Boletim de Notícias, 10/mar: negacionismo do clima e primeiro genoma artificial

MAURÍCIO TUFFANI,
Editor

Apesar de não ter recebido até o início desta manhã a atenção dos principais veículos impressos e de internet brasileiros, um dos principais destaques de ciência desde a tarde de ontem foi uma pesquisa referente a sete estudos publicados na revista Science que descreve como foram construídos sinteticamente seis dos 16 cromossomos da levedura Saccharomyces cerevisiae, alterando suas características genéticas.

Exceção a essa desatenção foi a revista Scientific American Brasil, com a matéria “Cinco novos cromossomos sintéticos abrem caminho para o primeiro genoma artificial”. Na televisão, o Jornal Nacional cuidou do assunto com a reportagem “Pesquisa dá passo decisivo na busca de um ser vivo sintético”.

As principais reportagens sobre esse assunto estão a seguir destacadas em negrito vermelho.

 

Negacionismo climático

Outro destaque foi o diretor da Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos (EPA), Scott Pruitt, com sua declaração minimizando da importância da concentração do dióxido de carbono na atmosfera para o aquecimento global. As reportagem sobre esse assunto estão destacadas em negrito verde.

 

Memória do clima e das geleiras

Nesta sexta-feira às 11h (horário de Brasília) haverá uma conferência de divulgação pela internet do projeto Ice Memory, lançado na quarta-feira (8) pela Unesco com o objetivo de salvar o registro ambiental de geleiras que estão derretendo. Participam da iniciativa cientistas de vários países, inclusive do Brasil, liderados pelo glaciologista Jefferson Cardia Simões, coordenador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia da Criosfera, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Confira no site do projeto Ice Memory.

 

Boa leitura.

Na imagem acima, equipamento de sequenciamento genético do projeto Genoma Sintético de Levedura, do Centro Médico Langone, na Universidade de Nova York. Imagem capturada de vídeo de divulgação do do Centro Médico Langone/NYU..

Agência ABITPI

Agência Câmara Notícias

Agência Fapesp

BBC Brasil

Blog do Altino

The Economist

  • Quantum leaps – The strangeness of the quantum realm opens up exciting new technological possibilities
  • Synthetic biology – A big step towards an artificial yeast genome – Success would usher in true genetic engineering
  • Science remains male-dominated – But a new report says females are catching up

Envolverde

Estadão (O Estado de S. Paulo)

Folha.com (Folha de S.Paulo)

G1

Gazeta do Povo (Curitiba, PR)

O Globo

The Guardian

InforMMA

Inpe Notícias

Jornal da Ciência (SBPC)

Jornal Nacional

MCTI – Notícias

Nature News

New Scientist

The New York Times

Pesquisa Fapesp

Retraction Watch

The Scholarly Kitchen

Science

Scientific American

Scientific American Brasil

UOL

Valor Econômico

Veja.com

The Washington Post


Apoie o jornalismo crítico e independente de Direto da Ciência

Você acha importante o trabalho deste site? Independência e dedicação têm custo. E conteúdo exclusivo e de alta qualidade exige competência e também investimento para ser produzido. Conheça o compromisso de Direto da Ciência com essa perspectiva de trabalho jornalístico e com seus leitores. (Clique aqui para saber mais e apoiar.)


Receba avisos de posts de Direto da Ciência.

Informe seu e-mail para receber avisos. Ele não será fornecido a terceiros.

Para sua segurança, você receberá uma mensagem de confirmação. Ao abri-la, basta clicar em Confirmar, e sua inscrição já estará concluída. Você sempre poderá, se quiser, cancelar o recebimento dos avisos.


Todos os direitos reservados. Não é permitida a reprodução de conteúdos de Direto da Ciência.
Clique aqui para saber como divulgar.

*

Top