Boletim de Notícias, 14/mar: SBPC apoia Marcha pela Ciência

MAURÍCIO TUFFANI,
Editor

A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) manifestou seu apoio à Marcha Pela Ciência, mobilização mundial de apoio à pesquisa científica que acontecerá no dia 22 de abril em diversos países e no Brasil já tem sua primeira adesão agendada em São Paulo, partindo às 14h do Largo da Batata. A entidade publicou a nota oficial “SBPC convoca toda a comunidade científica para participar da Marcha pela Ciência”.

 

Zoneamento ambiental alterado

O telejornal Bom Dia Brasil anunciou entre seus destaques desta terça-feira a tentativa da Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo (SMA) de alteração do zoneamento da Área de Proteção Ambiental da Várzea do Rio Tietê, que deverá ser aprovado por decreto do governador Geraldo Alckmin (PSDB). Mas a reportagem acabou ficando para o SPTV 1ª Edição. (Ver “MP investiga alterações nos mapas do Rio Tietê para beneficiar empresas”.)

O secretário estadual do Meio Ambiente de São Paulo, Ricardo Salles (PP), agendou entrevista coletiva para esta terça-feira (14), às 11h, na qual pretende esclarecer “todas as acusações feitas pelo Ministério Público, através da imprensa, relativas aos inquéritos sobre meio ambiente e improbidade administrativa, instaurados em razão do plano de manejo da APA Várzea do Tietê”. Ainda sobre Salles, o Estadão publicou hoje a reportagem “Secretário de Alckmin investigado acusa MP de demagogia”, de Giovana Girardi e Herton =Escobar.

 

Debate ao vivo: satélite geoestacionário

Será transmitido ao vivo nesta terça-feira a partir das 14h o simpósio Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC): Benefícios para o País, promovido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). A programação inclui palestras de representantes do MCTIC, da Agência Espacial Brasileira (AEB), da Telebras e do Ministério da Defesa, parceiros na iniciativa que envolve investimentos R$ 2,1 bilhões e tempo de operação de cerca de 15 anos. Clique aqui para assistir.

 

Springer Nature Webinars

Já está disponível o calendário de seminários pela internet do grupo editorial Springer Nature elaborado especialmente para a comunidade científica da região da América Latina e Caribe. A primeira apresentação será “How Nature Journals Work”, de Philip Campbell, editor-chefe da Nature, no dia 21. Para conhecer a programação e saber como se inscrever, confira na página dos Springer Nature Webinars.

 

Boa leitura.


Agência ABIPTI

Agência Fapesp

Amazônia Real

BBC Brasil

For Better Science

Blog do Pedlowski

Capes – Notícias

CNPq – Notícias

Estadão (O Estado de S. Paulo)

Folha.com (Folha de S.Paulo)

Fundação SOS Mata Atlântica – Notícias

G1

O Globo

The Guardian

Jornal da Ciência (SBPC)

Jornal da USP

MCTI – Notícias

Nature News

Nexo

New Scientist

The New York Times

Observatório do Clima

  • Os cinturões que sustentam a floresta – Estudo de brasileiros e alemães revela que manter a diversidade vegetal na Amazônia ajuda a conter o ciclo vicioso causado pelo desmatamento e pela diminuição das chuvas
    Luciana Vicária

Open and Shut

Retraction Watch

The Scholarly Kitchen

Science

Scientific American

Scientific American Brasil

UOL

The Washington Post

 


Apoie o jornalismo crítico e independente de Direto da Ciência

Você acha importante o trabalho deste site? Independência e dedicação têm custo. E conteúdo exclusivo e de alta qualidade exige competência e também investimento para ser produzido. Conheça o compromisso de Direto da Ciência com essa perspectiva de trabalho jornalístico e com seus leitores. (Clique aqui para saber mais e apoiar.)


Receba avisos de posts de Direto da Ciência.

Informe seu e-mail para receber avisos. Ele não será fornecido a terceiros.

Para sua segurança, você receberá uma mensagem de confirmação. Ao abri-la, basta clicar em Confirmar, e sua inscrição já estará concluída. Você sempre poderá, se quiser, cancelar o recebimento dos avisos.


Todos os direitos reservados. Não é permitida a reprodução de conteúdos de Direto da Ciência.
Clique aqui para saber como divulgar.

*

Top