Boletim de Notícias, 28/jun: Após Noruega, Alemanha prevê cortar repasse ao Brasil

MAURÍCIO TUFFANI,
Editor

Seguindo o exemplo da Noruega, que na semana passada cortou recursos para o Fundo da Amazônia, o governo da Alemanha também deve reduzir seu aporte ao programa se houver aumento do desmatamento, alertou o diretor de Política Climática do Ministério do Meio Ambiente alemão, Karsten Sach. Confira na reportagem de Giovana Girardi, no Estadão, e também em matéria da Bloomberg reproduzida pelo UOL.

 

Já basta a Noruega

Não é por menos que o presidente Michel Temer, cancelou sua visita à Alemanha no próximo dia 6, data do almoço agendado com a ministra Angela Merkel, como informa hoje a coluna Painel, da Folha. Confira em “Equipe de Temer defende que ele cancele viagens e fique no Brasil”.

 

Cerco ao desmatamento

Também ontem, no Rio de Janeiro, secretários de Meio Ambiente de todos os estados que abrigam remanescentes de Mata Atlântica se reuniram com a Fundação SOS Mata Atlântica e com o Serviço Florestal Brasileiro para tratar do uso da tecnologia para fiscalização e a aplicação do Cadastro Ambiental Rural (CAR) para impulsionar a preservação desse bioma. Confira em “SOS Mata Atlântica reúne secretários estaduais de meio ambiente”.

 

Ausência retumbante

Dando cada vez mais motivos para os rumores de que será exonerado pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB), o secretário do Meio Ambiente de São Paulo, Ricardo Salles (PP) não compareceu nem enviou representante ao encontro no Rio de Janeiro. Na sexta-feira (23), o boato ganhou força com uma nota publicada pela coluna Expresso, da revista Época.  O pior é que após o governo do estado desmentir a versão, a coluna afirmou manter a informação publicada.

No mesmo dia, a Rede de ONGs da Mata Atlântica (RMA) encaminhou ao governador uma moção de repúdio à sua política de meio ambiente, destacando que a gestão ambiental do estado está sendo comprometida pelo uso político-partidário de sua estrutura (“Rede de ONGs repudia política ambiental do governo Alckmin”).

Boa leitura.

Na imagem acima, a chanceler alemã Angela Merkel. Foto: Tobias Kleinschmidt/Licença Creative Commmons 3.0.

Agência APIPTI

Agência Fapesp

For Better Science

Blog do Pedlowski

Capes – Notícias

Conexão Ciência

El País

Estadão (O Estado de S. Paulo)

Folha.com (Folha de S.Paulo)

G1

O Globo

Greg Laden’s Blog

The Guardian

InforMMA

Jornal da Ciência (SBPC)

Jornal da Unicamp

Jornal da USP

Lúcio Flávio Pinto

MCTI – Notícias

Nature News

New Scientist

The New York Times

Nexo

Notícias SOS Mata Atlântica

Observatório do Clima

Retraction Watch

The Scholarly Kitchen

Science

Scientific American

Scientific American Brasil

UOL

Valor Econômico

Veja.com

The Washington Post

 


Apoie o jornalismo crítico e independente de Direto da Ciência

Você acha importante o trabalho deste site? Independência e dedicação têm custo. E conteúdo exclusivo e de alta qualidade exige competência e também investimento para ser produzido. Conheça o compromisso de Direto da Ciência com essa perspectiva de trabalho jornalístico e com seus leitores. (Clique aqui para saber mais e apoiar.)


Receba avisos de posts de Direto da Ciência.

Informe seu e-mail para receber avisos. Ele não será fornecido a terceiros.

Para sua segurança, você receberá uma mensagem de confirmação. Ao abri-la, basta clicar em Confirmar, e sua inscrição já estará concluída. Você sempre poderá, se quiser, cancelar o recebimento dos avisos.


Todos os direitos reservados. Não é permitida a reprodução de conteúdos de Direto da Ciência.
Clique aqui para saber como divulgar.

*

Top