Boletim de Notícias: O risco da reurbanização da febre amarela

MAURÍCIO TUFFANI,
Editor

O risco de reurbanização da febre amarela no Brasil existe e não parece ser baixo, ressalta o biólogo Roberto Takata em seu blog Gene Reporter, em uma interessante síntese analítica de estudos sobre a incidência da doença no Brasil. Confira em “Por que não temos febre amarela urbana no Brasil?”.

 

Tratamento promissor

No que se refere ao tratamento da febre amarela, pesquisadores do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) da USP identificaram promissoras moléculas já testadas e farmacologicamente ativas para outras doenças. Os cientistas testaram 1.280 compostos em culturas de células humanas de fígado infectadas pelo vírus causador da doença, e 88 deles (6,9%) reduziram a infecção em 50% ou mais. A informação é da reportagem “Cientistas descobrem compostos com potencial de tratar febre amarela”, de
Valéria Dias, no Jornal da USP.

 

Os 8 anos da dose fracionada

Ainda sobre a febre amarela, vale a pena lembrar da reportagem “Examinando a vacina contra febre amarela”, da revista Pesquisa Fapesp, indicada ontem pelo Boletim de Notícias. Nela o jornalista Carlos Fioravanti informa que os tão afirmados oito anos de duração se apoiam em um estudo não concluído e não publicado da Fiocruz. A matéria mostra também que a dose fracionada deve funcionar, como sugere a experiência do controle da epidemia na África, mas a eficácia ainda não foi indicada por estudos controlados em modelos animais.

A seguir, os títulos e links das principais matérias sobre ciência, meio ambiente e ensino superior desde nossa edição de ontem.

Boa leitura.

Na imagem acima, ilustração sobre o ciclo de transmissão da febre amarela. Imagem: Ministério da Saúde/Divulgação.

 

Agência ABIPTI

Agência Brasil

Agência Fapesp

Amazônia Real

BBC Brasil

Câmara Municipal de São Paulo

ClimaInfo

CNPq – Notícias

Deusche Welle

O Eco

Envolverde

Estadão (O Estado de S. Paulo)

Folha.com (Folha de S.Paulo)

Gene Repórter

O Globo

The Guardian

História Hoje

InforMMA

Inpe Notícias

Inside Climate News

Jornal da Ciência (SBPC)

MCTIC – Notícias

MEC – Notícias

Nature News

New Scientist

The New York Times

Notícias Socioambientais

Notícias SOS Mata Atlântica

The Scholarly Kitchen

Science

ScienceBlogs Brasil

  • Mundos de outro mundo – Usando uma galáxia inteira como lente, cientistas observam pela primeira vez indícios da existência de planetas situados fora da Via-Láctea
    Renato Pincelli

Scientific American

Scientific American Brasil

USP

The Washington Post

WWF Brasil


Você acha importante o trabalho deste site?

Independência e dedicação têm custo. Com seu apoio produziremos mais análises e reportagens investigativas. Clique aqui para apoiar.


Receba avisos de posts de Direto da Ciência.

Informe seu e-mail para receber avisos. Ele não será fornecido a terceiros.

Para sua segurança, você receberá uma mensagem de confirmação. Ao abri-la, basta clicar em Confirmar, e sua inscrição já estará concluída. Você sempre poderá, se quiser, cancelar o recebimento dos avisos.


Todos os direitos reservados. Não é permitida a reprodução de conteúdos de Direto da Ciência.
Clique aqui para saber como divulgar.

*

Top