Hoje faz um ano que Direto da Ciência iniciou suas atividades. Naquele momento de intensa polarização política no Brasil, o site assumiu o desafio da abordagem investigativa, crítica e independente. E, mesmo antes da escalada das “fake news” e das chamadas “verdades alternativas” no ano passado, já tínhamos clareza do dever de ser um contraponto a essa distorção. Para isso, a opção pelo conteúdo de livre acesso se fortaleceu como nossa convicção e obrigação.
Com essa abordagem e com o foco editorial em informações de interesse público que não são públicas, em conflitos, articulações políticas e temas geralmente desconsiderados pela imprensa, Direto da Ciência rapidamente conquistou o apoio de um público interessado não só nos rumos da ciência, do meio ambiente e do ensino superior, mas também na livre divulgação dessa informação para toda a sociedade.
A opção editorial de trabalhar com foco em leitores com esse perfil teve não um notável efeito multiplicador não só de nosso público, mas também de nossas fontes. Sugestões e críticas sobre assuntos relevantes e sensíveis têm sido enviadas pelo Facebook, por e-mail e também anonimamente pelo formulário do Fale Conosco. Muitas delas resultaram em notas, artigos e também em reportagens investigativas.
Embora ainda insuficiente, o apoio por meio de assinaturas e doações tem sido importante para a continuidade de nosso trabalho. Como já dissemos, independência e dedicação têm custo. E conteúdo exclusivo e de alta qualidade exige não só competência, mas também investimento para ser produzido.
Hoje, completado um ano desde o início de sua atividade, Direto da Ciência reitera seu compromisso com o jornalismo crítico, independente e investigativo nas áreas de ciência, meio ambiente e ensino superior. E também com as pessoas que querem essa informação jornalística acessível para toda a sociedade.
Com muito orgulho pelo prestígio alcançado e, ao mesmo tempo, com a convicção da responsabilidade que o envolve, agradecemos aos nossos apoiadores e a todas as pessoas que com sua atenção têm valorizado nosso trabalho.
Obrigado!
MAURÍCIO TUFFANI
Editor
Apoie o jornalismo crítico e independente de Direto da Ciência
Você acha importante o trabalho deste site? Independência e dedicação têm custo. E conteúdo exclusivo e de alta qualidade exige competência e também investimento para ser produzido. Conheça o compromisso de Direto da Ciência com essa perspectiva de trabalho jornalístico e com seus leitores. (Clique aqui para saber mais e apoiar.)
Receba avisos de posts de Direto da Ciência.
Para sua segurança, você receberá uma mensagem de confirmação. Ao abri-la, basta clicar em Confirmar, e sua inscrição já estará concluída. Você sempre poderá, se quiser, cancelar o recebimento dos avisos.
Todos os direitos reservados. Não é permitida a reprodução de conteúdos de Direto da Ciência.
Clique aqui para saber como divulgar.
Essa é uma iniciativa singular para os que acreditam que a boa informação é produzida por aqueles que entendem do ramo. Parabéns!
Obrigado, professor Eduardo!
sugestão de links de matéria de interesse
http://www.nature.com/polopoly_fs/1.21662!/menu/main/topColumns/topLeftColumn/pdf/543481a.pdf