Boletim de Notícias, 1º/mar: a ameaça das superbactérias; turismo espacial em 2018

MAURÍCIO TUFFANI,
Editor

Uma das notícias de ciência de maior repercussão desde segunda-feira foi o alerta da Organização Mundial da Saúde sobre as 12 superbactérias listadas como graves ameaças para a saúde pública e prioritárias para o desenvolvimento de antibióticos capazes de combatê-las. Os títulos sobre esse assunto estão neste Boletim de Notícias destacados em negrito vermelho.

Também tiveram ampla repercussão as notícias da previsão de voos tripulados ao entorno da Lua em 2018 promovidos pela empresa SpaceX, do empresário Elon Musk. Ver destaques em negrito verde.

A demissão do diretor do Instituto Butantan, Jorge Kalil, se tornou notícia na Science com a reportagem “Brazil’s dengue vaccine in jeopardy”, do jornalista Herton Escobar.

Para quem não acompanhou as novidades no feriado prolongado de Carnaval desde sexta-feira, vale a pena conferir os boletins de segunda-feira (27) e de sábado (25):

Boa leitura.

Na imagem acima, micrografia eletrônica da bactéria Pseudomonas aeruginosa, associada a infecções pulmonares graves, um dos 12 microorganismos listados pela Organização Mundial da Saúde como prioritários para fabricação de antibióticos capazes de combatê-los. Imagem: Janice Haney Carr/CDC/Wikimedia Commons.

BBC Brasil

For Better Science

Estadão (O Estado de S. Paulo)

Folha.com (Folha de S.Paulo)

G1

O Globo

The Guardian

Nature News

The New York Times

Pesquisa Fapesp

  • O peso através das gerações – Entre ratos, efeitos do consumo excessivo ou da falta de comida podem ser transmitidos para filhos e netos
    Reinaldo José Lopes
  • Engrenagem em movimento – Novo sistema de avaliação da USP cobra desempenho de docentes e articula metas individuais com as de departamentos e unidades
    Fabrício Marques
  • Trajetória para Vênus – Estudos desenvolvidos desde a graduação no Brasil permitiram ao químico Gustavo Costa se estabelecer como pesquisador da Nasa
    Rodrigo de Oliveira Andrade

Retraction Watch

The Scholarly Kitchen

Science

UOL

Valor Econômico

Veja.com

The Washington Post


Apoie o jornalismo crítico e independente de Direto da Ciência

Você acha importante o trabalho deste site? Independência e dedicação têm custo. E conteúdo exclusivo e de alta qualidade exige competência e também investimento para ser produzido. Conheça o compromisso de Direto da Ciência com essa perspectiva de trabalho jornalístico e com seus leitores. (Clique aqui para saber mais e apoiar.)


Receba avisos de posts de Direto da Ciência.

Informe seu e-mail para receber avisos. Ele não será fornecido a terceiros.

Para sua segurança, você receberá uma mensagem de confirmação. Ao abri-la, basta clicar em Confirmar, e sua inscrição já estará concluída. Você sempre poderá, se quiser, cancelar o recebimento dos avisos.


Todos os direitos reservados. Não é permitida a reprodução de conteúdos de Direto da Ciência.
Clique aqui para saber como divulgar.

*

Top