Boletim de Notícias: 47% das retratações científicas se devem a más condutas

MAURÍCIO TUFFANI,
Editor

Cerca de 47% de 1.623 retratações de artigos científicos divulgadas entre 2013 e 2015 foram causadas por formas mais graves de má conduta científica, como fraudes e manipulação de dados, segundo um estudo de duas pesquisadoras brasileiras publicado em janeiro na versão online do periódico Scientometrics. Baseada em retratações registradas no site Retraction Watch, e coordenada por Sonia Vasconcelos, professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), em coautoria com sua aluna de mestrado Mariana Ribeiro, a pesquisa foi noticiada na edição deste mês da revista Pesquisa Fapesp.

De acordo com o estudo, os Estados Unidos tiveram o maior número de retratações por má conduta (225), seguidos por Japão (75) e Índia (61). Confira no artigo “Retractions covered by Retraction Watch in the 2013–2015 period: prevalence for the most productive countries”, do Scientometrics, e na reportagem “Radiografia das retratações no mundo”, da Pesquisa Fapesp.

Após o Boletim de Notícias de sexta-feira (23), Direto da Ciência publicou

A seguir, os títulos e links das principais matérias sobre ciência, meio ambiente e ensino superior desde nossa edição de sexta-feira.

Boa leitura.

Na imagem acima, embrião de camundongo em pesquisa publicada em janeiro de 2014 na revista Nature sobre reversão de células de diversos tecidos o estágio embrionário, que foi retratada por manipulação indevida de imagens. Imagem: reprodução.

 

Agência Brasil

Agência Fapesp

Agência Fiocruz de Notícias

Amazônia Real

BBC Brasil

Blog do Pedlowski

ClimaInfo

Deusche Welle

O Eco

El País

Envolverde

Estadão (O Estado de S. Paulo)

Fantástico (TV Globo)

Folha.com (Folha de S.Paulo)

G1

O Globo

The Guardian

Jornal da Ciência (SBPC)

Knoepfler Lab Stem Cell Blog

Lúcio Flávio Pinto

Nature News

New Scientist

The New York Times

Pesquisa Fapesp

Rede Brasil Atual

Retraction Watch

The Scholarly Kitchen

Science

Scientific American

Unicamp

USP

Valor Econômico

The Washington Post

WWF Brasil


Você acha importante o trabalho deste site?

Independência e dedicação têm custo. Com seu apoio produziremos mais análises e reportagens investigativas. Clique aqui para apoiar.


Receba avisos de posts de Direto da Ciência.

Informe seu e-mail para receber avisos. Ele não será fornecido a terceiros.

Para sua segurança, você receberá uma mensagem de confirmação. Ao abri-la, basta clicar em Confirmar, e sua inscrição já estará concluída. Você sempre poderá, se quiser, cancelar o recebimento dos avisos.


Todos os direitos reservados. Não é permitida a reprodução de conteúdos de Direto da Ciência.
Clique aqui para saber como divulgar.

*

Top