Boletim de Notícias, 24/fev: e-mails ligam secretário de Alckmin a acerto com Fiesp

MAURÍCIO TUFFANI,
Editor

Mais e-mails trocados entre a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) e a Secretaria de Meio Ambiente estadual (SMA) evidenciam o acerto para alterar “discretamente, sem comentários ou demarcações” os mapas do zoneamento da Área de Proteção Ambiental da Várzea do Rio Tietê, que jea havia sido noticiado na semana passada (17), pelo jornal Estado de S. Paulo. As mensagens reveladas no início da noite de ontem (quinta-feira, 23) pela rádio CBN “apontam também que o secretário Ricardo de Aquino Salles não só foi conivente com o pedido da Fiesp como pressionou pela agilidade nas mudanças”, afirma a jornalista Denise Ribeiro. Confira na reportagem  “Fiesp negociou alteração de áreas de proteção ambiental com governo de SP”.

 

Butantan

O Ministério Público de São Paulo denunciou 11 pessoas sob suspeita de desvio de pelo menos R$ 35 milhões na Fundação Butantan entre 2005 e 2008. A Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo divulgou que imunologista Jorge Kalil foi exonerado do cargo de diretor do Instituto Butantan “em razão de graves problemas de gestão na instituição e de divergências com o comando da fundação”. Pesquisadores e demais funcionários do instituto bloquearam a entrada do órgão ontem em protesto contra a demissão de Kalil e exigindo sua volta ao cargo. ABC, SBPC e Academia de Ciências do Estado de São Paulo divulgaram nota sobre o assunto.

Funcionários do Instituto Butantan divulgaram carta em apoio a Kalil. Stephen Whitehead, pesquisador do Laboratório de Doenças Infecciosas dos Institutos Nacionais de Saúde dos EUA, enviou carta para o governador Geraldo Alckmin afirmando preocupação com o impacto nas pesquisas da vacina com a demissão de Kalil. Os títulos e links das notícias sobre esse tema estão destacados em negrito vermelho.

 

Depressão no mundo e no Brasil

A Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgou dados sobre o aumento de casos de depressão em todo o mundo, apontando o Brasil como o país com maior incidência. Veja nos título destacados em negrito verde.

Boa leitura.

Na imagem acima, à direita, o secretário do Meio Ambiente do Estado de São Paulo, Ricardo de Aquino Salles, em reunião na Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), em 14/fev/2017. Foto: SMA/Divulgação.

Agência Brasil

Agência Câmara Notícias

Agência Fapesp

BBC Brasil

Blog do Pedlowski

Carlos Orsi

CBN

O Eco

Envolverde

Estadão (O Estado de S. Paulo)

Folha.com (Folha de S.Paulo)

G1

Globo.com (O Globo)

The Guardian

InforMMA

Jornal da Ciência (SBPC)

Jornal Nacional

Lúcio Flávio Pinto

Nature News

The New York Times

Notícias Socioambientais

Observatório do Clima

Pesquisa Fapesp

  • Abrigo de gigantes – Extintos há 10 mil anos, preguiças-terrícolas e tatus gigantes podem ser os construtores das maiores paleotocas já descobertas no planeta
    Igor Zolnerkevic
  • Caminhos para promover a inovação – Universidades brasileiras investem em estratégias de promoção de uma cultura de propriedade intelectual entre seus pesquisadores
    Rodrigo de Oliveira Andrade

Retraction Watch

SciELO em Prespectiva

Science

UOL

Veja.com

The Washington Post


Apoie o jornalismo crítico e independente de Direto da Ciência

Você acha importante o trabalho deste site? Independência e dedicação têm custo. E conteúdo exclusivo e de alta qualidade exige competência e também investimento para ser produzido. Conheça o compromisso de Direto da Ciência com essa perspectiva de trabalho jornalístico e com seus leitores. (Clique aqui para saber mais e apoiar.)


Receba avisos de posts de Direto da Ciência.

Informe seu e-mail para receber avisos. Ele não será fornecido a terceiros.

Para sua segurança, você receberá uma mensagem de confirmação. Ao abri-la, basta clicar em Confirmar, e sua inscrição já estará concluída. Você sempre poderá, se quiser, cancelar o recebimento dos avisos.


Todos os direitos reservados. Não é permitida a reprodução de conteúdos de Direto da Ciência.
Clique aqui para saber como divulgar.

Top