Boletim de Notícias, 17/mar: Quem ganha com redução de áreas protegidas no AM

MAURÍCIO TUFFANI,
Editor

Mineradoras, latifundiários e o senador Ivo Cassol (PP-RO) seriam os principais beneficiários do projeto de lei para extinguir a Área de Proteção Ambiental (APA) de Campos de Manicoré e diminuir o Parque Nacional do Acari, a Reserva Biológica de Manicoré, as florestas nacionais de Urupadi e Aripuanã, segundo um levantamento inédito do Programa de Monitoramento de Áreas Protegidas do Instituto Socioambiental (ISA). A área protegida total cairia de 2,6 milhões de hectares para 1,6 milhão de hectares, um decréscimo de 65%, equivalente à metade do estado de Sergipe. Confira na reportagem do ISA “Mineradoras, latifundiários e senador seriam beneficiados por redução de reservas no Amazonas”, de Oswaldo Braga de Souza, com contribuição de Victor Pires.

 

Unicamp escolhe novo reitor

O físico Marcelo Knobel, de 48 anos, venceu no primeiro turno, com 52,63% dos votos válidos ponderados, a eleição para consulta à comunidade para sucessão do reitor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), encerrada por volta das 2h30 desta sexta-feira (17). Em segundo lugar ficouLuís Alberto Magna (com 13,34%), Léo Pini Magalhães (4,88%) e Antonio Fonseca (0,43%). O nome de Knobel encabeçará a lista tríplice a ser encaminhada ao Conselho Universitário, que posteriormente a enviará ao governador Gerald Alckmin (PSDB). Confira na reportagem “Marcelo Knobel vence consulta para reitor”, do Jornal da Unicamp.

 

Megafusão em crise

A edição desta sexta-feira do jornal Valor Econômico deu manchete para a reviravolta na fase final da conclusão do acordo de fusão entre dois grandes grupos de ensino, Kroton e Estácio, assinado em agosto do ano passado para criar uma empresa avaliada em quase R$ 28 bilhões. Confira na chamada de capa e na reportagem “Fusão de Kroton e Estácio, avaliada em R$ 28 bi, enfrenta turbulências”, ambas da jornalista Beth Koike.

 

Mudança no MCTIC e na CNEN

O Diário Oficial da União publicou hoje a nomeação do novo presidente da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), Paulo Roberto Pertusi, major-brigadeiro-do-ar da reserva da Força Aérea Brasileira, e sua exoneração do cargo de subsecretário da Subsecretaria da Coordenação das Unidades de Pesquisa (SCUP), do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), que ocupava desde junho de 2016. Ele substitui Renato Machado Cotta, professor titular da UFRJ na Escola Politécnica e no Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (Coppe), que estava na presidência da CNEN desde novembro de 2015.

 

Novos afiliados da ABC

A Regional São Paulo da Academia Brasileira de Ciências (ABC) realizará na próxima quinta-feira (23) a diplomação de novos Membros Afiliados dos quinquênios 2016/2020 e 2017/2021. O evento, que começará pela manhã e se estenderá até a tarde, acontecerá no Auditório da Faculdade de Engenharia Química da Unicamp, em Campinas. E será aberto com uma conferência do presidente da ABC, Luiz Davidovich, com o tema “O Valor da Ciência”, seguida de apresentações dos membros empossados. Para participar, preencha o formulário de inscrição. Confira a programação do evento e os perfis dos novos membros.

 

16 anos de divulgação científica

Na quarta-feira (15) completou 16 anos de atividade o Boletim Eletrônico LQES NEWS, publicação quinzenal do Laboratório de Química do Estado Sólido (LQES), do Instituto de Química da Unicamp, que veicula notícias de ciência, tecnologia e inovação, inclusive do próprio laboratório. “Foram muitos os desafios ao longo desta viagem: computacionais, de conteúdos, de linguagem, de gestão do acervo armazenado, da invasão de hackers, etc., etc. Todavia, apesar de todas estas maiores ou menores dificuldades, a veiculação quinzenal do Boletim nunca foi perdida. Nossas estatísticas, indicam que temos mais de 6.000 aderentes e apontam para mais de 6 milhões de downloads nestes 16 anos”, afirma o editor científico Oswaldo Luis Alves no editorial da edição 364.

 

Boa leitura.

Na imagem acima, mapa do Programa de Monitoramento de Áreas Protegidas do Instituto Socioambiental. Imagem: Instituto Socioambiental/Divulgação.

Agência Brasil

Agência Fapesp

BBC Brasil

Blog do Pedlowski

The Economist

Envolverde

Estadão (O Estado de S. Paulo)

Financial Times

Folha.com (Folha de S.Paulo)

G1

O Globo

The Guardian

InforMMA

  • Indígenas denunciam ameaças no Xingu – Em encontro com o ministro Sarney Filho, lideranças alertam para a situação nas áreas limítrofes da unidade de conservação no Mato Grosso
    Eliana Lucena

Jornal da Ciência (SBPC)

Jornal da Unicamp

Jornal da USP

MCTI – Notícias

MEC – Notícias

Ministério Publico do Estado de São Paulo

Nature News

New Scientist

The New York Times

Nossa Ciência

Notícias Socioambientais

Observatório do Clima

Pesquisa Fapesp

  • Os precursores de Lobato – Livros para crianças escritos por autores nacionais já circulavam no final do século XIX
    Carlos Fioravanti

Retraction Watch

Rede Brasil Atual

Science

Scientific American

Scientific American Brasil

UOL

Valor Econômico

Veja.com

The Washington Post

 


Apoie o jornalismo crítico e independente de Direto da Ciência

Você acha importante o trabalho deste site? Independência e dedicação têm custo. E conteúdo exclusivo e de alta qualidade exige competência e também investimento para ser produzido. Conheça o compromisso de Direto da Ciência com essa perspectiva de trabalho jornalístico e com seus leitores. (Clique aqui para saber mais e apoiar.)


Receba avisos de posts de Direto da Ciência.

Informe seu e-mail para receber avisos. Ele não será fornecido a terceiros.

Para sua segurança, você receberá uma mensagem de confirmação. Ao abri-la, basta clicar em Confirmar, e sua inscrição já estará concluída. Você sempre poderá, se quiser, cancelar o recebimento dos avisos.


Todos os direitos reservados. Não é permitida a reprodução de conteúdos de Direto da Ciência.
Clique aqui para saber como divulgar.

*

Top