Boletim de Notícias: Fenda gigante poderá dividir África em dois continentes

MAURÍCIO TUFFANI,
Editor

Já havia circulado anteontem e teve depois maior repercussão a notícia de que uma enorme fenda com largura variando de 10 a 15 metros surgiu no oeste do Quênia está avançando por quilômetros ao longo do Vale do Grande Rifti, na África Oriental. O alastramento da rachadura poderá dividir o continente africano após algumas dezenas de milhões de anos, afirmou Lucia Perez Diaz, da Universidade de Londres, em artigo no site The Conversation.

“O oceano inundará e, como resultado, o continente africano se tornará menor e haverá uma grande ilha no Oceano Índico composta de partes da Etiópia e da Somália, incluindo o Chifre da África”, disse a pesquisadora em seu artigo.

A seguir, os títulos e links das principais matérias sobre ciência, meio ambiente e ensino superior desde nossa edição de ontem.

Boa leitura.

Na imagem acima, ilustração da divisão do continente africano conforme previsão de Lucia Perez Diaz, da Universidade de Londres (Reino Unido). Imagem: @Nel-kimz/Twitter/The Conversation/Reprodução.

 

Agência Fapesp

Amazônia Real

BBC Brasil

Blog do Pedlowski

ClimaInfo

O Eco

Estadão (O Estado de S. Paulo)

Folha.com (Folha de S.Paulo)

G1

O Globo

The Guardian

InforMMA

Jornal da Ciência (SBPC)

Nature News

New Scientist

The New York Times

Pesquisa Fapesp

  • Busca incessante – Experimentos internacionais começam a procurar partículas cada vez mais leves na esperança de encontrar a matéria escura
    Marcos Pivetta
  • Das redações para o consultório – Após trabalhar como jornalista no Brasil e na Europa, Christian Kieling optou pela medicina e hoje pesquisa depressão na adolescência
    Rodrigo de Oliveira Andrade

Retraction Watch

Science

Scientific American

Unicamp

UOL

Valor Econômico

The Washington Post

WWF Brasil


Você acha importante o trabalho deste site?

Independência e dedicação têm custo. Com seu apoio produziremos mais análises e reportagens investigativas. Clique aqui para apoiar.


Receba avisos de posts de Direto da Ciência.

Informe seu e-mail para receber avisos. Ele não será fornecido a terceiros.

Para sua segurança, você receberá uma mensagem de confirmação. Ao abri-la, basta clicar em Confirmar, e sua inscrição já estará concluída. Você sempre poderá, se quiser, cancelar o recebimento dos avisos.


Todos os direitos reservados. Não é permitida a reprodução de conteúdos de Direto da Ciência.
Clique aqui para saber como divulgar.

*

Top