Boletim de Notícias: Stephen Hawking, o físico da ‘Teoria de Tudo’, morre aos 76 anos

MAURÍCIO TUFFANI,
Editor

O físico britânico Stephen Hawking morreu na madrugada desta quarta-feira (14) em Cambridge, no Reino Unido, aos 76 anos, deixando três filhos. Nascido em 1942 em Oxford, ele teve aos 21 anos a previsão de apenas mais dois meses de vida após o diagnóstico de esclerose lateral amiotrófica (ELA). Mas sobreviveu e realizou pesquisas na cosmologia e na física teórica que contribuíram para ampliar a compreensão das origens e da estrutura do Universo.

Mundialmente famoso por seu livro de divulgação “Uma Breve História do Tempo” (1988), sua pesquisa conectou duas teorias consideradas incompatíveis, a da relatividade geral, de Albert Einstein (1879-1955), e a mecânica quântica, de Werner Heisenberg (1901-1976), Erwin Schrödinger (1887-1961) e outros expoentes da física.

Uma de suas principais contribuições à ciência foi a teoria de que os buracos negros não atuam apenas como poderosos “ralos cósmicos”, sugando toda a matéria e energia ao seu redor, mas também emitem radiação. Para cada fóton absorvido, um outro seria emitido, compondo o que passou a ser chamado de “radiação de Hawking”. Apresentada em 1974, a teoria ainda não teve comprovação experimental, o que teria garantido um prêmio Nobel ao seu criador.

Hawking foi o personagem principal do filme “A Teoria de Tudo” (2014), dirigido por James Marsh e baseado no livro “Travelling to Infinity: My Life with Stephen”, de Jane Hawking, que foi sua mulher de 1965 a 1995 e seu principal apoio com seus problemas de saúde.

Mais informações nas reportagens

Boa leitura.

Na imagem acima, o físico britânico Stephen Hawking (1942-2018), autor de “Uma Breve História do Tempo”, em Cambridge, em 2008. Foto: Doug Wheller, sob licença Creative Commons Attribution 2.0 Generic, via Wikimedia Commons.

 

Agência Brasil

Agência Fapesp

Agência Fiocruz de Notícias

BBC Brasil

Carlos Orsi

ClimaInfo

ComCiência (Labjor/Unicamp)

O Eco

El País

Envolverde

Estadão (O Estado de S. Paulo)

Folha.com (Folha de S.Paulo)

G1

O Globo

Greenpeace

The Guardian

Inside Climate News

Jornal da Ciência (SBPC)

Medium

Nature News

New Scientist

The New York Times

Observatório do Clima

Pesquisa Fapesp

Retraction Watch

The Scholarly Kitchen

Science

Scientific American

Scientific American Brasil

UOL

Valor Econômico

Veja.com

The Washington Post


Você acha importante o trabalho deste site?

Independência e dedicação têm custo. Com seu apoio produziremos mais análises e reportagens investigativas. Clique aqui para apoiar.


Receba avisos de posts de Direto da Ciência.

Informe seu e-mail para receber avisos. Ele não será fornecido a terceiros.

Para sua segurança, você receberá uma mensagem de confirmação. Ao abri-la, basta clicar em Confirmar, e sua inscrição já estará concluída. Você sempre poderá, se quiser, cancelar o recebimento dos avisos.


Todos os direitos reservados. Não é permitida a reprodução de conteúdos de Direto da Ciência.
Clique aqui para saber como divulgar.

*

Top