Boletim de Notícias: Crise faz pós-graduação em ecologia da UERJ suspender atividades

MAURÍCIO TUFFANI,
Editor

O Programa de Pós-graduação em Ecologia e Evolução da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) decidiu anteontem (8) suspender as aulas e outras atividades devido ao atraso de quatro meses nos pagamentos dos professores e servidores técnico-administrativos. A continuidade de exames de qualificação e defesas será definida em uma reunião de reavaliação em outubro.

Ontem, em mensagem interna que depois circulou em redes sociais, um dos docentes do programa disse que a Secretaria de Ciência e Tecnologia do Estado do Rio de Janeiro teria afirmado pretender regularizar a situação em outubro, o que implicaria estender o atraso de pagamentos por seis meses.

“O fato é que muitos de nós já ultrapassaram os limites financeiros, físicos e psicológicos que podíamos, o que torna impraticável fazer ciência e orientar”, diz a mensagem. E, referindo-se ao pedido manifestações de apoio que pretendem solicitar a outros programas do Brasil, o texto acrescenta:

Estamos elaborando uma carta para os coordenadores do Brasil inteiro solicitando esse auxílio, mas já adianto o problema para que conversem com suas CPGs pois não podemos perder tempo. Não é mais a defesa da UERJ e das nossas Pós-graduações, é da pesquisa no Brasil que já começa a vivenciar os primeiros meses de 20 anos de congelamento em investimentos públicos.

 

Amianto no STF

O plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) retoma nesta quinta-feira (10) o julgamento de ações ajuizadas pela Confederação Nacional dos Trabalhadores na Indústria (CNTI) que questionam leis de Pernambuco, Rio Grande do Sul e São Paulo (estado e município) que proíbem a produção, comércio e uso de produtos com amianto. Confira no Notícias STF.

 

Após o Boletim de Notícias de ontem, Direto da Ciência publicou nesta manhã a reportagem

“MP investiga secretário de Alckmin por tentar vender prédio do Instituto Geológico”.

Boa leitura.

Na imagem acima, integrantes do Programa de Pós-graduação em Ecologia e Evolução da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) em atividade de campo. Foto: Programa de Pós-graduação em Ecologia e Evolução/UERJ/Divulgação.

Agência ABIPTI

 

Agência Fapesp

Amazônia Real

BBC Brasil

Blog do Pedlowski

Carlos Orsi

O Eco

Época

Estadão (O Estado de S. Paulo)

Folha.com (Folha de S.Paulo)

G1

O Globo

The Guardian

InforMMA

Jornal da Ciência (SBPC)

MCTI – Notícias

Nature News

The New York Times

Notícias Socioambientais

Notícias SOS Mata Atlântica

Notícias STF

Retraction Watch

The Scholarly Kitchen

Science

Scientific American

Scientific American Brasil

Unicamp

Valor Econômico

Veja.com

The Washington Post

 


Apoie o jornalismo crítico e independente de Direto da Ciência

Você acha importante o trabalho deste site? Independência e dedicação têm custo. E conteúdo exclusivo e de alta qualidade exige competência e também investimento para ser produzido. Conheça o compromisso de Direto da Ciência com essa perspectiva de trabalho jornalístico e com seus leitores. (Clique aqui para saber mais e apoiar.)


Receba avisos de posts de Direto da Ciência.

Informe seu e-mail para receber avisos. Ele não será fornecido a terceiros.

Para sua segurança, você receberá uma mensagem de confirmação. Ao abri-la, basta clicar em Confirmar, e sua inscrição já estará concluída. Você sempre poderá, se quiser, cancelar o recebimento dos avisos.


Todos os direitos reservados. Não é permitida a reprodução de conteúdos de Direto da Ciência.
Clique aqui para saber como divulgar.

*

Top