Boletim de Notícias, 5/jun: Mudança do clima ameaça zona costeira do Brasil

MAURÍCIO TUFFANI,
Editor

Hoje, Dia Mundial do Meio Ambiente, enquanto o presidente Michel Temer, que está precisando associar seu nome a novidades positivas, estiver em evento no Palácio do Planalto, em Brasília, anunciando a boa notícia da ampliação de 65 mil para 240 mil hectares da área do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros (GO), no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, será divulgado o estudo “Impacto, vulnerabilidade e adaptação das cidades costeiras brasileiras às mudanças climáticas”, elaborado pelo Comitê Científico do Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas, dos ministérios do Meio Ambiente e da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações.

Segundo o estudo, 18 das 42 regiões metropolitanas e outras áreas da costa litorânea do país, onde vive cerca de 60% da população brasileira, deverão ser cada vez mais afetadas nas próximas décadas por enchentes, deslizamentos de encostas e outros desastres naturais, provocando prejuízos para a economia e destruição de ecossistemas. Confira nas reportagens da Agência BrasilAgência Fapesp, Estado de S. PauloFolha de S.Paulo e Valor Econômico com títulos destacados em negrito vermelho.

Veja também outros artigos e reportagens relevantes sobre o tema do meio ambiente no Brasil cujos títulos estão destacados em negrito verde.

 

Boa leitura.

Na imagem acima, vista aérea da divisa entre os municípios de Santos e São Vicente, na Baixada Santista, uma das 18 regiões metropolitanas ameaçadas pelo aumento do nível dos oceanos, de acordo com o relatório “Impacto, vulnerabilidade e adaptação das cidades costeiras brasileiras às mudanças climáticas”, Comitê Científico do Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas do governo federal. Foto: A. Carvalho/Portal do Governo do Estado de São Paulo. .

Agência Brasil

Agência Fapesp

BBC Brasil

Blog do Pedlowski

CNPq – Notícias

Carlos Orsi

Copy, Shake, and Paste

El País

Época

Estadão (O Estado de S. Paulo)

Folha.com (Folha de S.Paulo)

Gazeta do Povo

G1

O Globo

The Guardian

InforMMA

Inpe Notícias

Jornal da Ciência (SBPC)

Nature News

New Scientist

The New York Times

Observatório do Clima

Pesquisa Fapesp

  • Roberto Lent: Especialista em conexões – Neurocientista da UFRJ examina a versátil comunicação entre os neurônios e propõe novas formas de usar a ciência para melhorar a educação
    Ricardo Zorzetto

Retraction Watch

The Scholarly Kitchen

Science

Scientific American

Scientific American Brasil

UOL

Valor Econômico

Veja.com

The Washington Post

 


Apoie o jornalismo crítico e independente de Direto da Ciência

Você acha importante o trabalho deste site? Independência e dedicação têm custo. E conteúdo exclusivo e de alta qualidade exige competência e também investimento para ser produzido. Conheça o compromisso de Direto da Ciência com essa perspectiva de trabalho jornalístico e com seus leitores. (Clique aqui para saber mais e apoiar.)


Receba avisos de posts de Direto da Ciência.

Informe seu e-mail para receber avisos. Ele não será fornecido a terceiros.

Para sua segurança, você receberá uma mensagem de confirmação. Ao abri-la, basta clicar em Confirmar, e sua inscrição já estará concluída. Você sempre poderá, se quiser, cancelar o recebimento dos avisos.


Todos os direitos reservados. Não é permitida a reprodução de conteúdos de Direto da Ciência.
Clique aqui para saber como divulgar.

Top