Boletim de Notícias: Ondas de calor devem se tornar mais intensas, longas e frequentes

MAURÍCIO TUFFANI,
Editor

O fenômeno climático conhecido como onda de calor tem se tornado cada vez mais frequente, intenso e duradouro. E deve se intensificar neste século em todo o mundo, segundo o Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC), aumentando o desconforto das pessoas e o risco de mortalidade, principalmente de crianças e idosos.

“As ondas de calor deixaram cerca de 70 mil mortos na Europa em 2003, 10 mil na Rússia em 2010 e pelo menos 2.300 na Índia em 2015”, informam os jornalistas Carlos Fioravanti e Reinaldo José Lopes em sua reportagem “Ondas de calor: Mais intensas, longas e frequentes” para a revista Pesquisa Fapesp.

 

CNPq libera bolsas de janeiro

O Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicação (MCTIC) antecipou os valores a serem repassados em janeiro de 2018 para aproximadamente 90 mil bolsistas do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O repasse corresponde a cerca de R$ 100 milhões. Confira na nota “CNPq antecipa pagamento de bolsas”.

A seguir, os títulos e links das principais matérias sobre ciência, meio ambiente e ensino superior desde nossa edição de ontem.

A todas as pessoas que têm prestigiado Direto da Ciência, desejamos um 2018 com muita saúde, energia e inspiração.

Boa leitura.

A imagem acima é de um press release da Fundação Nacional de Ciências dos EUA sobre ondas de calor. Crédito: NSF Central Arizona-Phoenix LTER Site

 

BBC Brasil

CNPq – Notícias

Deusche Welle

El País

Estadão (O Estado de S. Paulo)

Folha.com (Folha de S.Paulo)

O Globo

The Guardian

MEC – Notícias

New Scientist

The New York Times

Observatório do Clima

Pesquisa Fapesp

Poder 360

Retraction Watch

Science

Scientific American

Valor Econômico

The Washington Post

 


Você acha importante o trabalho deste site?

Independência e dedicação têm custo. E conteúdo exclusivo e de alta qualidade exige competência e também investimento para ser produzido. Conheça o compromisso de Direto da Ciência com essa perspectiva de trabalho jornalístico e com seus leitores. (Clique aqui para saber mais e apoiar.)


Receba avisos de posts de Direto da Ciência.

Informe seu e-mail para receber avisos. Ele não será fornecido a terceiros.

Para sua segurança, você receberá uma mensagem de confirmação. Ao abri-la, basta clicar em Confirmar, e sua inscrição já estará concluída. Você sempre poderá, se quiser, cancelar o recebimento dos avisos.


Todos os direitos reservados. Não é permitida a reprodução de conteúdos de Direto da Ciência.
Clique aqui para saber como divulgar.

*

Top