Boletim de Notícias: Espécies capturadas pela pesca artesanal também estão em risco

MAURÍCIO TUFFANI,
Editor

Boa parte das espécies de peixes capturadas por pescadores artesanais na costa brasileira se encontra em situação de ameaça, da mesma forma que aquelas exploradas pela atividade pesqueira comercial, apontam estudos de pesquisadores do Brasil, França, Croácia e Rússia.

“Segundo os autores, a crescente escassez de tais espécies impacta a segurança alimentar e o sustento dos pescadores artesanais que dependem dos recursos de sua captura tanto para a alimentação de suas famílias quanto para complemento de renda” afirma o jornalista Peter Moon em sua reportagem “Ausência de políticas de conservação de cardumes ameaça espécies de peixes”, da Agência Fapesp.

A seguir, os títulos e links das principais matérias sobre ciência, meio ambiente e ensino superior desde nossa edição de ontem.

Boa leitura.

Na imagem acima, garoupa (Epinephelus marginatus), uma das espécies ameaçadas pela sobrepesca. Foto: Parent Géry/Wikimedia Commons.

 

Agência Fapesp

BBC Brasil

Carbon Brief

Deusche Welle

O Eco

Envolverde

Estadão (O Estado de S. Paulo)

Folha.com (Folha de S.Paulo)

G1

O Globo

  • Tragédia científica – Achamos necessário que restrição de gastos esteja acoplada ao combate à corrupção e, principalmente, à busca pela efetividade dos investimentos
    Hernandes F. Carvalho

The Guardian

InforMMA

Inside Climate News

Jornal da Ciência (SBPC)

MCTIC – Notícias

Nature News

New Scientist

The New York Times

Outras Palavras

Pesquisa Fapesp

Retraction Watch

Science

Scientific American

Scientific American Brasil

USP

Valor Econômico

The Washington Post

 


Você acha importante o trabalho deste site?

Independência e dedicação têm custo. E conteúdo exclusivo e de alta qualidade exige competência e também investimento para ser produzido. Conheça o compromisso de Direto da Ciência com essa perspectiva de trabalho jornalístico e com seus leitores. (Clique aqui para saber mais e apoiar.)


Receba avisos de posts de Direto da Ciência.

Informe seu e-mail para receber avisos. Ele não será fornecido a terceiros.

Para sua segurança, você receberá uma mensagem de confirmação. Ao abri-la, basta clicar em Confirmar, e sua inscrição já estará concluída. Você sempre poderá, se quiser, cancelar o recebimento dos avisos.


Todos os direitos reservados. Não é permitida a reprodução de conteúdos de Direto da Ciência.
Clique aqui para saber como divulgar.

Top