4.903 e 4.937, contrárias a dispositivos da lei que alterou o Código Florestal, cresce o número de pedidos de admissão como partes no processo de entidades defensoras dessa norma aprovada em 2012 pelo Congresso e aprovada com alguns vetos pela então presidente Dilma Rousseff (PT). Na terça-feira (31/jan), foi a vez da Frente Parlamentar da Agropecuária, com sua petição para ingresso na ação como amicus curiae. Em 6 de novembro foi a vez do pedido da Confederação Nacional da Indústria. Em 24 de agosto, houve a petição da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu. Em abril, quando foi realizada audiência pública no STF com a participação de 22 palestrantes, a previsão era de as ADIs seriam decididas até o final do primeiro semestre (Audiência sobre Código Florestal no STF mostra que Congresso atropelou a ciência” , 24/fev/2016 .

 

Conferência do IEA-USP pela web

O Instituto de Estudos Avançados da USP transmitirá ao vivo pela internet a partir das 14h30 desta quinta-feira a conferência Architectures of Knowledge: Interdisciplinary Research on Games, Virtuality and the Global Museum, que será ministrada por Christian Stein, fundador do Gamelab.berlin”. A apresentação abordará projetos que de virtualidade, realidade virtual e jogos como técnica cultural e apresentará as pesquisas recentes sobre “Arquiteturas do Conhecimento”. A transmissão poderá ser assistida pelo IPTV-USP . Mais informações na nota “Pesquisador mostra o poder dos jogos e da virtualidade na ciência e nos museus”, do IEA.

Na imagem acima, O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, em foto de Gage Skidmore (licença Creative Commons CC BY-SA 3.0)

Destaques na internet

Seleção de artigos, reportagens e outros textos publicados on-line desde a coluna de ontem.

Abecedário

Arábia Saudita, Irã e Turquia estão entre os países que mais mandam estudantes para os EUA
Sabine Righetti

Agência Brasil

Agência Fapesp

Agência Gestão de CT&I

Amazônia Real

BBC Brasil

For Better Science

Blog do Pedlowski

O Eco

O Estado de S. Paulo

Folha de S.Paulo

G1

O Globo

The Guardian

Jornal da Ciência (SBPC)

Lúcio Flávio Pinto

MCTI – Notícias

Nature News

The New York Times

Observatório do Clima

Retraction Watch

SciELO em Perspectiva

Science

Valor Econômico


Apoie o jornalismo crítico e independente de Direto da Ciência

Você acha importante o trabalho deste site? Independência e dedicação têm custo. E conteúdo exclusivo e de alta qualidade exige competência e também investimento para ser produzido. Conheça o compromisso de Direto da Ciência com essa perspectiva de trabalho jornalístico e com seus leitores. (Clique aqui para saber mais e apoiar.)


Receba avisos de posts de Direto da Ciência.

Informe seu e-mail para receber avisos. Ele não será fornecido a terceiros.

Para sua segurança, você receberá uma mensagem de confirmação. Ao abri-la, basta clicar em Confirmar, e sua inscrição já estará concluída. Você sempre poderá, se quiser, cancelar o recebimento dos avisos.


Todos os direitos reservados. Não é permitida a reprodução de conteúdos de Direto da Ciência.
Clique aqui para saber como divulgar.

Top