Falha no Lattes atrapalha atualização de currículos de pesquisadores

CNPq afirma que já havia regularizado plataforma digital, mas recebeu novas queixas de problema que não atinge todos os usuários


MAURÍCIO TUFFANI,
Editor

Direto da Ciência tem recebido nos últimos dias reclamações de pesquisadores, professores universitários e pós-graduandos que relataram problemas para atualizar seus dados curriculares na Plataforma Lattes, administrada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Em contato com dois grupos de cientistas em redes sociais na manhã desta quarta-feira (8), a reportagem constatou que a falha não atinge todos os usuários do sistema, mas tem dificultado pesquisadores e acadêmicos de instituições de todas as regiões do país.

A Plataforma Lattes integra bases de dados de currículos, grupos de pesquisa e de instituições em um único sistema de informações acessível pela internet. Suas informações são usadas não só pelas áreas de ciência, tecnologia e inovação e de pós-graduação do governo federal, mas também por toda a comunidade das instituições de pesquisa e de ensino superior do país e das agências de fomento do país.

O chamado “Currículo Lattes” se consagrou como um padrão nacional para acadêmicos e pesquisadores atuantes no Brasil, tornando-se elemento de análise de avaliação para concursos, promoções e concessões de bolsas e financiamento a pesquisas.

 

Erro de envio

Segundo relatos dos pesquisadores que informaram ou foram consultados por Direto a Ciência, as falhas na atualização dos seus currículos Lattes ocorreram no envio dos dados. “No momento de enviar, aparece a informação que aconteceu um erro e que um e-mail foi enviado para o CNPq”, disse um professor da Bahia que enviou mensagem a este site. “O CNPq diz que é um erro técnico, mas isso vem desde o final de janeiro”, acrescentou.

Houve relatos também de dificuldades para cadastrar trabalhos científicos por meio de seus códigos alfanuméricos DOI (identificador de objeto digital). “Eu tive problemas com um DOI de um artigo que não consigo atualizar… Nem cadastrar na unha”, afirmou um docente de Brasília que relatou outras ocorrências de falhas em sua faculdade.

Também houve casos de pesquisadores que se depararam com essas falhas, mas que conseguiram atualizar seus currículos após estar em contato com o CNPq. Outros usuários da plataforma reclamaram de não terem recebido nenhuma resposta.

Questionada pela reportagem, a assessoria de imprensa do CNPq informou ontem, terça-feira (7), que “houve um problema de certificado mas que já havia sido normatizado”. E acrescentou que, devido à recorrência das reclamações, enviará uma explicação do órgão.

Este post será atualizado com a nova resposta do CNPq.

Na imagem acima, detalhe da tela inicial da Plataforma Lattes, do CNPq, que integra bases de dados de currículos, grupos de pesquisa e de instituições em um único sistema de informações acessível pela internet. Imagem: Reprodução.

Apoie o jornalismo crítico e independente de Direto da Ciência

Você acha importante o trabalho deste site? Independência e dedicação têm custo. E conteúdo exclusivo e de alta qualidade exige competência e também investimento para ser produzido. Conheça o compromisso de Direto da Ciência com essa perspectiva de trabalho jornalístico e com seus leitores. (Clique aqui para saber mais e apoiar.)


Receba avisos de posts de Direto da Ciência.

Informe seu e-mail para receber avisos. Ele não será fornecido a terceiros.

Para sua segurança, você receberá uma mensagem de confirmação. Ao abri-la, basta clicar em Confirmar, e sua inscrição já estará concluída. Você sempre poderá, se quiser, cancelar o recebimento dos avisos.


Todos os direitos reservados. Não é permitida a reprodução de conteúdos de Direto da Ciência.
Clique aqui para saber como divulgar.

17 Comentários

  1. flaviia said:

    Naõ consigo atualizarmeu curriculo.
    a pagina só fica carregando e não aprece as opçoes

  2. Gustavo Valdiviesso said:

    O problema persiste. Os programas de pós-graduação estão trabalhando para atualizar a plataforma SUCUPIRA, a qual se baseia em dados da plataforma LATTES, tais como orientações e produção científica. Se poder inserir um novo artigo via DOI (ou de qualquer outra forma, já que o DOI é exigido e não uma opção), muitos pesquisadores ficaram com seus currículos defasados, o que pode prejudicar a avaliação dos programas de pós.

  3. Rodrigo Melhorato said:

    Prezados, bom dia! Também passo pelo mesmo problema. Inicialmente problemas com o envio e agora as atualizações não são exibidas.

  4. Adele Araujo said:

    Também estou com o mesmo problema relatado. Desde ontem aparece essa mensagem.

    • Adele Araujo said:

      Pessoal, preenchi um fomulário nesse link: relatando o problema ontem, 10h. Por volta de 22h consegui atualizar o meu lattes. Normalizou.

  5. Rosimeire Borges said:

    Também estou com esse problema. Consegui atualizar os dados ,mas ao clikar em enviar ao CNPQ aparece a mensagem:

    “wwws.cnpq.br diz:
    Atenção:
    Houve ERRO na execução dessa operação.
    Esta sendo enviado um e-mail à equipe de Suporte para verificação do problema.”

  6. Josiane Giotti said:

    Olá, também estou com o mesmo problema da Iara, preciso atualizar o meu currículo com urgência, tentei entrar em contato via fone e mensagem, porém até o momento não tive retorno, lamentável…

  7. Maurício Tuffani said:

    Boa tarde, Alan, Alexandre, Iara e Renan.

    Obrigado pelos comentários.

    Apesar de ter enviado para mim uma resposta inicial, o CNPq não respondeu ao meu pedido de 8 de fevereiro de uma posição sobre esse problema. Por essa razão não atualizei a reportagem. Enviei nova mensagem reiterando o pedido informando as novas reclamações. E também telefonei para reforçar.

    Espero ter novidades o mais breve possível.

    • IARA DA SILVA FREITAS said:

      Muito obrigada, Maurício, pela reiteração junto ao CNPq.

  8. Renan said:

    Exatamente a mesma coisa por aqui! E o pior, hoje é o deadline pra envio de PDJ. Inoperância 100%.

  9. alan said:

    Eu também estou com o mesmo problema, e nada de suporte.

  10. Alexandre said:

    Eu também tive problemas. Ao tentar enviar meus dados fornecidos ao Currículo Cesar Lattes, aparece uma mensagem dizendo que meus dados não batem com os dados do meu CPF na RFB, o que não corresponde á verdade.

  11. IARA DA SILVA FREITAS said:

    Tenho passado pelo mesmo problema desde 28/02, às 15h.
    Ao tentar atualizar meu Currículo Lattes, aparece a seguinte mensagem:
    “wwws.cnpq.br diz:
    Atenção:
    Houve ERRO na execução dessa operação.
    Esta sendo enviado um e-mail à equipe de Suporte para verificação do problema.”

    Solicitei auxílio para sanar o problema, já que possuo urgência na atualização de meu currículo para comprovar atividades de Pós-Graduação. Entrei em contato com o CNPq, mas infelizmente não obtive resposta até o momento.

*

Top