Boletim de Notícias, 12/mai: Festival de divulgação científica nos dias 15 a 17

MAURÍCIO TUFFANI,
Editor

Começa na próxima segunda-feira (15) em 22 cidades brasileiras o Pint of Science, festival internacional de divulgação científica que teve início em 2013 no Reino Unido. Com término na quarta-feira (17), serão três noites, das 19h30 às 21h, com a participação de cientistas e divulgadores de ciência. Neste ano o evento acontecerá em 11 países, segundo seus organizadores.

Para os mais interessados no próprio tema da divulgação científica e do jornalismo nessa área haverá um debate especial na última noite do evento (17), em São Paulo, com a participação dos jornalistas Carlos Fioravanti, Roxana Tabakman e Reinaldo José Lopes – que acaba de ser escolhido como ganhador do Prêmio José Reis de Divulgação Científica de 2017. Confira a programação completa!

 

Florestas no mundo e no Brasil

A revista Science acaba de publicar uma reportagem com um título capcioso e que poderá ser aproveitado indevidamente: “Earth’s forests just grew 9% in a new satellite survey”. No entanto, como explica no texto Patrick Monahan, o próprio autor, o que aumentou foi o indicador, graças à maior resolução das imagens de satélites, e não necessariamente as florestas.

Na mesma edição da Science, a reportagem “Who will watch the Amazon?”, de Erik Stokstad, até o momento disponível apenas para assinantes e dowloads pagos, mostra a recepção negativa entre cientistas e ambientalistas brasileiros da iniciativa do Ministério do Meio Ambiente de contratar serviços de monitoramento ambiental de diversos biomas brasileiros, inclusive da Amazônia, que foram noticiados por Direto da Ciência/UOL na semana passada (“Governo quer terceirizar observação da Amazônia por satélite”, 3/mai).

Após o Boletim de Notícias de ontem, Direto da Ciência publicou “Novo gerente de 18 parques de SP é político e esteve em reunião para venda de florestas”.

Boa leitura.

Na imagem acima, ilustração da página brasileira do festival internacional de divulgação científica Pint of Science (http://posbrazil.wixsite.com/posbrazil/sobre-o-festival).

Agência Câmara Notícias

Agência Fapesp

BBC Brasil

Blog do Pedlowski

Carlos Orsi

ComCiência (Labjor/Unicamp)

O Eco

El País

Estadão (O Estado de S. Paulo)

Folha.com (Folha de S.Paulo)

G1

O Globo

The Guardian

InforMMA

Jornal da Ciência (SBPC)

MCTI – Notícias

Nature News

New Scientist

The New York Times

Retraction Watch

Science

Scientific American

Scientific American Brasil

UOL

The Washington Post

 


Apoie o jornalismo crítico e independente de Direto da Ciência

Você acha importante o trabalho deste site? Independência e dedicação têm custo. E conteúdo exclusivo e de alta qualidade exige competência e também investimento para ser produzido. Conheça o compromisso de Direto da Ciência com essa perspectiva de trabalho jornalístico e com seus leitores. (Clique aqui para saber mais e apoiar.)


Receba avisos de posts de Direto da Ciência.

Informe seu e-mail para receber avisos. Ele não será fornecido a terceiros.

Para sua segurança, você receberá uma mensagem de confirmação. Ao abri-la, basta clicar em Confirmar, e sua inscrição já estará concluída. Você sempre poderá, se quiser, cancelar o recebimento dos avisos.


Todos os direitos reservados. Não é permitida a reprodução de conteúdos de Direto da Ciência.
Clique aqui para saber como divulgar.

Um comentários;

  1. Pingback: Vírus mutante? Florestas escondidas? Ciência, esta ilustre desconhecida – LAbI UFSCar

*

Top