Boletim de Notícias: Mudança do clima reduz número de tartarugas-verdes machos

MAURÍCIO TUFFANI,
Editor

Aumentos crescentes de temperatura na Grande Barreira de Corais na Austrália estão provocando a redução de machos na população local da tartaruga-verde (Chelonia mydas), segundo pesquisa publicada nesta semana no periódico Current Biology. Nessa e em outras espécies, a determinação do sexo depende da temperatura do local dos ninhos. Quanto maior a temperatura, maior a proporção feminina dos nascimentos.

Essa alteração põe em risco o futuro da espécie, segundo o estudo, que foi realizado por cientistas da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos (Noaa), da Universidade Estadual da Califórnia e do WWF da Austrália.

Confira no estudo “Environmental Warming and Feminization of One of the Largest Sea Turtle Populations in the World” e nas reportagens com títulos destacados em negrito vermelho.

A seguir, os títulos e links das principais matérias sobre ciência, meio ambiente e ensino superior desde nossa edição de ontem.

Boa leitura.

Na imagem acima, tartaruga-verde (Chelonia mydas). Foto: Brocken Inaglory, sob licença Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0.

 

Agência Brasil

Agência Fapesp

Agência Fiocruz de Notícias

Amazônia Real

BBC Brasil

O Eco

Envolverde

Estadão (O Estado de S. Paulo)

Folha.com (Folha de S.Paulo)

G1

O Globo

The Guardian

Nature News

New Scientist

The New York Times

P

Retraction Watch

The Scholarly Kitchen

Science

Scientific American

UOL

Unesp

USP

Valor Econômico

The Washington Post

WWF Brasil

 


Você acha importante o trabalho deste site?

Independência e dedicação têm custo. E conteúdo exclusivo e de alta qualidade exige competência e também investimento para ser produzido. Conheça o compromisso de Direto da Ciência com essa perspectiva de trabalho jornalístico e com seus leitores. (Clique aqui para saber mais e apoiar.)


Receba avisos de posts de Direto da Ciência.

Informe seu e-mail para receber avisos. Ele não será fornecido a terceiros.

Para sua segurança, você receberá uma mensagem de confirmação. Ao abri-la, basta clicar em Confirmar, e sua inscrição já estará concluída. Você sempre poderá, se quiser, cancelar o recebimento dos avisos.


Todos os direitos reservados. Não é permitida a reprodução de conteúdos de Direto da Ciência.
Clique aqui para saber como divulgar.

*

Top