Boletim de Notícias: STF volta a julgar lei que alterou Código Florestal

MAURÍCIO TUFFANI,
Editor

Está marcada para a próxima quarta-feira (21) a retomada do julgamento pelo STF da lei 12.651/2012, o chamado Novo Código Florestal, que está sendo contestada por quatro ações diretas de inconstitucionalidade (ADIs).

Ontem (domingo, 19), na Folha, em seu artigo “Decisão deve seguir evidências científicas”, o ecólogo Jean-Paul Metzger, professor da USP, ressaltou que publicações científicas do Brasil e do exterior mostraram “que algumas das mudanças aprovadas na revisão do Código Florestal, em 2012, são perigosas para a segurança hídrica, climática e alimentar do Brasil”.

Na sexta-feira (16), no Estadão, em seu artigo “O STF e o Código Florestal”, outro ecólogo, Evaristo de Miranda, da Embrapa, apesar de também ser pesquisador, não destacou aspectos científicos. Ele apresentou sua defesa dessa lei com críticas a princípios jurídicos, como o da precaução e o do não retrocesso ambiental, e com outros argumentos que têm sido usados por representantes do agronegócio.

Nesta segunda-feira, o ClimaInfo apresenta um breve comentário sobre os dois artigos, criticando a posição de Miranda e concluindo que “possivelmente, será tarde demais quando os agroboys se derem conta de que aquelas árvores que não plantaram nas APPs e Reservas Legais os teriam ajudado a mitigar os impactos do novo normal climático”. Confira a nota “STF retoma análise do Código Florestal nesta semana”

A seguir, os títulos e links das principais matérias sobre ciência, meio ambiente e ensino superior desde nossa edição de sexta-feira (16).

Boa leitura.

Na imagem acima, área do Cerrado ocupada por cultura agrícola em Goiás. Foto: Nivaldo Ferri/Emater/GO.

 

Agência Brasil

Agência Fapesp

Amazônia Real

BBC Brasil

Capes – Notícias

ClimaInfo

Copy, Shake, and Paste

Deusche Welle

El País

Envolverde

Estadão (O Estado de S. Paulo)

Folha.com (Folha de S.Paulo)

G1

O Globo

The Guardian

Inpe – Notícias

Inside Climate News

Nature News

New Scientist

The New York Times

Pesquisa Fapesp

Poder 360

Retraction Watch

Science

ScienceBlogs Brasil

Scientific American

Scientific American Brasil

Unifesp

USP

Valor Econômico

The Washington Post


Você acha importante o trabalho deste site?

Independência e dedicação têm custo. Com seu apoio produziremos mais análises e reportagens investigativas. Clique aqui para apoiar.


Receba avisos de posts de Direto da Ciência.

Informe seu e-mail para receber avisos. Ele não será fornecido a terceiros.

Para sua segurança, você receberá uma mensagem de confirmação. Ao abri-la, basta clicar em Confirmar, e sua inscrição já estará concluída. Você sempre poderá, se quiser, cancelar o recebimento dos avisos.


Todos os direitos reservados. Não é permitida a reprodução de conteúdos de Direto da Ciência.
Clique aqui para saber como divulgar.

Top