Boletim de Notícias, 20/mar: governo loteia cargos na área nuclear; UCs ameaçadas na Amazônia

MAURÍCIO TUFFANI,
Editor

A demissão do presidente da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), Renato Machado Cotta, que destacamos em nossa edição de sexta-feira, aconteceu por ele ter atuado para impedir a aprovação de nomeações políticas para o comando da Nuclebrás Equipamentos Pesados (Nuclep), empresa vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia Inovações e Comunicações. Professor titular da UFRJ na Escola Politécnica e no Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (Coppe), Cotta impediu a nomeação de pessoas ligadas aos deputados federais Celso Pansera (PMDB-RJ), Aureo (SD-RJ) e Alexandre Valle (PR-RJ). Confira na reportagem “Temer exonera servidor contrário a indicação que loteia órgão nuclear”, de Lucas Vetorazzo, da edição de domingo da Folha.

 

Devastação cresce em UCs da Amazônia

Os mesmos parques nacionais, reservas biológicas e florestas nacionais do Amazonas que políticos da região querem reduzir e que foram destacados no Boletim de Notícias de sexta-feira já estão sendo rapidamente devastados, segundo levantamento do Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon). Confira na reportagem “Desmatamento cresce em Unidades de Conservação no meio da Amazônia”, da jornalista Giovana Girardi, no Estadão de sábado, e outras matérias destacadas em negrito verde.

O assunto foi comentado pelo geógrafo Marcos Pedlowski, da Universidade Estadual do Norte Flumimense, autor de um estudo sobre o as estimativas de desmatamento na região, em seu post “Unidades de conservação como a nova fronteira do desmatamento na Amazônia brasileira”.

 

Acordos internacionais ambientais

O Diário Oficial da União publicou nesta segunda feira ajustes em dois acordos de cooperação técnica entre o Brasil e a Alemanha, um deles para o projeto “Negócios Sustentáveis com base na Sociobiodiversidade da Amazônia” e seu projeto sucessor “Mercados e Consumo Sustentáveis”, e o outro para o projeto “Gestão Ambiental e Territorial e Cadastro Ambiental Rural”. Os ajustes não implicam compromissos de transferências financeiras, mas estabelecem a contribuição com recursos humanos e materiais por parte da Alemanha no valor de 5,5 milhões de euros para o primeiro acordo e de 3,5 milhões para o segundo, com contrapartidas brasileiras  na forma de servidores técnicos e gerenciais, instalações físicas e equipamentos por parte da Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário, da Casa Civil, e do Ministério do Meio Ambiente (MMA), respectivamente.

 

Prêmio  da Fundação Kuwait

A Fundação do Kwait para o Avanço da Ciência (Kuwait Foundation for the Advancement of Sciences) está com chamada aberta para indicações ao prêmio Al-Sumait 2017, que concederá US$ 1 milhão a indivíduos ou instituições que apresentarem projetos que impactaram áreas da Educação no continente africano. Confira na nota “Fundação do Kwait para o Avanço da Ciência divulga prêmio de US$ 1 milhão”.

 

Springer Nature Webinars

Já está disponível o calendário de seminários pela internet do grupo editorial Springer Nature elaborado especialmente para a comunidade científica da região da América Latina e Caribe. A primeira apresentação será “How Nature Journals Work”, de Philip Campbell, editor-chefe da Nature, na quarta-feira (21). Para conhecer a programação e saber como se inscrever, confira na página dos Springer Nature Webinars.

 

Boa leitura.

Na imagem acima, obras da usina nuclear Angra 3, na praia de Itaorna, em Angra dos Reis (RJ). Imagem: Eletronuclear/Divulgação.

Agência Câmara Notícias

Agência Fapesp

Agência Senado

Amazônia Real

BBC Brasil

For Better Scientistt

Blog do Pedlowski

El País

Embrapii

Envolverde

Estadão (O Estado de S. Paulo)

Folha.com (Folha de S.Paulo)

G1

Gene Repórter

O Globo

The Guardian

Jornal da Ciência (SBPC)

Lúcio Flávio Pinto

MCTI – Notícias

MEC – Notícias

Nature News

New Scientist

The New York Times

Observatório do Clima

Pesquisa Fapesp

Retraction Watch

Science

Scientific American

UOL

Veja.com

The Washington Post

 


Apoie o jornalismo crítico e independente de Direto da Ciência

Você acha importante o trabalho deste site? Independência e dedicação têm custo. E conteúdo exclusivo e de alta qualidade exige competência e também investimento para ser produzido. Conheça o compromisso de Direto da Ciência com essa perspectiva de trabalho jornalístico e com seus leitores. (Clique aqui para saber mais e apoiar.)


Receba avisos de posts de Direto da Ciência.

Informe seu e-mail para receber avisos. Ele não será fornecido a terceiros.

Para sua segurança, você receberá uma mensagem de confirmação. Ao abri-la, basta clicar em Confirmar, e sua inscrição já estará concluída. Você sempre poderá, se quiser, cancelar o recebimento dos avisos.


Todos os direitos reservados. Não é permitida a reprodução de conteúdos de Direto da Ciência.
Clique aqui para saber como divulgar.

Top