Texto a ser assinado por Temer detalha instrumentos de medidas de incentivo do Marco Legal da Ciência e Tecnologia
–
MAURÍCIO TUFFANI,
Editor
O governo federal já tem uma minuta do decreto para regulamentar a política de inovação, estabelecida no ano passado no chamado Marco Legal da Ciência, Tecnologia e Inovação. O texto, ao qual Direto da Ciência teve acesso, está no Sistema de Geração e Tramitação de Documentos Oficiais do Governo Federal (SIDOF), onde ainda pode receber sugestões de ministérios relacionados ao tema.
O MCTIC espera que o documento final seja assinado “em curto espaço tempo” pelo presidente Michel Temer. Acuado em meio ao cenário negativo também na área de ciência e tecnologia, com congelamento de recursos para pesquisa e previsão de redução no Orçamento da União para 2018, o governo pode tentar gerar uma notícia positiva com o anúncio do decreto.
A nova regulamentação foi elaborada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), comandado pelo ministro Gilberto Kassab (PSD-SP). Para as medidas de incentivo à inovação e à pesquisa científica e tecnológica já previstas inicialmente na lei 10.973, de 2004, e alteradas no Marco Legal (lei 13.243, de 2016), a minuta de decreto detalha instrumentos, condições de participação e restrições, além de mecanismos de controle pelo governo e de prestação de contas durante e ao final das atividades de pesquisa e desenvolvimento.
A minuta de decreto também introduz novas definições básicas, tais como entidade gestora, ambientes promotores da inovação, ecossistemas de inovação, mecanismos de geração de empreendimentos, risco tecnológico e Instituição Científica, Tecnológica e de Inovação (ICT) pública e privada.
O que diz o MCTIC
Questionado por Direto da Ciência sobre a minuta de decreto, o MCTIC respondeu por meio de sua assessoria de imprensa que
A Lei nº 13.243, de 11 de janeiro de 2016, conhecida como o Marco Legal da Ciência, Tecnologia e Inovação, alterou não só a Lei de Inovação, mas outras oito leis para tornar as relações entre as instituições de ciência e tecnologia com o setor empresarial menos burocrática. Neste momento, está para ser publicada a sua regulamentação. A minuta está no Sistema de Geração e Tramitação de. Documentos Oficiais do Governo Federal – SIDOF para manifestação dos ministérios envolvidos. Temos a expectativa de que num curto espaço de tempo estará publicada esta regulamentação.
No domingo (8), a coluna Direto da Fonte, no Estadão, divulgou que o governo já teria uma iniciativa sobre a matéria. Da forma como foi afirmado, seria um projeto de lei, e não um decreto. Segundo a nota “Temer quer simplificar lei sobre inovação tecnológica”, o presidente teria “praticamente pronta, para mandar ao Congresso, proposta que simplifica a legislação sobre inovação tecnológica”.
No entanto, o MCTIC informou que, além da minuta de decreto de regulamentação, a pasta não tem nenhuma outra iniciativa sobre a legislação de inovação.
Confira o texto da minuta do decreto.
Na imagem acima, fachada do edifício do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações. Foto: Ascom/MCTIC.
Você acha importante o trabalho deste site?
Independência e dedicação têm custo. E conteúdo exclusivo e de alta qualidade exige competência e também investimento para ser produzido. Conheça o compromisso de Direto da Ciência com essa perspectiva de trabalho jornalístico e com seus leitores. (Clique aqui para saber mais e apoiar.)
Receba avisos de posts de Direto da Ciência.
Para sua segurança, você receberá uma mensagem de confirmação. Ao abri-la, basta clicar em Confirmar, e sua inscrição já estará concluída. Você sempre poderá, se quiser, cancelar o recebimento dos avisos.
Todos os direitos reservados. Não é permitida a reprodução de conteúdos de Direto da Ciência.
Clique aqui para saber como divulgar.
Pingback: C&T 178 – Jornal Pensar a Educação em Pauta
Deve ser regulamentada também a possibilidade de professores DE trabalharem 8 horas em empresas?