Boletim de Notícias: Sob nova regra, polos de ensino a distância crescem 90% em 6 meses

MAURÍCIO TUFFANI,
Editor

O número de polos de ensino a distância (EaD) quase dobrou seis meses após o MEC anunciar como boa notícia suas novas regras que permitiram o oferecimento dessa modalidade para instituições de que não eram credenciadas para cursos presenciais. O total de 7,1 mil de polos de EaD cadastrados em todo o país em junho do ano passado passou a ser de 13,2 mil em dezembro, informou nesta segunda-feira a reportagem “Número de polos de ensino a distância aumenta quase 90%”, do jornal Valor Econômico.

Em junho o ministro da Educação, Mendonça Filho (DEM), assinou sua portaria normativa nº 11/2017 para “ajudar o país a atingir a Meta 12 do Plano Nacional de Educação (PNE), que determina a elevação da taxa bruta de matrícula na educação superior para 50% e a taxa líquida em 33% da população de 18 a 24 anos”.

Essa proliferação desenfreada era previsível, como mostrou Direto da Ciência com o artigo “Donos de faculdades comemoram regras flexíveis para cursos a distância”, que comentou uma reportagem “otimista” do Estadão sobre o assunto.

A seguir, os títulos e links das principais matérias sobre ciência, meio ambiente e ensino superior desde nossa edição de ontem.

Boa leitura.

Na imagem acima, fachada do Ministério da Educação (MEC), na Esplanada dos Ministérios, Brasília, DF. Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado.

 

Agência Fapesp

Amazônia Real

BBC Brasil

Blog do Pedlowski

Carlos Orsi

Deusche Welle

O Eco

El País

Envolverde

Época

Estadão (O Estado de S. Paulo)

Folha.com (Folha de S.Paulo)

G1

O Globo

Greg Laden’s Blog

The Guardian

InforMMA

Jornal da Ciência (SBPC)

MCTIC – Notícias

MEC – Notícias

Nature News

New Scientist

The New York Times

Observatório do Clima

Pesquisa Fapesp

Retraction Watch

Science

Scientific American

UOL

USP

Valor Econômico

The Washington Post

 


Você acha importante o trabalho deste site?

Independência e dedicação têm custo. E conteúdo exclusivo e de alta qualidade exige competência e também investimento para ser produzido. Conheça o compromisso de Direto da Ciência com essa perspectiva de trabalho jornalístico e com seus leitores. (Clique aqui para saber mais e apoiar.)


Receba avisos de posts de Direto da Ciência.

Informe seu e-mail para receber avisos. Ele não será fornecido a terceiros.

Para sua segurança, você receberá uma mensagem de confirmação. Ao abri-la, basta clicar em Confirmar, e sua inscrição já estará concluída. Você sempre poderá, se quiser, cancelar o recebimento dos avisos.


Todos os direitos reservados. Não é permitida a reprodução de conteúdos de Direto da Ciência.
Clique aqui para saber como divulgar.

Top