Boletim de Notícias, 31/jul: Como detectar mentiras estatísticas

MAURÍCIO TUFFANI,
Editor

Não faltaram desde sexta-feira notícias e outros textos interessantes sobre ciência, meio ambiente e ensino superior. Mas em vista da polarização cada vez mais exacerbada nos antagonismos que envolvem determinados temas, acho que vale a pena destacar o post “Falácias favoritas”, no blog de Carlos Orsi, blogueiro, escritor e um dos melhores jornalistas especializados em ciência do Brasil.

Orsi inicia esse post mencionando sua releitura do livro “Como Mentir com Estatística”, de Darrell Heff, publicado em 1954, e, na sequência, aborda a necessidade de as pessoas saberem como fazer “para que seu simples bom-senso não seja eclipsado por gráficos, porcentagens e alegações supostamente ‘apoiadas em dados estatísticos'”. Recomendo o post e o blog também. Confira em “Falácias favoritas”.

Abaixo seguem os links das principais notícias de ciência, meio ambiente e ensino superior desde nossa edição de sexta-feira.

Após o Boletim de Notícias de sexta-feira, Direto da Ciência publicou

Boa leitura.

Na imagem acima, o jornalista especializado em ciência, blogueiro e escritor Carlos Orsi, na Ilha Rei George, na Antártida, em 2010. Foto: Arquivo pessoal/Reprodução.

Agência APIPTI

Agência Brasil

Agência Fapesp

BBC Brasil

Café na Bancada

Carlos Orsi

El País

Estadão (O Estado de S. Paulo)

  • ‘Ciência psicodélica’ ganha espaço – Pesquisadores investigam como drogas ajudam a tratar dependência química e problemas psiquiátricos; experimentos crescem no País
    Fábio de Castro
  • Opção pela agricultura – Três quartos das calorias ingeridas provêm de 6 espécies de vegetais, o que é um risco
    Fernando Reinach

Folha.com (Folha de S.Paulo)

G1

O Globo

The Guardian

Jornal da Ciência (SBPC)

MCTI – Notícias

MEC – Notícias

Nature News

The New York Times

Observatório do Clima

Pesquisa Fapesp

Retraction Watch

The Scholarly Kitchen

Science

Scientific American

Scientific American Brasil

UFSC

Unesp

USP

Valor Econômico

Veja.com

The Washington Post

 


Apoie o jornalismo crítico e independente de Direto da Ciência

Você acha importante o trabalho deste site? Independência e dedicação têm custo. E conteúdo exclusivo e de alta qualidade exige competência e também investimento para ser produzido. Conheça o compromisso de Direto da Ciência com essa perspectiva de trabalho jornalístico e com seus leitores. (Clique aqui para saber mais e apoiar.)


Receba avisos de posts de Direto da Ciência.

Informe seu e-mail para receber avisos. Ele não será fornecido a terceiros.

Para sua segurança, você receberá uma mensagem de confirmação. Ao abri-la, basta clicar em Confirmar, e sua inscrição já estará concluída. Você sempre poderá, se quiser, cancelar o recebimento dos avisos.


Todos os direitos reservados. Não é permitida a reprodução de conteúdos de Direto da Ciência.
Clique aqui para saber como divulgar.

*

Top