Boletim de Notícias, 18/jul: Nível de oceanos foi subestimado por falha em satélite

MAURÍCIO TUFFANI,
Editor

Uma falha de calibração* no sensor do primeiro dos quatro satélites da missão Topex/Poseidon, colocado em órbita em 1992, prejudicou a partir de 1993 o monitoramento dos níveis dos oceanos, que mostravam aumento e declínio, independentemente do derretimento nas geleiras e camadas de gelo. A informação foi apresentada em 13 de julho, em Nova York, em uma conferência patrocinada pelo Programa Mundial de Pesquisa Climática e pela Comissão Oceanográfica Internacional, por Steven Nerem, especialista em sensoriamento remoto da Universidade do Colorado em Boulder, que coordena a revisão dos dados.

A equipe de Nerem calculou que a taxa de aumento do nível do mar aumentou de cerca de 1,8 milímetros por ano em 1993 para cerca de 3,9 milímetros por ano até o momento, como resultado do aquecimento global, segundo reportagem publicada ontem (17) pela Nature News.

“Se o aumento do nível do mar continuar a acelerar a taxa atual, Nerem diz, os oceanos do mundo poderiam aumentar em cerca de 75 centímetros no próximo século. Isso está em conformidade com as projeções feitas pelo Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas em 2013”, afirmou Nerem. As informações são da reportagem “Satellite snafu masked true sea-level rise for decades, de Jeff Tollefson, da Nature News.

* Acréscimo às 9h07.

Repercussão dos cortes

Na revista Science, o jornalista Herton Escobar, do Estadão, repercutiu as consequências dos contingenciamentos e reduções de recursos do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações nos últimos anos, com destaque na área de astronomia. Confira em “Cuts imperil Brazil’s stake in astronomy observatories”.

O tema dos cortes orçamentários dos governos federal e estaduais foi destaque no primeiro dia da programação da Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). Confira nas reportagens com títulos destacados em negrito vermelho.

Seguem os links das principais notícias de ciência, meio ambiente e ensino superior desde ontem.

Boa leitura.

Na imagem acima, ilustração sobre os quatro satélites da missão Topex/Poseidon, parceria entre a Nasa e o Centro Nacional de Estudos Espaciais da França (CNES). Imagem sob licença Wikimedia/Commons.

 

Agência Câmara Notícias

Agência Fapesp

Amazônia Real

For Better Science

Brasil Post

Capes – Notícias

Embargo Watch

Envolverde

Época

Estadão (O Estado de S. Paulo)

Folha.com (Folha de S.Paulo)

G1

O Globo

The Guardian

Inpe

Jornal da Ciência (SBPC)

MCTI – Notícias

Nature News

New Scientist

The New York Times

Notícias Socioambientais

Nexo

Observatório do Clima

Open and Shut

Pesquisa Fapesp

  • Aliados improváveis – Vírus que atacam bactérias e microrganismos geneticamente modificados ajudam a combater doenças, a fabricar fármacos e outras substâncias
    Maria Guimarães

Retraction Watch

The Scholarly Kitchen

Science

Scientific American

Scientific American Brasil

UOL

UFRGS

Unesp

USP

The Washington Post

 


Apoie o jornalismo crítico e independente de Direto da Ciência

Você acha importante o trabalho deste site? Independência e dedicação têm custo. E conteúdo exclusivo e de alta qualidade exige competência e também investimento para ser produzido. Conheça o compromisso de Direto da Ciência com essa perspectiva de trabalho jornalístico e com seus leitores. (Clique aqui para saber mais e apoiar.)


Receba avisos de posts de Direto da Ciência.

Informe seu e-mail para receber avisos. Ele não será fornecido a terceiros.

Para sua segurança, você receberá uma mensagem de confirmação. Ao abri-la, basta clicar em Confirmar, e sua inscrição já estará concluída. Você sempre poderá, se quiser, cancelar o recebimento dos avisos.


Todos os direitos reservados. Não é permitida a reprodução de conteúdos de Direto da Ciência.
Clique aqui para saber como divulgar.

Top