Boletim de Notícias, 16/mar: pesquisador aponta negligência com febre amarela

MAURÍCIO TUFFANI,
Editor

Em reportagem de hoje do jornal O Globo, o presidente da Sociedade Brasileira de Virologia, Maurício Nogueira de Lacerda, afirma que não existe justificativa decente para a expansão da febre amarela. “Não faltou alerta aos governos estadual e federal de que tinham que ter começado a vacinar há mais tempo. A doença chegou ao ponto que dissemos que iria chegar. A vacinação não foi feita a tempo. É uma irresponsabilidade tremenda das autoridades morrer gente de febre amarela a essa altura do surto”, disse o pesquisador, especialista em febre amarela e professor da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (SP) em entrevista à jornalista Ana Lúcia Azevedo. Confira na reportagem “Especialista critica autoridades por negligência com febre amarela”.

 

Pouco destaque a novo vazamento da Vale

Os três maiores jornais do Brasil — Estadão, Folha e O Globo — deram pouca importância em suas versões impressas para o novo vazamento de rejeitos de mineração da Vale em Minas Gerais, desta vez em Congonhas, atingindo também as cidades de Ouro Preto e Itabirito. As reportagens na internet sobre o novo desastre estão neste Boletim de Notícias destacadas em negrito vermelho.

 

Especialistas alertam sobre clima

Dois importantes especialistas sobre mudança climática publicam hoje artigos importantes. Na Folha, em “Presidente, precisamos falar sobre clima”, Carlos Rittl, secretário-executivo do Observatório do Clima, faz um alerta ao presidente Michel Temer sobre atitudes incoerentes de seu governo com os compromissos do Acordo de Paris: “O país poderia fazer a coisa certa – e ainda ganhar dinheiro com isso”. No Valor Econômico, em “E se os EUA deixarem o Acordo de Paris?”, o climatologista Carlos Nobre alerta: “A irresponsável cegueira do presidente Trump na questão climática poderá ter um impacto infinitamente maior e por muitas décadas ou séculos para o planeta Terra e todas as espécies vivas, inclusive o Homo sapiens, se ultrapassarmos algum limite planetário sem volta”.

 

Debate com Rogério Cerqueira Leite

A Folha promove no próximo dia 29 (quarta-feira) debate sobre as políticas de ciência e inovação no Brasil. O evento marca o lançamento de “Um Aprendiz de Quixote” (Verbena Editora), autobiografia do físico Rogério Cezar de Cerqueira Leite, membro do conselho editorial do jornal. Além do autor, participarão do debate Luiz Davidovich, presidente da ABC, Helena Nader, presidente da SBPC, e José Goldemberg, presidente da Fapesp. A mediação será de Marcelo Leite, colunista da Folha. Após o debate, haverá sessão de autógrafos. O evento acontece a partir das 19h no auditório do jornal (Al. Barão de Limeira, 425, São Paulo). As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site eventos.folha.com.br.

 

Boa leitura.

Na imagem acima, vacinas contra febre amarela. Imagem: Portal Brasil/Divulgação.

Agência ABIPTI

Agência Fapesp

BBC Brasil

For Better Science

Blog do Pedlowski

El País

Em.com.br (O Estado de Minas)

Envolverde

Estadão (O Estado de S. Paulo)

Folha.com (Folha de S.Paulo)

G1

O Globo

Greenpeace Brasil

The Guardian

Inpe Notícias

Jornal da Ciência (SBPC)

Jornal Nacional (TV Globo)

MCTI – Notícias

Nature News

New Scientist

The New York Times

Nossa Ciência

Notícias Socioambientais

Retraction Watch

Science

Scientific American

Scientific American Brasil

Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo

UOL

Valor Econômico

Veja.com

The Washington Post

 


Apoie o jornalismo crítico e independente de Direto da Ciência

Você acha importante o trabalho deste site? Independência e dedicação têm custo. E conteúdo exclusivo e de alta qualidade exige competência e também investimento para ser produzido. Conheça o compromisso de Direto da Ciência com essa perspectiva de trabalho jornalístico e com seus leitores. (Clique aqui para saber mais e apoiar.)


Receba avisos de posts de Direto da Ciência.

Informe seu e-mail para receber avisos. Ele não será fornecido a terceiros.

Para sua segurança, você receberá uma mensagem de confirmação. Ao abri-la, basta clicar em Confirmar, e sua inscrição já estará concluída. Você sempre poderá, se quiser, cancelar o recebimento dos avisos.


Todos os direitos reservados. Não é permitida a reprodução de conteúdos de Direto da Ciência.
Clique aqui para saber como divulgar.

Top