Boletim de Notícias, 11/jul: Peer review aberto tem qualidade menor, diz estudo

MAURÍCIO TUFFANI,
Editor

A revisão por pares on-line atrai poucas avaliações e de qualidade menor que a das avaliações de pares convencionais, segundo Martim Almquist, da Universidade Lund, na Suécia, e colaboradores em um estudo publicado em 29 de junho no periódico PLOS One. O trabalho se baseou na análise de 110 manuscritos submetidos ao British Journal of Surgery (BJS). Confira no post “Study Reports Open Peer Review Attracts Fewer Reviews, Quality Suffers”, de Phil Davis, publicado nesta terça-feira no excelente blog The Scholarly Kitchen.

Merece destaque e ampla divulgação o post “Sem alarde e sem oposição, Temer deve anistiar grilagem nesta terça-feira”, de Brenda Brito, do Imazon, no Observatório do Clima, alertando a iminência da decisão pela sanção ou veto da Medida Provisória 759/2016, que altera diversas leis relacionadas à regularização fundiária em áreas urbanas e rurais.

Boa leitura.

Na imagem acima, primeiras perguntas de questionário aplicado a revisores no estudo “A prospective study on an innovative online forum for peer reviewing of surgical science”, de Martin Almquist e colaboradores, publicado no PLOS One. Imagem: Reprodução.

Agência APIPTI

Agência Brasil

Agência Câmara Notícias

Agência Fapesp

Amazônia Real

BBC Brasil

Blog do Pedlowski

El País

Época

Estadão (O Estado de S. Paulo)

Folha.com (Folha de S.Paulo)

G1

O Globo

The Guardian

MCTI – Notícias

Nature News

New Scientist

The New York Times

Notícias Socioambientais

Observatório do Clima

Retraction Watch

The Scholarly Kitchen

Science

Scientific American

Valor Econômico

Veja.com

The Washington Post

 


Apoie o jornalismo crítico e independente de Direto da Ciência

Você acha importante o trabalho deste site? Independência e dedicação têm custo. E conteúdo exclusivo e de alta qualidade exige competência e também investimento para ser produzido. Conheça o compromisso de Direto da Ciência com essa perspectiva de trabalho jornalístico e com seus leitores. (Clique aqui para saber mais e apoiar.)


Receba avisos de posts de Direto da Ciência.

Informe seu e-mail para receber avisos. Ele não será fornecido a terceiros.

Para sua segurança, você receberá uma mensagem de confirmação. Ao abri-la, basta clicar em Confirmar, e sua inscrição já estará concluída. Você sempre poderá, se quiser, cancelar o recebimento dos avisos.


Todos os direitos reservados. Não é permitida a reprodução de conteúdos de Direto da Ciência.
Clique aqui para saber como divulgar.

*

Top