Boletim de Notícias: Elsevier ‘despublica’ 26 artigos de 6 revistas por fraude em revisão

MAURÍCIO TUFFANI,
Editor

Alegando “manipulação da revisão por pares” e “irregularidades de autoria inexplicadas”, o grupo editorial holandês Elsevier, o maior do mundo na área de publicações acadêmicas, decidiu retratar 26 artigos veiculados entre 2014 e 2017 em seis de seus periódicos, todos de um grupo de pesquisadores iranianos.

O físico Salar Elahi, da Universidade Islâmica de Azad, em Teerã, é autor correspondente de 24 desses 26 trabalhos e também de outros dois que foram retratados por periódicos do grupo editorial Springer no início deste ano por plágio. A informação é do blog Retraction Watch.

Dos 26 trabalhos publicados pela Elsevier, 10 são do International Journal of Hydrogen Energy, sete do Results in Physics, quatro do Journal of Crystal Growth, três do Journal of Alloys and Compounds, um do International Journal of Thermal Sciences e um do Fusion Engineering and Design.

Confira na reportagem “Elsevier retracting 26 papers accepted because of fake reviews”, de Victoria Stern, no Retraction Watch.

A seguir, os títulos e links das principais matérias sobre ciência, meio ambiente e ensino superior desde nossa edição de ontem.

Boa leitura.

Na imagem acima, nota falsa de US$ 1.000 em ilustração de Ottman Jackson. Reprodução sob licença Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported.

Agência ABIPTI

Agência Câmara Notícias

BBC Brasil

BishopBlog

Blog do Pedlowski

Capes – Notícias

El País

Estadão (O Estado de S. Paulo)

Folha.com (Folha de S.Paulo)

O Globo

The Guardian

InforMMA

Jornal da Ciência

Knopfler Lab Stem cell Blog

New Scientist

The New York Times

Retraction Watch

The Scholarly Kitchen

Science

Scientific American

Scientific American Brasil

UOL

Unicamp

Valor Econômico

The Washington Post

 


Você acha importante o trabalho deste site?

Independência e dedicação têm custo. E conteúdo exclusivo e de alta qualidade exige competência e também investimento para ser produzido. Conheça o compromisso de Direto da Ciência com essa perspectiva de trabalho jornalístico e com seus leitores. (Clique aqui para saber mais e apoiar.)


Receba avisos de posts de Direto da Ciência.

Informe seu e-mail para receber avisos. Ele não será fornecido a terceiros.

Para sua segurança, você receberá uma mensagem de confirmação. Ao abri-la, basta clicar em Confirmar, e sua inscrição já estará concluída. Você sempre poderá, se quiser, cancelar o recebimento dos avisos.


Todos os direitos reservados. Não é permitida a reprodução de conteúdos de Direto da Ciência.
Clique aqui para saber como divulgar.

Top