Usuários reclamam de falhas na Plataforma Lattes ao atualizar currículos

CNPq afirma que sistema está normalizado e não há mais relatos de problemas. Reclamações começaram em dezembro.

MAURÍCIO TUFFANI,
Editor

Assim como no início de 2017, Direto da Ciência voltou a receber reclamações sobre falhas na na Plataforma Lattes, mantida pela Plataforma Lattes, administrada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), órgão do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). As principais queixas de pesquisadores, professores e alunos de pós-graduação se referem à atualização de dados cadastrais de seus currículos.

O chamado “Currículo Lattes” se consagrou como um padrão nacional para acadêmicos e pesquisadores atuantes no Brasil, tornando-se elemento de análise de avaliação para concursos, promoções e concessões de bolsas e financiamento a pesquisas.

 

Reclamações frequentes

Entre as principais reclamações estão as de dificuldades para o cadastramento de informações relativas a cursos e a orientações concluídas. “Quando clico em ‘Buscar instituição’ e digito o nome ou a sigla, aparece a seguinte mensagem: ‘A pesquisa retornou muitos registros, aumente a quantidade de argumentos e tente novamente’. Isso aparece mesmo colocando o nome completo da instituição ou a sigla. Já tentei várias instituições possíveis e aparece a mesma mensagem”, afirmou um professor.

Outro tipo de reclamações se refere a atualizações que foram processadas, mas que não aparecem em buscas textuais da própria plataforma. “Estou desesperada, pois vou concorrer a um processo seletivo e necessito de meu curriculo disponível na internet. Já enviei vários emails ao atendimento, e eles disseram que o problema foi corrigido, porém para mim não aparece”, escreveu uma usuária em mensagem a Direto da Ciência.

Dificuldades para inserir referências de instituições aconteceram até mesmo com institutos federais vinculamos ao Ministério da Educação e foram apontadas em reclamações de 47 usuários.

“Na busca por ‘Autores’, digito meu próprio nome e não o encontro”, disse um pesquisador, em uma reclamação semelhante às de 32 outros usuários. Há queixas também de caracteres distorcidos ou em forma de ícones nas impressões de currículos.

Houve ainda reclamações de usuários que, ao tentar acessar a plataforma, receberam do próprio navegador mensagem de alerta afirmando que o site não é seguro.

 

Aplicações ‘restartadas’

Em 18 de janeiro, por meio de sua assessoria de imprensa, o CNPq respondeu que teriam ocorrido aproximadamente 6 mil ocorrências de problemas com envio de currículos. O problema já estaria regularizado, e aconteceu, segundo a agência federal, “provavelmente, no sistema responsável pela geração de XML. A equipe de produção identificou o problema e ‘restartou’ as aplicações”.

No entanto, em 15 de fevereiro, Direto da Ciência informou ao CNPq que reclamações de usuários ainda continuavam a chegar. E desde então vinha esperando por um posicionamento do órgão. Na manhã desta sexta-feira (23), após a reportagem reiterar a solicitação, a agência federal respondeu por meio da mensagem transcrita na íntegra a seguir.

Segundo a Coordenação de TI, não temos relatos recentes de problemas com o Currículo Lattes. Passamos por um período de dificuldades na semana que ficamos sem os certificados digitais, o que impossibilitava o acesso ao SERPRO e consequentemente a conferência dos dados cadastrais básicos, como CPF e nome da mãe, mas hoje o sistema está funcionando normalmente.

 

Central de Atendimento

No ano passado, em face de reclamações semelhantes, o CNPq afirmou que os problemas eram pontuais. E acrescentou a seguinte informação, publicada na reportagem “Falhas persistem ao atualizar currículos Lattes; para CNPq, ‘problemas são pontuais'” (3/mar/2017).

Como não foi constatado nenhum problema no sistema, podem ser problemas pontuais e particulares. E nem sempre os problemas são relacionados à TI, como casos de CPF não coincidente, dúvidas sobre o formulário ou a chamada, entre outras. Por isso, o encaminhamento padrão é a nossa Central de Atendimento: http://www.cnpq.br/web/guest/central-de-atendimento

A Plataforma Lattes integra bases de dados de currículos, grupos de pesquisa e de instituições em um único sistema de informações acessível pela internet. Suas informações são usadas não só pelas áreas de ciência, tecnologia, inovação e pós-graduação do governo federal, mas também por toda a comunidade das instituições de pesquisa e de ensino superior do Brasil e das agências de fomento do país.

O espaço de comentários abaixo está à disposição das pessoas que quiserem apresentar seus relatos e opiniões sobre o assunto.

 

Atualização de 26/fev

Nesta segunda-feira à tarde o CNPq encaminhou a seguinte nota.

Em relação à notícia “Usuários reclamam de falhas na Plataforma Lattes ao atualizar currículos”, publicada em 23/02/2018, ressaltamos que a divulgação dos relatos e das dificuldades enfrentadas pelos usuários é de extrema importância para que possamos acompanhar com mais precisão os problemas que nossos sistemas podem apresentar e, assim, evoluir os sistemas e aprimorar os serviços ofertados aos cidadãos.
Assim, aproveitamos a oportunidade para informar que o CNPq está reavaliando os comportamentos dos sistemas para detectar todos os problemas e aplicar as soluções necessárias, lembrando que a Plataforma Lattes abriga 5,6 milhões de currículos cadastrados, o que a caracteriza não só pela importância e dimensão, como, também, pela complexidade de sua manutenção.

Na imagem acima, formulário online para cadastramento de currículos na Plataforma Lattes. Imagem: Reprodução.

Você acha importante o trabalho deste site?

Independência e dedicação têm custo. Com seu apoio produziremos mais análises e reportagens investigativas. Clique aqui para apoiar.


Receba avisos de posts de Direto da Ciência.

Informe seu e-mail para receber avisos. Ele não será fornecido a terceiros.

Para sua segurança, você receberá uma mensagem de confirmação. Ao abri-la, basta clicar em Confirmar, e sua inscrição já estará concluída. Você sempre poderá, se quiser, cancelar o recebimento dos avisos.


Todos os direitos reservados. Não é permitida a reprodução de conteúdos de Direto da Ciência.
Clique aqui para saber como divulgar.

40 Comentários

  1. Caio César said:

    Continuo não conseguindo atualizar o currículo por problema no DOI e para completar não consigo fazer a exportação do arquivo XML. Não estão sendo pontuais os problemas.

  2. Edson said:

    O problema é generalizado e não “pontual” – a mensagem é a mesma: “Não foi possível validar o DOI informado, devido a falha de conexão com o servidor do Crossref.org”. Até dá para entender que falhas em TI ocorrem e ajustes sempre são necessários, mas quando o problema persiste e nos obriga a usar o tempo com burocracia que poderia ser melhor aproveitado com o estudo, torna-se complicado…

  3. João said:

    Também estou com o mesmo problema. A mensagem sempre é a mesma: “Não foi possível validar o DOI informado, devido a falha na conexão com o servidor do Crossref.org”.

    Eu sei que não é problema com o DOI pq não estou conseguindo inserir nenhuma publicação em periódicos.

    Enviei msg ao CNPQ e até agora não recebi nenhuma resposta.

  4. Fernando said:

    Não foi possível validar o DOI informado, devido a falha na conexão com o servidor do Crossref.org.

    O que faço ?

  5. Denise said:

    Não esta gerando a imagem de segurança

  6. elaine said:

    Realmente ele ainda apresenta defeito estou tentando cadastrar meu currículo e nada pq a imagem de segurança não é gerada impedindo assim a continuidade do processo, e necessito realizar o cadastro o mais rápido possível.

  7. Tito Lívio said:

    Estou com o mesmo problema relacionado a esta mensagem: “Não foi possível validar o DOI informado, devido a falha na conexão com o servidor do Crossref.org.”. Esse problema está me causando um sério prejuízo!

    • Sheyla said:

      Tito, estou enfrentando o mesmo problema. E o artigo não tem DOI. Já conseguiu resolver?

      • Tito Lívio said:

        Não, Sheyla, acabo de tentar pela enésima vez, e não deu certo. Meu artigo também não tem DOI, mas automaticamente vem a exigência para que eu forneça essa informação. Consequentemente não dá para continuar o preenchimento. Além disso, conseguir falar com alguém no atendimento do CNPq deve ser tarefa de gincana. Entregues à própria sorte!

        • emerson ferreira said:

          Olá…o meu problema é idêntico. Tenho dois artigos para lançar e a mensagem é sempre a mesma narrada pelo Tito Lívio. Estamos a mercê de poderes que pouco se importam com a pesquisa deste país…realmente entregues…triste…

    • Renato said:

      Estou com o mesmo problema. No meu caso, tenho o DOI mas ocorre uma falha na conexão com o Crossref

  8. Ricardo said:

    Também estou na mesma situação. Informo o ISSN da Revista (o artigo não tem DOI) e aparece a mensagem: “Não foi possível validar o DOI informado, devido a falha na conexão com o servidor do Crossref.org.” Reconhece o ISSN mas não permite inserção dos dados porque exige um DOI que não tem. Antes aceitava só com ISSN.

  9. Erick said:

    Meu problema é exatamente esse, o DOI não reconhece e não consigo inserir no lattes. Alguém já conseguiu resolver?

  10. Maisa said:

    Estou tentando atualizar meu CV desde o inicio da semana (02/04) e até o momento o mesmo não foi atualizado na Plataforma Lattes. Enviei mensagem via e-mail e pelo portal sobre o problema, mas sem solução. Acabei de entrar em contato com a central de atendimento via telefone e solicitaram que reenviasse a alteração CV novamente. Porém, reenviei na segunda-feira e na quarta-feira, sem sucesso de atualização na Plataforma Lattes. Haja paciência….

  11. Anderson said:

    Não consigo acessar o currícula lattes do corpo docente do mestrado em direito constitucional da UFF. Nenhum link funciona. Nem diretamente do site do cnpq

  12. Leandro said:

    Também estou com problemas ao acessar a opção “buscar currículo” e “atualizar currículo”. Simplesmente o servidor não responde. Enviei email pedindo esclarecimentos….

  13. Asláni Veloso said:

    O meu lattes está dando erro ao enviar informações a CNPq, preciso urgentemente de solucionar o problema para concorrer a bolsa de extensão na Universidade que eu estudo, mandei e-mail, liguei, e eles não solucionam o problema, só pedem para aguardar, o que é muito complicado, já que para concorrer precisa estar atualizado e a CNPq não resolve e nem passa informações.

    • Larissa Indiana Scheidt said:

      Estou com o mesmo problema, preciso urgentemente que solucionem isso ou vou perder a bolsa de pesquisa por isso. Liguei hoje a tarde e apenas mandam aguardar e não fazem nada para ajudar.

  14. Silas said:

    Tou com o mesmo problema de ERRO. Estou precisando com urgência dessa resolução, porém, faz mais de 24h que eu tento atualizar, e só aparece uma mensagem que ocorreu um erro.

  15. Andrews said:

    Estou com um problema para atualizar o lattes. Aparece a seguinte mensagem: houve um erro na execução desta operação lattes. Preciso urgentemente atualizar, mas não consigo.

    • Alves said:

      Estou com o mesmo problema, também preciso atualizar urgentemente.
      Caso consiga resolver, comente aqui, por favor.

    • Carolina said:

      Estou enfrentando o mesmo problema. Se alguém conseguir resolver, por favor, avise aqui.

      • Leticia said:

        Estou com o mesmo problema. Aparece uma mensagem de erro ao tentar atualizar o lattes.

        • Alves said:

          Enviei email, mandei mensagem pela central de atendimento, liguei e não obtive nenhuma solução, nem retorno.
          Agora a tarde consegui “enviar” meu currículo (estava tentando desde ontem), mas não sei como se resolveu esse problema.

  16. RAUL C. PESSANHA said:

    Boa tarde . Continuo há cerca de 2 meses sem conseguir acessar o meu curriculo lattes , pois ao tentar fazer o login aparece uma informação dizendo que o meu acesso foi bloqueado pelo CNPQ .Solicitei que excluissem todos os meus dados , para que assim eu consiga efetuar novo cadastro ,mas não fizeram isso .
    Creio que o problema esteja ocorrendo no sistema de CNPQ ..
    Preciso de auxílio para resolver isso urgente em virtude de uma entrevista de emprego que vou me submeter .
    att

  17. Vera Batista De Lima said:

    por favor alguém pode me ajudar não consigo acessar meu currículo pois, o e-mail foi raqueado e não lembro a senha
    entro no diretórios ( atualizar currículo) não é possível ( recuperara senha vai para o e-mail que esta morto; entro em contato com o suporte ele me envia a mensagem de volta o ATENDIMENTO também. e agora quem poderá me socorrer> grata se um filho de Deus me responder e conseguir me ajudar.

  18. aNDRÉIA said:

    Boa tarde!
    Desde dezembro de 2017 estou enfrentando esse problema de atualização. Aparece para mim, porem na busca nao atualiza e por conseguinte, nao consigo imprimir o curriculo atualizado.
    Hoje, para minha surpresa, tentei mais uma vez a atualização e novamente, nao aparece. Apos varias tentativas , o ultimo retorno do site foi NAO ENCONTRADO, meu lattes na busca.
    Nao sei como vou resolver isso. Sou mestrando e bolsista e preciso manter meu lattes ativo e atualizado constantemente.

  19. Robert said:

    Faz dois dias tentando e sempre a mesma resposta.

    “Houve Erro na execução dessa operação
    Esta sendo enviado um e-mail à equipe de Suporte para verificação do problema.”

    Se verdadeiramente o suporte foi alertado com as informações do erro, como é que o CNPq fala que tudo esta normal!

    • Júlia Galdino said:

      Está acontecendo o mesmo comigo! Tenho que mandar meu curriculo atualizado para um edital até sexta e não sei como proceder D:

      • Antonio said:

        E ai, o que que rolou? eles aceitaram seu edital?
        Só pode que isso tudo deve ser uma pegadinha, um bastidor de uma comédia. Fico triste lendo esses comentários aqui, tanto tempo atrás de algo que ninguém vai te dar a mão para te socorrer, sinto raiva de tamanha palhaçada. Eu estou com um problema com o sistema também, perdi a conta de tentativas frustadas para solucionar algo tão simples. Que descaso, falta de comprometimento, isso é o espelho do nosso país, da importância que o povo recebe.

  20. Tatiane Viana said:

    Já existe uma plataforma substituta a plataforma Freire da CAPES organização pertencente do MEC.

  21. José Américo Brasileiro said:

    Não trabalho no CNPq, mas devo dizer que, depois do google scholar a plataforma Lattes de currículos é a maior do mundo. Pode não ser perfeita e apresentar falhas, mas êrros de conteúdo são de responsabilidade única e exclusivamente do titular do currículo, o que não é o caso (mas deveria ser) do google scholar. No google scholar currículos de vários brasileiros são verdadeiras aberrações, contendo inúmeras publicações que não são do proprietário do currículo, apenas para aumentar o número de citações. Por isso, infelizmente o google scholar não pode ser utilizado como parâmetro, e sim o CV Lattes e o web of science. Parabéns ao CNPq por manter e otimizar a plataforma Lattes, um verdadeiro exemplo internacional.

  22. Luciano Figueiredo said:

    Não foi mencionado outro problema grave: os nossos resumos não são atualizados há muito. O resumo é o texto que aparece com os dados de um pesquisador ao se utilizar o “buscar” na plataforma (note que não me refiro ao resumo que atualizamos em nosso currículo). Desatualizado, um pesquisador que defendeu há alguns anos o doutorado aparece como… Mestre. Isso é sério porque afeta, por exemplo, a pesquisa de professores com certa titulação para a formação de bancas. Quantos não deixaram de receber convites, para banca, congressos, artigos… porque considerados sem a titulação mínima exigida?
    Parabéns pelo trabalho desse site!

  23. Vanessa Cocenza said:

    Tive problemas desde dezembro, simplesmente meu currículo estava desatualizado em relação a última vez que acrescentei dados, como se ele tivesse voltado para uma atualização anterior a este.
    Além disso, os novos dados que eu tentava inserir não eram aceitos, ficava rodando, rodando eternamente, inclusive tentei tantas vezes que meu notebook travou uma das vezes. Desisti! Vou tentar essa final de semana para ver se a informação de que os problemas foram solucionados confere!

  24. Sandra Simone Hopner Pierozan said:

    Olá. Estamos com uma.situação em relação a Capes que gostaríamos de repassar para vcs. Qual o email?

  25. GUSTAVO VALDIVIESSO said:

    Este tipo de matéria é essencial para que uma cobrança adequada exista, entre a comunidade e o CNPq, uma vez que este último tem um histórico de dificuldade em escutar relatos dos usuários.

    Eu mesmo tenho diversas queixas ao Lattes que não foram citadas, talvez por serem menos recorrentes. Para citar uma delas o fato de que se a plataforma não reconhecer o DOI de uma publicação, não é possível inseri-la (é possível, mas ela não fará parte da métrica de publicações). Há também alguns problemas internos que são detectáveis, como quando selecionamos a opção “enviar correspondência para o endereço profissional” e o CNPq insiste em enviar tudo para o endereço residencial e reclama quando o correio devolve. Ou a opção não está sendo passada na interface com os usuários internos, ou eles estão simplesmente ignorando, o que não é um problema do Lattes mas se este for o caso então é bem pior.

    A plataforma evoluiu incrivelmente

    • Luiz Paes said:

      Também tenho este problema do Lattes não reconhecer o DOI. Aparece a seguinte mensagem: “Não foi possível validar o DOI informado, devido a falha na conexão com o servidor do Crossref.org”.

      • Monica said:

        Estou exatamente com este mesmo problema… No aguardo de qualquer resposta do CNPQ…………………

Comentários encerrados.

Top