Boletim de Notícias, 20/fev: fábrica do Butantan parada e zoneamento sob suspeita

MAURÍCIO TUFFANI,
Editor

A notícia principal de ciência desta segunda-feira é “Nove anos e R$ 239 milhões depois, fábrica do Butantan nunca funcionou”, da Folha de S.Paulo. Escrita pelos jornalistas Eduardo Geraque e Rogério Gentile, a reportagem informa que desde 2010 o Instituto Butantan não está produzindo medicamentos importantes, hoje importados, em uma unidade de cerca de 10 mil metros quadrados para o tratamento de doenças como hemofilia e Aids.

A notícia de ampla repercussão durante todo o final de semana foi “MP abre inquérito de improbidade contra secretário de Meio Ambiente”, publicada on-line pelo jornal O Estado de S. Paulo já na sexta-feira e na versão impressa no sábado. A matéria informou sobre alterações irregulares em mapas e na proposta de decreto do plano de manejo da Área de Proteção Ambiental da Várzea do Rio Tietê. E também a força-tarefa do Ministério Público de São Paulo para apurar o caso.

O assunto foi tratado também por reportagens de outros veículos, cujos títulos e links estão na seleção abaixo destacados em vermelho. O diferencial da reportagem do Estadão, da jornalista Giovana Girardi, foi revelar a vinculação dessas alterações do zoneamento a um suposto entendimento entre a Secretaria do Meio Ambiente (SMA) e a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).

A repórter do Estadão complementou o assunto em seu blog Ambiente-se, também no Estadão, com uma entrevista exclusiva com um ex-funcionário da SMA que se recusou a seguir ordens superiores relacionadas aos mapas alterados e pediu demissão. Confira no post “Técnico revela pressão para mudar zoneamento do Tietê: ‘queriam que alterasse sem demonstrar'”.

Esclarecimento: Direto da Ciência recebeu algumas sugestões de leitores sobre essas irregularidades no zoneamento da APA da Várzea do Rio Tietê, mas este editor está impedido de fazer reportagens sobre esse tema, pois deve evitar conflito de interesse por relação familiar. O máximo que pode ser feito, e não poderia deixar de ser assim, é informar aqui no Boletim de Notícias as matérias que trataram do assunto.

Boa leitura.

Na imagem acima, fachada do Edifício total Brazil, sede do Instituto Butantan, em São Paulo. Foto: Instituto Butantan/Divulgação.

Agência Brasil

Agência Fapesp

BBC Brasil

Blog do Pedlowski

CBN

Época

O Estado de S. Paulo

Folha de S.Paulo

G1

O Globo

GloboNews

The Guardian

InforMMA

  • Bacia do São Francisco terá ZEE – Macrozoneamento Econômico-Ecológico definirá parâmetros para a busca do desenvolvimento sustentável na bacia hidrográfica

Ministério Público do Estado de São Paulo

Nature News

The New York Times

Observatório do Clima

Observatório da Imprensa

Pesquisa Fapesp

  • Corredor estreito – Estudo mostra como a participação feminina na filosofia no país diminui no decorrer da carreira acadêmica
    Fabrício Marques
  • Microcefalia in vitro – Vírus zika se replica em células neurais devido a manipulações genéticas que interrompem o desenvolvimento do cérebro
    Maria Guimarães

Retraction Watch

Science

UOL

Valor Econômico

Veja

The Washington Post

 


Apoie o jornalismo crítico e independente de Direto da Ciência

Você acha importante o trabalho deste site? Independência e dedicação têm custo. E conteúdo exclusivo e de alta qualidade exige competência e também investimento para ser produzido. Conheça o compromisso de Direto da Ciência com essa perspectiva de trabalho jornalístico e com seus leitores. (Clique aqui para saber mais e apoiar.)


Receba avisos de posts de Direto da Ciência.

Informe seu e-mail para receber avisos. Ele não será fornecido a terceiros.

Para sua segurança, você receberá uma mensagem de confirmação. Ao abri-la, basta clicar em Confirmar, e sua inscrição já estará concluída. Você sempre poderá, se quiser, cancelar o recebimento dos avisos.


Todos os direitos reservados. Não é permitida a reprodução de conteúdos de Direto da Ciência.
Clique aqui para saber como divulgar.

Top