Boletim de Notícias: Governo e entidades anunciam resultados da moratória da soja

MAURÍCIO TUFFANI,
Editor

O ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho, e o Grupo de Trabalho da Soja (GTS) anunciam nesta quarta-feira (10), às 10 horas, em entrevista coletiva em Brasília, os resultados do monitoramento por imagens de satélite dos plantios de soja no bioma Amazônia na safra 2016/2017, informou ontem em nota o MMA. A apresentação dos resultados será transmitida ao vivo pela página do órgão no Facebook.

Estabelecida há 11 anos, a moratória é um compromisso de não aquisição nem financiamento de soja cultivada em áreas desmatadas do bioma a partir de julho de 2008, data de referência da lei que substituiu em 2012 o Código Florestal.

A moratória da soja, que existe há 11 anos, é uma iniciativa pioneira reconhecida nacional e internacionalmente por sua eficácia no combate ao desflorestamento associado à produção de soja no bioma Amazônia. Trata-se de um compromisso de não aquisição nem financiamento da soja cultivada em áreas desmatadas do bioma a partir de julho de 2008, data de referência adotada após a vigência do Código Florestal.

O GTS é formado por representantes do governo (MMA e Banco do Brasil), do setor privado (Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais e Associação Nacional de Exportadores de Cereais) e de entidades não governamentais (Greenpeace, Imaflora, Ipam, The Nature Conservancy, Earth Innovation e WWF-Brasil).

Após o Boletim de Notícias de ontem, Direto da Ciência publicou

“Embrapa aponta artigo de pesquisador como ato de indisciplina, e o demite”.

A seguir, os títulos e links das principais matérias sobre ciência, meio ambiente e ensino superior desde nossa edição de ontem.

Boa leitura.

Na imagem acima, área de plantação de soja próxima ao município de Brasnorte, noroeste do Mato Grosso. (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil).

Agência Câmara Notícias

Agência Fapesp

Amazônia Real

BBC Brasil

Deusche Welle

O Eco

El País

Envolverde

Estadão (O Estado de S. Paulo)

Folha.com (Folha de S.Paulo)

G1

O Globo

The Guardian

InforMMA

MEC – Notícias

Nature News

New Scientist

The New York Times

Nexo

Pesquisa Fapesp

Retraction Watch

The Scholarly Kitchen

Science

Scientific American

Scientific American Brasil

Valor Econômico

Veja.com

The Washington Post

 


Você acha importante o trabalho deste site?

Independência e dedicação têm custo. E conteúdo exclusivo e de alta qualidade exige competência e também investimento para ser produzido. Conheça o compromisso de Direto da Ciência com essa perspectiva de trabalho jornalístico e com seus leitores. (Clique aqui para saber mais e apoiar.)


Receba avisos de posts de Direto da Ciência.

Informe seu e-mail para receber avisos. Ele não será fornecido a terceiros.

Para sua segurança, você receberá uma mensagem de confirmação. Ao abri-la, basta clicar em Confirmar, e sua inscrição já estará concluída. Você sempre poderá, se quiser, cancelar o recebimento dos avisos.


Todos os direitos reservados. Não é permitida a reprodução de conteúdos de Direto da Ciência.
Clique aqui para saber como divulgar.

Top