Boletim de Notícias: Palavras proibidas por Trump; importância ambiental do Cerrado

MAURÍCIO TUFFANI,
Editor

O Boletim de Notícias de Direto da Ciência está de volta.

Funcionários dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC) receberam na quinta-feira (14) uma lista de sete palavras e expressões com a orientação de não serem usadas em relatórios oficiais. São as seguintes: “vulneráveis”, “direito”, “diversidade”, “transgênero”, “feto”, “baseado em evidências” e “baseado em ciência”.

Além dos CDC, outras agências do governo também teriam recebido orientação semelhante. Confira nas reportagens “Uproar Over Purported Ban at C.D.C. of Words Like ‘Fetus’”, do New York Times, e “Words banned at multiple HHS agencies include ‘diversity’ and ‘vulnerable’”, do Washington Post. A direção dos CDC nega a existência da lista, segundo a Time (“CDC Pushes Back Against Report of Words Like ‘Fetus’ And ‘Transgender’ Being Banned).

 

Atenção ao Cerrado

No Brasil, cerca de 1 milhão de quilômetros quadrados podem ser legalmente desmatados em terras particulares e guardam 6,5% do estoque de carbono acima do solo, segundo estudo de pesquisadores brasileiros e suecos publicado no periódico Global Change Biology. “40% desse carbono desprotegido se acha no Cerrado, e não na Amazônia, como muitos se inclinariam a concluir”, informa o jornalista Marcelo Leite em sua coluna hoje na Folha.com.

“O flanco mais arejado do agronegócio deveria tomar nota. Isso, claro, se de fato quiser atuar com base em evidências, e não delegar a política do setor à atrasada bancada ruralista”, afirma o colunista. Confira em “Por que o cerrado merece mais atenção da política para o clima”.

A seguir, os títulos e links das principais matérias sobre ciência, meio ambiente e ensino superior desde sexta-feira (15).

Boa leitura.

Na imagem acima, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, em despacho em seu gabinete. Foto: Gabinete do Presidente dos Estados Unidos/Wikimedia Commons..

Agência Brasil

Agência Fiocruz de Notícias

Agência Fapesp

Amazônia Real

Blog Altino Machado

BBC Brasil

For Better Science

Blog do Pedlowski

Capes – Notícias

Carlos Orsi

Deusche Welle

O Eco

Época

Estadão (O Estado de S. Paulo)

Folha.com (Folha de S.Paulo)

O Globo

The Guardian

InforMMA

MCTI – Notícias

MEC – Notícias

New Scientist

The New York Times

Notícias Socioambientais

Observatório do Clima

Pesquisa Fapesp

  • Michael Shermer: A favor da razão – Divulgador de ciência norte-americano combate irracionalismos e fundamentalismos em voga
    Marcos Pivetta
  • Oportunidades digitais – Totvs investe em P&D e se posiciona como provedora de plataformas computacionais para a gestão do conhecimento
    Domingos Zaparolli

Retraction Watch

Science

Scientific American

Scientific American Brasil

UOL

Unesp

USP

Valor Econômico

The Washington Post


Você acha importante o trabalho deste site?

Independência e dedicação têm custo. E conteúdo exclusivo e de alta qualidade exige competência e também investimento para ser produzido. Conheça o compromisso de Direto da Ciência com essa perspectiva de trabalho jornalístico e com seus leitores. (Clique aqui para saber mais e apoiar.)


Receba avisos de posts de Direto da Ciência.

Informe seu e-mail para receber avisos. Ele não será fornecido a terceiros.

Para sua segurança, você receberá uma mensagem de confirmação. Ao abri-la, basta clicar em Confirmar, e sua inscrição já estará concluída. Você sempre poderá, se quiser, cancelar o recebimento dos avisos.


Todos os direitos reservados. Não é permitida a reprodução de conteúdos de Direto da Ciência.
Clique aqui para saber como divulgar.

2 Comentários

    • Maurício Tuffani said:

      Obrigado, Takata. Atualizado.

Comentários encerrados.

Top