Boletim de Notícias: Brasil perdeu 9,5% de florestas de 2000 a 2014, segundo IBGE

MAURÍCIO TUFFANI,
Editor

Foram desmatados cerca de 9,5% da vegetação nativa brasileira no período de 2000 a 2014, segundo dados da plataforma digital Monitoramento da Cobertura e Uso da Terra do Brasil, lançada ontem, segunda-feira (18) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

As mudanças no uso da terra nesse mesmo período foram mais intensas no bioma amazônico, seguido pelo cerrado, segundo análise dos dados do levantamento, divulgada no relatório disponível na plataforma.

No mesmo período, as áreas agrícolas cresceram 37%, de acordo com a nova ferramenta, que terá atualização bianual e permitirá o acompanhamento das mudanças na cobertura vegetal, na ocupação e nas atividades agropecuárias em todo o país.

Essa expansão territorial da agropecuária foi mais intensa em apenas dois anos (2010-2012), quando ocorreu um aumento de 8,5%. De 2000 a 2010 o crescimento dessas áreas foi de 21%.

No período total analisado, sofreram algum tipo de mudança na cobertura e uso da terra cerca de 13% do território nacional, o que representa mais de 1,1 milhão de quilômetros quadrados, uma área maior que a extensão de grande parte dos países do mundo.

O diferencial do sistema é o uso de grade estatística, com detalhamento para cada quilômetro quadrado, destaca a nota “Nova ferramenta digital do IBGE permite acompanhar o uso da terra em cada quilômetro do Brasil”, divulgada ontem pelo instituto. É possível comparar os dados ao longo do tempo e cruzá-los com outros bancos de dados estatísticos e geocientíficos, viabilizando o acompanhamento histórico da organização e espacialização das atividades econômicas e seus impactos sobre os recursos naturais no país, quilômetro a quilômetro.

Confira outras informações também na reportagem “Brasil perdeu 9,5% das florestas entre 2000 e 2014”, do Estadão.

A seguir, os títulos e links das principais matérias sobre ciência, meio ambiente e ensino superior desde nossa edição de ontem.

Boa leitura.

Na imagem acima, tela inicial da plataforma Monitoramento da Cobertura e Uso da Terra do Brasil. do IBGE. Imagem: reprodução.

Abrasco

Agência Brasil

Agência Fapesp

Agência IBGE Notícias

Amazônia Real

Andifes

BBC Brasil

CNPq – Notícias

Carlos Orsi

O Eco

Envolverde

Estadão (O Estado de S. Paulo)

Folha.com (Folha de S.Paulo)

G1

Galileu

O Globo

The Guardian

Jornal da Ciência (SBPC)

Knoepfler Lab Stem Cells Blog

New Scientist

The New York Times

Observatório do Clima

Retraction Watch

The Scholarly Kitchen

Science

Scientific American

Scientific American Brasil

UFSC

Valor Econômico

The Washington Post

 


Você acha importante o trabalho deste site?

Independência e dedicação têm custo. E conteúdo exclusivo e de alta qualidade exige competência e também investimento para ser produzido. Conheça o compromisso de Direto da Ciência com essa perspectiva de trabalho jornalístico e com seus leitores. (Clique aqui para saber mais e apoiar.)


Receba avisos de posts de Direto da Ciência.

Informe seu e-mail para receber avisos. Ele não será fornecido a terceiros.

Para sua segurança, você receberá uma mensagem de confirmação. Ao abri-la, basta clicar em Confirmar, e sua inscrição já estará concluída. Você sempre poderá, se quiser, cancelar o recebimento dos avisos.


Todos os direitos reservados. Não é permitida a reprodução de conteúdos de Direto da Ciência.
Clique aqui para saber como divulgar.

Top