Boletim de Notícias, 1/ago: Valor Econômico enviesa contra licenciamento ambiental

MAURÍCIO TUFFANI,
Editor

A bancada ruralista e o lobby das indústrias no Congresso Nacional devem estar aplaudindo a manchete “Licença ambiental bloqueia investimentos em petróleo”, da edição desta terça-feira do jornal paulistano Valor Econômico.

Essa manchete acontece não só enquanto o projeto de lei geral do licenciamento ambiental se encontra no Legislativo com o texto alterado para enfraquecer a legislação sobre o tema, mas sobretudo no exato momento da barganha por votos de deputados para ser não ser autorizada a abertura de processo no STF contra o presidente Michel Temer por corrupção passiva.

O enviesamento editorial não se restringiu e essa “forçada” na principal chamada da capa do jornal. Atingiu também as páginas internas, onde a reportagem “Atraso na licença ambiental pode afetar resultado de leilão da ANP” renunciou a apresentar posições dos próprios órgãos ambientais do governo, que acabaram sendo expostas  no texto apenas por seus detratores.

Mau exemplo de trabalho jornalístico por parte de um jornal que tem merecido respeito e que, apesar de seu foco empresarial, tem sido um dos melhores veículos de comunicação do Brasil na cobertura de temas ambientais, contemplando a diversidade de opiniões, inclusive em seus editoriais.

Em meio a estes tempos sombrios e de decadência da imprensa, espera-se que essa edição seja um ponto fora da curva, e não o começo de um posicionamento.

PS – Sobre o mesmo assunto, há pouco (por volta das 11h) foi publicado o imperdível e bem-humorado post “A culpa é sempre do lincenciamento”, de Claudio Angelo, em seu impagável blog Curupira.

 

Acesso à Justiça ambiental

Passou praticamente despercebida pela imprensa a reunião iniciada ontem (31) em Buenos Aires com representantes de 23 países da América Latina e Caribe para debater diretrizes globais para o acesso à justiça ambiental. O encontro é a sétima rodada de negociações definir uma estratégia regional dos países para implementar o princípio nº 10 da Declaração da Rio-92 sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento. Promovida pela Comissão Econômica da ONU na região (Cepal) e pelo governo da argentino, a reunião terá a participação do relator especial da ONU sobre direitos humanos e meio ambiente, John Knox.

Confira na nota “Países da América Latina e Caribe reúnem-se com relator da ONU para discutir acesso à justiça ambiental”, da ONUBR, e no press release da Cepal “Países de América Latina y el Caribe negocian acuerdo para lograr un desarrollo con más igualdad y sostenibilidad ambiental”.

 

Após o Boletim de Notícias de ontem, Direto da Ciência publicou

Seguem os links das principais notícias de ciência, meio ambiente e ensino superior desde nossa edição de ontem.

Boa leitura.

Na imagem acima, capa da edição desta terça-feira do jornal Valor Econômico. Imagem: Reprodução.

Agência APIPTI

Agência Câmara Notícias

Agência Fapesp

Amazônia Real

BBC Brasil

Blog do Pedlowski

Carlos Orsi

Deusche Welle

O Eco

Estadão (O Estado de S. Paulo)

Folha.com (Folha de S.Paulo)

G1

O Globo

The Guardian

InforMMA

INPE

Jornal da Ciência (SBPC)

MCTI – Notícias

Nature News

New Scientist

The New York Times

Observatório do Clima

Retraction Watch

The Scholarly Kitchen

Science

Scientific American

Scientific American Brasil

UOL

UFABC

Unicamp

Valor Econômico

Veja.com

The Washington Post

 


Apoie o jornalismo crítico e independente de Direto da Ciência

Você acha importante o trabalho deste site? Independência e dedicação têm custo. E conteúdo exclusivo e de alta qualidade exige competência e também investimento para ser produzido. Conheça o compromisso de Direto da Ciência com essa perspectiva de trabalho jornalístico e com seus leitores. (Clique aqui para saber mais e apoiar.)


Receba avisos de posts de Direto da Ciência.

Informe seu e-mail para receber avisos. Ele não será fornecido a terceiros.

Para sua segurança, você receberá uma mensagem de confirmação. Ao abri-la, basta clicar em Confirmar, e sua inscrição já estará concluída. Você sempre poderá, se quiser, cancelar o recebimento dos avisos.


Todos os direitos reservados. Não é permitida a reprodução de conteúdos de Direto da Ciência.
Clique aqui para saber como divulgar.

Top