Boletim de Notícias, 19/abr: Demissão no MMA; Justiça barra licença na Serra do Mar

MAURÍCIO TUFFANI,
Editor

Thelma Krug, nome de destaque na pesquisa brasileira sobre monitoramento do uso da terra, foi demitida do cargo de Diretora do Departamento de Florestas e de Combate ao Desmatamento, do Ministério do Meio Ambiente (MMA). O decreto de demissão foi publicado hoje no Diário Oficial da União. Nas últimas semanas circulavam boatos sobre a demissão. Thelma, que é pesquisadora do Inpe e vice-presidente do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas das Nações Unidas (IPCC), chegou a ser demitida e “desdemitida” no mesmo dia, em julho do ano passado. O assunto deve esquentar nos próximos dias.

Em Bertioga (SP), a Justiça atendeu o pedido do Ministério Público estadual, suspendendo o licenciamento ambiental das obras de transposição do Rio Itapanhaú para captação de água para a Região Metropolitana de São Paulo. A liminar destacou que a autorização em julho do ano passado pelo Conselho Estadual do Meio Ambiente desconsiderou graves limitações do estudo de impacto ambiental das obras, apresentado pela Sabesp, estatal de fornecimento de água do governo paulista. Confira na reportagem “Justiça paralisa obra de transposição do Rio Itapanhaú”, da jornalista Giovana Girardi, no Estadão, e nos demais títulos destacados em negrito verde.

Boa leitura.

Na imagem acima, Thelma Krug, pesquisadora do Inpe e vice-presidente do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas das Nações Unidas (IPCC). Foto: arquivo do MMA/Divulgação.

Agência APIPTI

Agência Fapesp

BBC Brasil

Blog do Pedlowski

Capes – Notícias

O Eco

El País

Época

Estadão (O Estado de S. Paulo)

Folha.com (Folha de S.Paulo)

G1

O Globo

The Guardian

Jornal da Ciência (SBPC)

Lúcio Flávio Pinto

MCTI – Notícias

Ministério Público do Estado de São Paulo

Nature News

New Scientist

The New York Times

Observatório do Clima

Retraction Watch

The Scholarly Kitchen

SciELO em Perspectiva

Science

Scientific American

Scientific American Brasil

UOL

Veja.com

The Washington Post


Apoie o jornalismo crítico e independente de Direto da Ciência

Você acha importante o trabalho deste site? Independência e dedicação têm custo. E conteúdo exclusivo e de alta qualidade exige competência e também investimento para ser produzido. Conheça o compromisso de Direto da Ciência com essa perspectiva de trabalho jornalístico e com seus leitores. (Clique aqui para saber mais e apoiar.)


Receba avisos de posts de Direto da Ciência.

Informe seu e-mail para receber avisos. Ele não será fornecido a terceiros.

Para sua segurança, você receberá uma mensagem de confirmação. Ao abri-la, basta clicar em Confirmar, e sua inscrição já estará concluída. Você sempre poderá, se quiser, cancelar o recebimento dos avisos.


Todos os direitos reservados. Não é permitida a reprodução de conteúdos de Direto da Ciência.
Clique aqui para saber como divulgar.

Top