Boletim de Notícias: especialista defende cálculo de R$ 1 trilhão para MP do petróleo

MAURÍCIO TUFFANI,
Editor

Em entrevista exclusiva para o Observatório do Clima, o consultor legislativo Paulo César Ribeiro Lima contestou as críticas à sua análise sobre a Medida Provisória nº 795, sobre incentivos fiscais para empresas de petróleo, concluindo que poderia alcançar até R$ 1 trilhão em 25 anos o valor total de isenções decorrentes da aprovação dessa proposta.

O cálculo de Lima foi criticado pelo Ministério da Fazenda, que propôs a MP, e por outros consultores da Câmara dos Deputados. Confira em “‘Não sou nenhum irresponsável’, diz autor da conta do trilhão”, de Claudio Angelo.

Certa ou não essa conta, e ainda que fosse possível confiar nos números da própria Fazenda, a renúncia é absurda diante das necessidades na áreas de educação, saúde, meio ambiente e ciência e tecnologia, principalmente após as barganhas em troca dos votos que impediram a instauração de processos por corrupção passiva e organização criminosa contra o presidente Michel Temer. Sem falar no fato de colocar o Brasil na contramão com os compromissos com a Convenção de Mudanças do Clima das Nações Unidas.

Após o Boletim de Notícias de ontem, Direto da Ciência publicou

A seguir, os títulos e links das principais matérias sobre ciência, meio ambiente e ensino superior desde nossa edição de ontem.

Boa leitura.

Na imagem acima, o consultor legislativo Paulo César Ribeiro de Lima, da Câmara dos Deputados, autor de análise sobre a MP 795. Foto: Agência Câmara Notícias.

Agência Brasil

Agência Câmara Notícias

Agência Fapesp

BBC Brasil

For Better Science

O Eco

The Economist

Estadão (O Estado de S. Paulo)

Folha.com (Folha de S.Paulo)

G1

O Globo

The Guardian

InforMMA

Jornal da Ciência (SBPC)

Nature News

New Scientist

The New York Times

Notícias Socioambientais

Notícias SOS Mata Atlântica

Observatório do Clima

Pesquisa Fapesp

Retraction Watch

Science

Scientific American

Scientific American Brasil.

UOL

Unicamp

Valor Econômico

The Washington Post

 


Você acha importante o trabalho deste site?

Independência e dedicação têm custo. E conteúdo exclusivo e de alta qualidade exige competência e também investimento para ser produzido. Conheça o compromisso de Direto da Ciência com essa perspectiva de trabalho jornalístico e com seus leitores. (Clique aqui para saber mais e apoiar.)


Receba avisos de posts de Direto da Ciência.

Informe seu e-mail para receber avisos. Ele não será fornecido a terceiros.

Para sua segurança, você receberá uma mensagem de confirmação. Ao abri-la, basta clicar em Confirmar, e sua inscrição já estará concluída. Você sempre poderá, se quiser, cancelar o recebimento dos avisos.


Todos os direitos reservados. Não é permitida a reprodução de conteúdos de Direto da Ciência.
Clique aqui para saber como divulgar.

Top