Boletim de Notícias: Dia decisivo para o meio ambiente no STF e no Congresso

MAURÍCIO TUFFANI,
Editor

Essa quarta-feira poderá ter decisões cruciais para a política ambiental brasileira.

No STF, o plenário está reunido para julgar pedido de indenização por desapropriação indireta de terras incluídas no Parque Nacional do Xingu e nas reservas indígenas Nambikwára e Parecis e três ações de inconstitucionalidade: uma sobre o decreto de demarcação e titulação das terras ocupadas por remanescentes de comunidades dos quilombos; outra, sobre a medida provisória que reduz os limites de vários parques nacionais na região amazônica para a construção de hidrelétrica; e, a terceira, da Procuradoria Geral da República contra artigos da lei de regularização fundiária das ocupações em terras situadas em áreas da União na Amazônia Legal. Confira nas reportagens com títulos destacados em negrito vermelho.

Na Câmara dos Deputados, a Comissão de Finanças e Tributação deverá votar o projeto da Lei Geral do Licenciamento Ambiental, cuja forma atual é um substitutivo articulado pela bancada ruralista que incorporou flexibilizações consideradas inaceitáveis pelo Ibama e por ambientalistas. Confira nos textos com títulos destacados em negrito verde.

Após o Boletim de Notícias de ontem, Direto da Ciência publicou

Boa leitura.

Na imagem acima, o deputado Mauro Pereira (PMDB-RS), relator do projeto de lei que isenta diversas atividades da exigência de licenciamento ambiental. Foto: Cleia Viana/Câmara dos Deputados/Divulgação.

Agência APIPTI

Agência Fapesp

Agência Fiocruz de Notícias

Amazônia Real

BBC Brasil

Blog do Pedlowski

CNPq – Notícias

O Eco

Folha.com (Folha de S.Paulo)

G1

O Globo

The Guardian

InforMMA

Nature News

The New York Times

Nexo Jornal

Nossa Ciência

Notícias Socioambientais

Notícias SOS Mata Atlântica

Notícias STF

Observatório do Clima

Pesquisa Fapesp

  • A ascensão dos elétricos – Automóveis movidos a eletricidade deverão representar 16% da frota mundial até 2030
    Yuri Vasconcelos
  • Baterias mais eficientes – A maior limitação tecnológica do carro elétrico é o sistema de armazenamento de energia, que tem relação direta com a autonomia
    Yuri Vasconcelos

Retraction Watch

The Scholarly Kitchen

Science

UFABC

Unesp

USP

Valor Econômico

Veja.com

The Washington Post

 


Apoie o jornalismo crítico e independente de Direto da Ciência

Você acha importante o trabalho deste site? Independência e dedicação têm custo. E conteúdo exclusivo e de alta qualidade exige competência e também investimento para ser produzido. Conheça o compromisso de Direto da Ciência com essa perspectiva de trabalho jornalístico e com seus leitores. (Clique aqui para saber mais e apoiar.)


Receba avisos de posts de Direto da Ciência.

Informe seu e-mail para receber avisos. Ele não será fornecido a terceiros.

Para sua segurança, você receberá uma mensagem de confirmação. Ao abri-la, basta clicar em Confirmar, e sua inscrição já estará concluída. Você sempre poderá, se quiser, cancelar o recebimento dos avisos.


Todos os direitos reservados. Não é permitida a reprodução de conteúdos de Direto da Ciência.
Clique aqui para saber como divulgar.

Top