Boletim de Notícias: Arte neandertal, Código Florestal no STF e previsão de pandemias

MAURÍCIO TUFFANI,
Editor

A descoberta de vestígios de pinturas e adornos de 115 mil a 64 mil anos atrás em quatro sítios arqueológicos na Espanha pode ter acabado com a noção de que a arte era uma das principais diferenças entre nossa espécie e os neandertais. Publicada nos periódicos Science e Science Advances, a descoberta está noticiada nas reportagens abaixo com títulos destacados em negrito vermelho.

 

Lei florestal

O julgamento no STF do chamado Novo Código Florestal foi suspenso e sua retomada está agendada para a próxima quarta-feira (1º/mar), com a apresentação do único voto restante, do ministro Celso de Mello. Confira nas reportagens com títulos destacados em negrito verde.

 

Projeto Viroma Global

Nove cientistas, entre eles o brasileiro Carlos Morel, da Fiocruz, anunciaram ontem em um artigo na revista Science o Projeto Viroma Global (GPV), que segundo eles será uma força-tarefa em nível internacional para identificar vírus que poderão se  tornar novas a grandes ameaças à saúde pública mundial. Confira nas reportagens

A seguir, os títulos e links das principais matérias sobre ciência, meio ambiente e ensino superior desde nossa edição de ontem.

Boa leitura.

Na imagem acima, peça com desenhos encontrada na caverna Maltravieso, na Espanha, atribuídos a neandertais. Foto: H. Collado/Eurekalert/Divulgação.

 

Agência Brasil

Agência Fiocruz de Notícias

BBC Brasil

Blog do Pedlowski

Carlos Orsi

ClimaInfo

Diário de Pernambuco

Deusche Welle

O Eco

Envolverde

Estadão (O Estado de S. Paulo)

Folha.com (Folha de S.Paulo)

G1

O Globo

The Guardian

InforMMA

Lúcio Flávio Pinto

Nature News

New Scientist

The New York Times

Notícias Socioambientais

Observatório do Clima

Notícias STF

Pesquisa Fapesp

  • As solitárias aranhas da areia – Populações isoladas de Sicarius vivem na Caatinga e em áreas desérticas da Argentina, do Peru e do Chile
    Carlos Fioravanti

Poder 360

Science

Scientific American

Scientific American Brasil

Unesp

Unicamp

UOL

Valor Econômico

The Washington Post


Siga Direto da Ciência no Twitter e no Facebook.


Você acha importante o trabalho deste site?

Independência e dedicação têm custo. Com seu apoio produziremos mais análises e reportagens investigativas. Clique aqui para apoiar.


Todos os direitos reservados. Não é permitida a reprodução de conteúdos de Direto da Ciência.
Clique aqui para saber como divulgar.

Top