Boletim de Notícias, 23/mar: Moreira Salles lançam instituto privado de apoio à ciência; nova genealogia de dinos

MAURÍCIO TUFFANI,
Editor

João Moreira Salles, herdeiro do Unibanco, e Branca Vianna Moreira Salles, sua mulher, que é linguista e professora da PUC-RJ criaram o Instituto Serrapilheira, com um fundo de R$ 350 milhões para financiar doutores em Medicina, Biologia, Matemática, Química e Física. O evento de lançamento aconteceu ontem, quarta-feira (22), no Rio de Janeiro. Os títulos das reportagens sobre esse assunto estão destacadas em negrito verde.

Revistas científicas internacionais destacaram o estudo publicado na Nature ontem que trouxe novidades para a árvore genealógica dos dinossauros bípedes carnívoros, como mostram os títulos destacados em negrito vermelho.

 

Congelamento de verba de C&T

A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e a Academia Brasileira de Ciências (ABC) enviaram ontem carta ao presidente Michel Temer manifestando “extrema preocupação” com as notícias de que o governo federal prepara um contingenciamento de verbas orçamentárias para este ano. As duas entidades pedem que o orçamento do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) não sofra novos contingenciamentos no presente e que o governo inicie o caminho da recuperação dessas verbas, aos níveis verificados nos anos anteriores a 2014. Confira em “SBPC e ABC solicitam ao presidente Temer que recupere orçamento do MCTIC”.

 

Após o Boletim de Notícias de ontem, Direto da Ciência publicou

Boa leitura.

Na imagem acima, crânio de Tyrannosaurus rex no Museu Carnegiede História Natural, em Pittsburgh, nos Estados Unidos. Foto: John Parise/Wikimedia Commons.

Agência Fapesp

BBC Brasil

Capes – Notícias

Carlos Orsi

O Eco

Estadão (O Estado de S. Paulo)

Folha.com (Folha de S.Paulo)

G1

O Globo

The Guardian

InforMMA

Jornal da Ciência (SBPC)

MCTI – Notícias

Nature News

New Scientist

The New York Times

Observatório do Clima

Retraction Watch

The Scholarly Kitchen

Science

Scientific American

Scientific American Brasil

UOL

Valor Econômico

Veja.com

The Washington Post

 


Apoie o jornalismo crítico e independente de Direto da Ciência

Você acha importante o trabalho deste site? Independência e dedicação têm custo. E conteúdo exclusivo e de alta qualidade exige competência e também investimento para ser produzido. Conheça o compromisso de Direto da Ciência com essa perspectiva de trabalho jornalístico e com seus leitores. (Clique aqui para saber mais e apoiar.)


Receba avisos de posts de Direto da Ciência.

Informe seu e-mail para receber avisos. Ele não será fornecido a terceiros.

Para sua segurança, você receberá uma mensagem de confirmação. Ao abri-la, basta clicar em Confirmar, e sua inscrição já estará concluída. Você sempre poderá, se quiser, cancelar o recebimento dos avisos.


Todos os direitos reservados. Não é permitida a reprodução de conteúdos de Direto da Ciência.
Clique aqui para saber como divulgar.

Top