Boletim de Notícias, 23/mar: Moreira Salles lançam instituto privado de apoio à ciência; nova genealogia de dinos

MAURÍCIO TUFFANI,
Editor

João Moreira Salles, herdeiro do Unibanco, e Branca Vianna Moreira Salles, sua mulher, que é linguista e professora da PUC-RJ criaram o Instituto Serrapilheira, com um fundo de R$ 350 milhões para financiar doutores em Medicina, Biologia, Matemática, Química e Física. O evento de lançamento aconteceu ontem, quarta-feira (22), no Rio de Janeiro. Os títulos das reportagens sobre esse assunto estão destacadas em negrito verde.

Revistas científicas internacionais destacaram o estudo publicado na Nature ontem que trouxe novidades para a árvore genealógica dos dinossauros bípedes carnívoros, como mostram os títulos destacados em negrito vermelho.

 

Congelamento de verba de C&T

A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e a Academia Brasileira de Ciências (ABC) enviaram ontem carta ao presidente Michel Temer manifestando “extrema preocupação” com as notícias de que o governo federal prepara um contingenciamento de verbas orçamentárias para este ano. As duas entidades pedem que o orçamento do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) não sofra novos contingenciamentos no presente e que o governo inicie o caminho da recuperação dessas verbas, aos níveis verificados nos anos anteriores a 2014. Confira em “SBPC e ABC solicitam ao presidente Temer que recupere orçamento do MCTIC”.

 

Após o Boletim de Notícias de ontem, Direto da Ciência publicou

Boa leitura.

Na imagem acima, crânio de Tyrannosaurus rex no Museu Carnegiede História Natural, em Pittsburgh, nos Estados Unidos. Foto: John Parise/Wikimedia Commons.

Agência Fapesp

BBC Brasil

Capes – Notícias

Carlos Orsi

O Eco

Estadão (O Estado de S. Paulo)

Folha.com (Folha de S.Paulo)

Top