Boletim de Notícias, 15/mar: algas de 1,6 bilhão de anos; palestras de física na web

MAURÍCIO TUFFANI,
Editor

Cientistas do Museu de História Natural da Suécia publicaram no periódico PLOS Biology um estudo sobre a descoberta de um fóssil de uma alga de 1,6 bihão de anos que pode ser o mais antigo organismo semelhante a uma planta já descoberto. A notícia foi um dos principais destaques de ciência desde a tarde de ontem na imprensa internacional. As reportagens sobre essa descoberta estão neste Boletim de Notícias destacadas em negrito verde.

 

Alteração do zoneamento do Tietê

Novos depoimentos ao inquérito do Ministério Público de São Paulo para apurar se houve improbidade administrativa da Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo no plano de manejo da Área de Proteção Ambiental da Várzea do Rio Tietê indica que as alterações feitas no texto da proposta de decreto são muito mais graves que as mudanças em mapas, informa a reportagem “Secretário alterou manejo no entorno do Tietê para favorecer indústria, aponta investigação”, da jornalista Giovana Girardi, na edição de hoje do Estadão. Essa e outras reportagens e notas oficiais sobre o assunto estão destacadas em negrito vermelho.

 

Palestras da Física da USP

Serão transmitidas ao vivo pela internet nesta quarta-feira (15) e amanhã duas palestras do Instituto de Física da USP. A primeira, “O que é a ciência?”, do professor Antonio F.R. de Toledo Piza, será hoje, às 18h. A de amanhã, “Ótica quântica em chips de silício”, do professor Paulo Nussenzveig, será às 16h. As duas apresentações serão realizadas no Auditório Abrahão de Moraes, do IF, e poderão ser assistidas pela internet pelo IPTV USP.

 

Boa leitura.

Na imagem acima, radiografia em falsa-cor verde de fóssil de algas vermelhas de 1,6 bihão de anos de estudo Museu de História Natural da Suécia. Foto: Stefan Bengtson/Divulgação.

Agência Fapesp

Associação Paulista do Ministério Público

BBC Brasil

Carlos Orsi

CBN

Envolverde

Estadão (O Estado de S. Paulo)

Folha.com (Folha de S.Paulo)

G1

Gazeta do Povo (Curitiba, PR)

O Globo

The Guardian

Ministério Público do Estado de São Paulo

Nature News

New Scientist

The New York Times

Pesquisa Fapesp

  • Anfíbio noturno brilha no escuro – Fluorescência era considerada inexistente em vertebrados terrestres
    Maria Guimarães
  • Laboratório de bolso – Aumento da eficiência de laser aleatório abre caminho para a fabricação de microchips de baixo custo para exames médicos
    Igor Zolnerkevic

Retraction Watch

The Scholarly Kitchen

SciELO em Perspectiva

Science

Scientific American

Scientific American Brasil

SPTV 1ª Edição (TV Globo)

UOL

Veja.com

The Washington Post

 


Apoie o jornalismo crítico e independente de Direto da Ciência

Você acha importante o trabalho deste site? Independência e dedicação têm custo. E conteúdo exclusivo e de alta qualidade exige competência e também investimento para ser produzido. Conheça o compromisso de Direto da Ciência com essa perspectiva de trabalho jornalístico e com seus leitores. (Clique aqui para saber mais e apoiar.)


Receba avisos de posts de Direto da Ciência.

Informe seu e-mail para receber avisos. Ele não será fornecido a terceiros.

Para sua segurança, você receberá uma mensagem de confirmação. Ao abri-la, basta clicar em Confirmar, e sua inscrição já estará concluída. Você sempre poderá, se quiser, cancelar o recebimento dos avisos.


Todos os direitos reservados. Não é permitida a reprodução de conteúdos de Direto da Ciência.
Clique aqui para saber como divulgar.

*

Top