Boletim de Notícias, 31/mar: debate alerta que cortes em pesquisa põem país em risco

MAURÍCIO TUFFANI,
Editor

A ciência e a tecnologia têm papel estruturante no desenvolvimento econômico e, por isso, a descontinuidade de recursos para pesquisa põe o Brasil em risco, enfatizaram os participantes do debate sobre políticas de ciência e inovação, na quarta-feira (29), realizado pela Folha de S.Paulo no lançamento do livro autobiográfico Um aprendiz de Quixote, do físico Rogério Cezar de Cerqueira Leite, professor emérito da Unicamp. Participaram também Helena Nader, presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), José Goldemberg, presidente da Fapesp, e Luiz Davidovich, presidente da Academia Brasileira de Ciências (ABC), com a mediação do jornalista Marcelo Leite, da Folha.

Confira nas reportagens Universidades e instituições de C&T precisam de apoio contínuo, dizem especialistas, da Agência FapespPesquisadores cobram financiamento e reconhecimento para ciência do país, da Folha, e  Falta de continuidade nos investimentos em CT&I é um risco para o desenvolvimento do País, alertam especialistas, do Jornal da Ciência (SBPC).

Após o Boletim de Notícias de ontem, Direto da Ciência publicou “Congelamento pode chegar a até 53% dos recursos para ciência e tecnologia”.

Boa leitura.

Na imagem acima, pesquisadora do Laboratório Nacional de Tecnologia do Bioetanol (LTBE), do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), em Campinas (SP). Foto: CTBE/Divulgação.

Agência Fapesp

BBC Brasil

Blog do Pedlowski

Envolverde

Estadão (O Estado de S. Paulo)

Folha.com (Folha de S.Paulo)

O Globo

The Guardian

InforMMA

Jornal da Ciência (SBPC)

MCTI – Notícias

Nature News

New Scientist

The New York Times

Nossa Ciência

Notícias Socioambientais

Observatório do Clima

Pesquisa Fapesp

  • Alternativas de uma fibra vegetal – Empresas brasileiras investem em nanocelulose, material com uso promissor para reforçar plástico, cimento e compor próteses e sensores

Portal Unesp

Retraction Watch

The Scholarly Kitchen

Science

Scientific American

Scientific American Brasil

UOL

Valor Econômico

  • Fronteiras na ciência – Para Aloisio Araújo, produção científica aumentou, mas a quantidade cresceu mais que a qualidade
    Diego Viana

Veja.com

The Washington Post

 


Apoie o jornalismo crítico e independente de Direto da Ciência

Você acha importante o trabalho deste site? Independência e dedicação têm custo. E conteúdo exclusivo e de alta qualidade exige competência e também investimento para ser produzido. Conheça o compromisso de Direto da Ciência com essa perspectiva de trabalho jornalístico e com seus leitores. (Clique aqui para saber mais e apoiar.)


Receba avisos de posts de Direto da Ciência.

Informe seu e-mail para receber avisos. Ele não será fornecido a terceiros.

Para sua segurança, você receberá uma mensagem de confirmação. Ao abri-la, basta clicar em Confirmar, e sua inscrição já estará concluída. Você sempre poderá, se quiser, cancelar o recebimento dos avisos.


Todos os direitos reservados. Não é permitida a reprodução de conteúdos de Direto da Ciência.
Clique aqui para saber como divulgar.

Top